Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    27-jun-2011

    10° TBIK 17 - Nikkey Shimbum


    Clique para Ampliar


    Niten
    Torneio Individual de Kobudo:

    O Sr. Fugita vence em 7 categorias e é campeão absoluto no torneio brasileiro de Kobudô.
    "Quero vencer novamente"

    O Instituto Cultural Niten (Presidente Jorge Kishikawa), realizou nos dias 14 e 15 do mês de maio o 10º Torneio Brasileiro Individual de Kobudo em Minas Gerais na Cidade de Belo Horizonte, e o Sr. Fugita, Victor (18 anos, 3ª Geração) venceu brilhantemente.

    Nesse torneio participaram 150 atletas das 40 unidades do Brasil, 2 unidades do Chile, 4 da Argentina e 1 do Uruguai, nas categorias Kenjutsu, Iaijutsu, Kussarigama, Jitte e Naginata.
    O Sr. Fugita venceu invicto na categoria dos Adultos de 14 a 44 anos na contagem absoluta por pontos. Em 2009 na 8ª edição do Torneio em Campinas empatou, dividindo a contagem com mais 2 vencedores. Mas dessa vez ele venceu sozinho.

    O Sr. Fugita como prêmio do torneio vai ao México em agosto e lá fará uma semana de Workshops e dará suporte para difusão das unidades do Instituto Niten no México. Fugita mora no bairro da Vila Mariana e ingressou no Niten aos 9 anos, o motivo foi o Manga Ronin Kenshin, que despertou nele o interesse por espadas e katanas e então começou a treinar.

    Atualmente treina todas as manhãs impreterivelmente das 7h30 as 9hs com o Shihan Kishikawa, o Kenjutsu e o Kobudo em esquema de Shugyo (Treinamento intensivo interno em São Paulo). E durante o dia aprende enquanto dá suporte as atividades administrativas do Instituto.

    O Sr. Numa Toyoharu (57 anos, issei) veio há 23 anos ao Brasil e procurou um lugar onde não ensinassem apenas o budo (Artes Marciais), mas também a Cultura e por este motivo matriculou-se no Instituto Cultural Niten.
    "O único lugar que está resgatando e aplicando as raízes do Kenjutsu na prática é só aqui no Brasil no Instituto Niten, acho que isso não está sendo feito nem no Japão. 
    No Instuto o Sr. Kishikawa vai ao Japão 2 vezes ao ano para trazer e divulgar os vários estilos de Kenjutsu, não é apenas coreografia, é um kenjutsu que derrota com precisão o adversário . E o Sr. Fugita está experimentando isso muito bem todas as manhãs." - Segundo Numa

    O Próximo torneio por equipes acontecerá em Guarulhos e há previsão de virem mais de 20 atletas da Argentina participarem.
    "Vou vencer de novo", é o que disse o Sr. Fugita Sorrindo.

    No Instituto 90% dos alunos são não descendentes de Japoneses, crianças treinando a partir de 5 anos de idade e é marcante a presença do público feminino. Também há previsão para iniciar em breve a Unidade Ipelândia.
    Para quem deseja entrar em contato, a administração do Instituto Niten se localiza no bairro da Vila Mariana
    (11)5539-3587 - niten.org.br

    Legenda da Foto:

    Presidente Kishikawa e Sr. Fugita erguem o troféu

    A matéria foi bem completa, e gostaria de deixar apenas duas observações:
    O Numa deve ter se enganado ao falar em 90%, por que os descendentes de Japoneses no Niten são em média 20% ou 30%, dependendo da unidade e modalidade se situam entre 50 a 60%;
    E a nova unidade não é Ipelândia como foi citado e sim Uberlândia onde Numa será o Coordenandor.

    Vamos aguardar então para que Fugita cumpra sua palavra no próximo torneio.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br