Tag bushido Retornar para todas postagens
Nesse último sábado, dia 12 de outubro, aproveitamos a data para comemorar o Dia das Crianças.
Uma manhã de feriado ensolarada e com muito calor seria um dia propício para as crianças não irem ao treino e aproveitarem o dia em família, mas não foi o que ocorreu. Notei que os pais priorizaram a ida ao Niten.
Tivemos um treino cheio de energia e disposição, com muitas crianças. E ao final dele, entregamos uma lembrança e realizamos uma confraternização com bolo, doces, salgados e bebes, como toda criança gosta.
Assim, tivemos a oportunidade de ensinar os outros “katas” do Bushido e da Cultura Samurai, além da parte técnica ou física, como entregar ou receber algo com as duas mãos, como forma de respeito, aguardar o “itadakimasu” do Sensei ou do Senpai para se servir e esperar os mais velhos ou os mais antigos se servirem a mesa primeiro. Todos esses conceitos são passados para as crianças para que elas os incorporem e utilizem no dia a dia, em casa e na escola.
É o Niten ajudando na formação das crianças com a educação Samurai.
CRISTIANE BARBOSA GOMES - Campo GrandeShitsurei Shimassu,
Meus olhos se enchem de água, por tanto contentamento em ver o dojo cheio de pequenos Buchis. Em breve seremos nós aqui em Campo Grande - MS. Ver um adulto pra cada criança também é incrível.
Omedetou aos Sempais do KJ,
Arigato (Continua)
Por mais que permaneçamos, por força do destino, distantes de pessoas que marcaram nossas vidas de alguma forma, sempre há um pouco de cada um em nossos corações e pensamentos.
Tamanho é esse contato, que as vezes pode moldar o que nos somos hoje.
Não me esqueço de uma frase dita por dois amigos que sempre carreguei em meus pensamentos e fazem parte do que sou hoje.... Era 2006 estava em um dojo na Rua São Clemente no Bairro de Botafogo, quando em uma palestra escutei um desses amigos dizer a seguinte frase:
"(...) independente do medo e da insegurança que se tenha, em alguns momentos só nos resta uma solução, fazer o que tem de ser feito (...)".
Não imagina o impacto que tal frase teve em minha vida.
Por isso, meus amigos ainda digo que carrego o Niten em minha mente e coração, pois continuo, apesar de todos os obstáculos, FAZENDO O QUE TEM DE SER FEITO.
Abraços aos amigos Sensei Jorge Kishikawa e Wenzel Bohm
Perspectivas de Platão e o Bushido
Konichiwa, mina san!
No Niten também temos contato com a filosofia das artes marciais. Abaixo deixo um artigo para vocês onde fiz uma relação entre a filosofia grega de Platão e o bushido. Será que existe algo em comum? Bom, acredito que encontrei algumas semelhanças, confiram!
“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”
Platão
Através da leituras sobre Platão, podemos perceber a existência de uma ligação interessante entre seu entendimento sobre a virtude e as virtudes do código de conduta do Bushido. O que praticamos
e de certo modo buscamos intuitivamente no Instituto Niten, a honra, a coragem, a sabedoria, etc,já foram foco de estudo do filósofo grego ateniense em (370/380 a.C).
Platão como um filósofo de sua época valorizava muito o aperfeiçoamento do homem, entretanto algo se perdeu no meio de caminho na passagem dos tempos. Talvez no oriente tenham conseguido
manter as virtudes como uma prática na educação cotidiana, na transmissão intuitiva, enquanto o ocidente distorceu e perdeu o contato com esta essência.
Esses conceitos andam adormecidos no Ocidente, por isso é possível compreender como o Bushido desperta e inspira à tantos ocidentais nos dias atuais. Este texto é a tentativa de unir a intuição e
experiência ao pensamento racional, abrindo o baú de um passado ocidental virtuoso esquecido.
Espero que gostem!
Sayounara!
Luciana
Ricardo Saraiva - Rio de JaneiroKonbanwa Luciana,
Relendo seu artigo recentemente fiquei encantado com a relação da filosofia antiga de Platão com a nossa tradição Samurai.
Vivenciando nossa arte conseguimos enxergar uma luz na `caverna` e com isso ficamos mais preparados para os de (Continua)
Luciana - Rio de Janeirokonichiwa, Pinheiro!
Vc resumiu muito bem!Realmente é incrível a mesma busca em diferentes lugares e tempos e como o perigo de sermos corrompidos está sempre presente. Essa é a grande luta diária dos guerreiros.
Quando pensamos na idéia atual de progre (Continua)
Pinheiro - ManausRealmente é incrível ver que, mesmo em lados separados do globo, encontramos os mesmos sentimentos de justiça, sinceridade e principalmente humildade.
Isso mostra que essas virtudes, a busca do certo e do perfeito está adormecido dentro da raça humana co (Continua)
Konnichiwa,
A todos de 16 anos do Niten, e ao lado 16 anos de todos do Niten!
Chega às telonas do Japão o filme Bushido Sixteen. O filme conta a história de duas colegiais praticantes de kendo; a Kaori, garota de cabelos longos, dedicada aos treinos, que busca vencer sempre; e a Sanae, garota de cabelos curtos, que gosta de se divertir bastante e com o apoio da Kaori desenvolve sua habilidade na espada. No decorrer da história, mostra um pouco da relação dos jovens japoneses com o budo, torneios, aulas... (será que é muito diferente daqui?)
O filme promete um final emocionante.
Confiram os trailers oficiais (o segundo ficou muito bom!!!):
https://youtube.com/watch?v=x0p-H3RV4Mw
https://youtube.com/watch?v=sYEfUROZahI
Vamos torcer para que chegue até nós...
Sayounara.
Danilo