Retornar para últimas postagens
Atendendo aos pedidos de mais perguntas que temos recebido desde a publicação do Café Soke
SOKE E SHIHAN (MENKYO KAIDEN) 1
Uma das maiores confusões a que está sujeito o Ocidente - e muitos japoneses - é de que Soke e Shihan têm o mesmo significado.
Quem pensa desta forma, está totalmente errado.
"Soke": Formados pelos ideogramas "principal" e "família", são indivíduos que, praticantes ou não, foram nomeados pelos seus antecessores, representantes da escola a que pertencem. Consanguíneos ou não em relação ao fundador, exercem, em palavras simples, funções comparáveis aos dias atuais à de "presidente ou representante oficial de uma organização" perante a sociedade em geral.
"Shihan": exige do indivíduo uma habilidade técnica superior a de todos os outros, pois será aquele que conduzirá as aulas e o futuro da referida escola. Deve possuir o certificado de Menkyo Kaiden ou Menkyo. Ele pode conceder certificados de Shihan, Menkyo Kaiden e Menkyo, atestando a maestria de um indivíduo, para ser reconhecido pelas gerações futuras.
Em poucas palavras: O Mestre.
Importante saber que cada estilo tem a sua forma em se tratando de sucessão. Por exemplo, o Suiyo Ryu Iai Kenpo tem o Soke e Shihan em uma única pessoa (Katsuse Yoshimitsu), bem como o estilo de Miyamoto Musashi, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu (Yoshimochi Kiyoshi) e outros. Por outro lado, o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu tem o Soke (Iizasa Yasusada) e Shihan (Otake Risuke) em pessoas distintas.
Ao praticante, interessa saber, desde que busque o aprendizado sem distorções ao longo do tempo, se o seu Shihan tem um certificado legítimo de Menkyo ou Menkyo Kaiden. Isto porque existem os ilegítimos.
Caso contrário, pode se dizer que estará praticando uma técnica falsa e incorreta.
Certificado do Niten Ichi Ryu onde lê-se Shihan Gosho Motoharu outorga o titulo de "Menkyo Kaiden" ao Sr . Kishikawa Jorge