Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    08-dez-2010

    Lançamento do Shin Hagakure SP


     

    "Tive a sorte de poder passar uns dias por São Paulo onde pude treinar em Santos e treinar com O Sensei. Aproveitei para obter meu exemplar da segunda edição do Shinhagakure de O Sensei.

     Impressionou-me muito o quanto cresceu este novo exemplar (realmente é muito maior que o anterior), mas o que mais me impressionou ao tê-lo em mãos, foi a arte de capa.

     Na foto O Sensei se encontra em um kamae, "Shin* no Kamae" com um bosque fechado por trás dele, iluminado pelo que depois me pude inteirar, é a luz do amanhecer nas serras.

     Impressionou-me muito, A imagem é muito forte, a folhagem  fechada e oculta (hagakure), O Sensei em SHIN, me deu uma imagem direta sobre o possível motivo da foto.

     Me apressei a ler o mais que podia do livro quando encontro uma passagem onde O Sensei conta que enquanto o Japão e o mundo se "americanizava" O Sensei "remava sozinho contra a corrente, pois buscava o antigo, a tradição". Imediatamente me veio a imagem de capa de novo e fechei o livro para voltar a vê-la. Foi o olhar de O Sensei o que agora notei como um detalhe novo da foto.

     Eu sinto que cada Kamae transmite uma imagem, uma energia a nosso oponente que lhe diz algo. E quando vi o olhar de O Sensei neste Kamae, de repente a imagem dizia muito mais...

     A folhagem passa o significado da tradição, a cultura o conhecimento... o que não aparece na foto, à direita, passa a ser o inimigo, que não se mostra, o que é "moralmente inferior", que furtivo espera o momento de nos ferir e O Sensei... no meio... com esse olhar de concentração, mas não violenta, parecia dizer ...."aqui estou, para proteger isto e estou pronto para tudo".

     Domo arigatou gozmashita por este belo livro, tão cheio de vida.
    Felicitações a Bruno D'Angelo por nesta foto bendita."
    - Basílio (Unidade Buenos Aires)


    *Shin = Verdade O Shin no Kamae faz parte das técnicas do estilo Tenshin Katori Shinto Ryu Kenjutsu.

    Shin significa verdadeiro. Sincero.
    Entendo que se, e somente se, nos empenharmos com sinceridade e verdade com os nossos corações conseguiremos vencer os obstáculos e os medos que se apresentam durante as nossas vidas. 
    Mais do que isto, conseguiremos atingir o maior de nossos objetivos: a descoberta da Verdade.  A iluminação espiritual.
       
    O lançamento desta vez*, será na Liberdade.
    Ás 19h na Rua da Gloria, Café Kohii.
    Ah! A data: Terça-Feira, dia 14 de dezembro.
      
    *a primeira edição foi na Fenac




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br