Bonnekai do Niten Rio de Janeiro 2014! Muito Kiai para enfrentarmos 2015!! (...) Continua (post completo) |
Andréa - Rio de JaneiroMais um ano com o brothers do Niten.
Domo arigato gozaimashita Senpai Wenzel!
Arigato gozaimashita Senpais Saraiva, Vaz, Kenzo, Costa, Gouveia, Meriguetti, Breno!
Arigato gozaimashita Patrícia!
Arigato gozaimashita a todos!
Que venha 2015!!
Niten! (Continua)
Mina-San! Shitsurei Shimassu. A Unidade Belém mais uma vez se fez presente no Gashuku de Final de Ano da APM de 2014 promovido pelo Instituto Cultural Niten. A partida de Belém para São Paulo é sempre, como costumamos dizer, “uma aventura”. E sendo em missão pelo Niten, sempre tem um “rush” mais emocionante ainda envolvido. Além das bagagens comuns, somam-se a elas os equipamentos de treino, o bogu e o Bokurô (bolsa) de Shinais, Katana, Bokutos e Jo. Não vou, a princípio, lhes dizer que é fácil. E nem leve. Aconselho a todos que partem de mais longe que se instalem em SP com pelo menos um dia de antecedência, para que possam ter energias plenas para o treinamento intensivo, e para que também possa aproveitar minimamente a capital. É uma cidade muito diferente da nossa. É outra dinâmica de vida. Vemos a existência dos diversos “Brasis”. Na Sexta-Feira pré-Gashuku nos apresentamos na ADM (O “Quartel General”, o “Cérebro” do Niten), e sendo a minha segunda vez naquela bela residência da Vila Mariana, novamente senti a mesma emoção e honra de estar ali. Ter podido ajudar minimamente nas atividades diárias da ADM e rever Sensei e os Senpais que ali trabalham dedicadamente para manter e resolver questões do Niten inteiro (A nível Nacional e Internacional) foi motivo de felicidade para nós. Domo Arigato Gozaimashitá Sensei e Senpais por sempre nos acolher com generosidade e amabilidade. A noite, ainda tivemos o prazer de jantar com os Senpais Wenzel, Drawin, Silvana e Gorgulho, e a conversa foi como sempre muito divertida. Provamos o “Sôbá” (espécie de sopa com macarrão japonês, carne, cebolinha e omelete japonês), para dar energia para o treinamento que nos aguardava. Domo Arigato Senpai Wenzel pelo honroso convite, e aos Senpais pela companhia. Continua (post completo) |
Humberto Leandro Melo da Silva - SantosKonnichiwá, Samuel-san!
Shitsurei shimassu!
Seu relato vigoroso e minucioso me fez reviver o Gashuku de final de ano! Domo arigatou gozaimashitá pela perseverança e exemplo!
Shitsurei shimassu!
Sayonará, arigatou gozaimashitá!
Humberto - Unidade Sant (Continua)
Hallison - CastanhalÉ uma honra ter esses dois guerreiros como parceiros de treino aqui na unidade Belém... É como o Sempai Wenzel diz: `Os Pioneiros`, que cruzam um país continental como o Brasil, para conviver com o Sensei e com os Sempai afim de se manterem sempre no cami (Continua)
Happyokai do Niten Rio de Janeiro 2014 Recebemos os parentes e amigos no Dojo, apresentamos e explicamos nossas modalidades a todos e convidamos todos a participar um pouco da prática, com muita descontração! Arigato Gozaimashitá a todos que compareceram, encheram nosso Dojo e participaram! (...) Continua (post completo) |
Kevin tem 10 anos e está treinando com seu pai Takeshi e a irmã Ingrid em Miami.
Este dia o treino foi na quadra de vôlei de praia.
Vejam o "piloto" do Kevin, na areia!
Este sábado 6 de diciembre en la sede del dojo Recoleta, los alumnos de todas las Unidades de Argentina compartimos una jornada de confraternización y competencia con espíritu deportivo.
Este tercer Torneo Argentino por Equipos contó con la presencia de alumnos de todas las unidades: Recoleta (REC), Caballito (CAB), Vicente López (VCTE) y Abasto (ABA) que compitieron y alentaron a sus compañeros en una tarde llena de calor humano.
Una mención especial merecen los iniciantes que participaron por primera vez mostrando mucho coraje y determinación.
Los resultados generales del torneo por equipos fueron los siguientes:
KENJUTSU
1° Lugar: Equipo mixto Recoleta/Vicente López
-Osella (capitan)
-Amitrano -Correa -Calderon -Odonell
-Melisa -Sabrina -Manuel -Thomas
2° Lugar: Equipo Vicente López
-Huarte (capitan)
-Paula -Saieva -Sangiorgo -Koziner
-Victoria -Leonardo -Mariana -Natalia
-Kolossa
3° Lugar compartido: Equipo Caballito / Equipo Abasto
Equipo Caballito
-Ivan (capitan)
-Ariel -Ignacio -Martin -Giosa
-Emiliano -Jeronimo
Equipo Abasto
-Cristian Bressan (capitan)
-De La Vega -Vittola -Tai
-Krembs -Montesano
JOJUTSU
1° Lugar: Equipo Recoleta A
-Saieva (capitan)
-Ariel -Osella -Koziner
-Sabrina -Vago
2° Lugar: Equipo Recoleta B
-Huarte (capitan)
-Correa -Mariana -Natalia
-Melisa
IAIJUTSU
1° Lugar: Equipo mixto B
-Ivan (capitan)
-Ignacio -Osella -Amitrano
-Natalia -Giosa
2° Lugar: Equipo mixto A
-Ariel (capitan)
-Paula -Saieva -Huarte
-Martin -Emiliano
KOBUDO
1° Lugar: Equipo Caballito
-Ariel (capitan)
-Ignacio -Martin -Giosa
2° Lugar: Equipo Abasto
-Cristian (capitan)
-De la Vega -Vittola -Krembs
3° Lugar: Equipo Recoleta
-Osella (capitan)
-Amitrano -Correa -Calderon
Agradecemos a todos los alumnos que afrontaron este desafío y, especialmente, a los familiares y amigos que estuvieren presentes durante el evento y que nos ayudan a seguir entrenando cada semana.
As alunas Ingridy e Elizabeth viajaram até São Paulo para treinar com Sensei no dia 15-novembro.
Treinaram firmes e fortaleceram o time das Guerreiras do Niten!
Visitar o México. Desde aprox Julho de 2011 o Instituto Niten está no México. Este ano, em novembro tive a oportunidade de visitar os treinos no México. Aqui algumas impressões, soltas e desencontradas, para acompanhar as poucas fotos que lembrei de tirar. Do avião se vê uma terra seca, bege. Na cidade, a diferença da colonização espanhola em contraste à nossa portuguesa no Brasil (...) Continua (post completo) |
Por conta do trabalho Takeshi e família se mudaram este ano para os Estados Unidos. Ele e os filhos Ingrid e Kevin treinavam há 3 anos em São Paulo, e aproveitaram a fundo a integração do Instituto com as famílias, deixando que o treino aprofundasse os laços entre pais, filhos, irmãos, e o próprio grupo do Niten! A dedicação rendeu a Takeshi em 2014 a homenagem de Guardião da Tradição Samurai pelo Kir Jovem de São Paulo. Alguns meses após se afastar do Dojo o corpo e o espírito começam a sentir a falta do treino, dos Momentos de Ouro, das cobranças de Sensei e Senpais e do convívio com os colegas! Não foi diferente com a família de Takeshi. Assim em minha visita à unidade México este ano, planejamos uma escala em Miami e iria treinar um pouco com estes valorosos samurais! Quando nos mudams para longe do dojo, o jeito é levar o dojo conosco. A família Takeshi continua seus treinos agora uma vez por semana. Do Brasil enviamos sempre novidades e conteúdo para os seus Momentos de Ouro. Cada um com seu dever de casa, e o Caminho pode continuar sendo trilhado. Quando mudamos para longe, podemos deixar o treinamento como uma lembrança no passado, ou podemos lutar para levá-lo consoco e continuar! Em 10 anos, a diferença será enorme. Gambaté Takeshi, Ingrid e Kevin. Agora é descobrir algo novo, em cada treino! Nos dois treinos com vocês, eu descobri ! Arigato pela calorosa acolhida Wenzel Treinamos intensivamente Takeshi e eu numa quadra de vôlei de praia num parque da municipalidade. Recordações dos treinos na praia de Ipanema e Leblon no Rio de Janeiro! (...) Um passo cada semana, mesmo que um passo pequeno, e estamos no Caminho! Omedetou e boa sorte Takeshi, Rosana, Ingrid e Kevin! Continua (post completo) |
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaUma unica impressão: ki vibrante, contagiante! Se pelas fotos está assim imagina ao vivo!
Gambate! Omedetou gozaimassu!
Domo arigato gozaimashita! (Continua)
Takeshi - WestonSempai Wenzel,
Foi um pequeno reencontro mas com muito significado para nossa família. Sua visita nos inspira para continuar no caminho, levando o Niten conosco para onde formos.
Otsukaresamadeshita, Takeshi/Miami (Continua)
Ingrid - WestonSempai,
Obrigado pelo treino, foi divertido. Agora eu vou sempre lembrar do `elefante` e do `Rei Leão`.
abracos (Continua)
Kevin - Westonarigatou sempai Wenzel gostei do treino estou treinando com meu pai
Gostei da visita thank you (Continua)
Konnichiwa Sensei, shitsurei shimasu! Me apresento humildemente: sou o minei, não sei se o senhor lembra de mim, mas frequentei o Niten de 2012 a 2013. Venho aqui por meio deste e-mail por dois motivos: primeiro me desculpar e agradecer com o senhor, Sensei; segundo relatar minha experiência que o Niten me proporcionou e como mudou minha vida. No meu primeiro dia no dojo o senhor me perguntou: "Por quê você procurou o Niten?". E eu logo respondi: "Porque quero passar no vestibular de medicina!". Fiz dessas palavras minhas guias para ter forças e determinação de um samurai para conquistar meu sonho. (...) Continua (post completo) |
Kawano Treinou com Sensei no Templo Nikkyoji em São Paulo
"Deixo registrada minha enorme satisfação pelo contato inicial que tive com todas as pessoas no dia 15/11/2014, sábado passado, desde o instante que cheguei à entrada do dojo, que, aliás, é belíssimo, até a minha saída, pois todos foram atenciosos e cortêses. Senti-me muito bem acolhido e com a sensação de estar em casa.
Foi agradável satisfação também ter conhecido o Sensei pessoalmente, e muito mais, agradeço-o pelas várias orientações que recebi durante o treino de Iai.
De modo análogo ao que ouvi no Momento de Ouro, onde o Sensei nos relatou em determinado momento sobre a sua experiência ao degustar um vinho e ter a capacidade de identificar um que mais lhe agrade e provoque prazer, não significando, entretanto, que isso o torne o melhor sommelier, em meu caso, procurei degustar cada momento que estive nesse dia, sempre atento aos pequenos detalhes que deixaram marcas indeléveis pelo modo como fui acolhido.
Confesso que foi uma enorme alegria receber o 6º kyu diretamente de suas mãos. Naquele momento lembrei-me da dedicação e empenho que os sempais Herzog, Ishikawa e Dionello de Campo Grande e também do sempai Ricardo de Brasília, têm feito para divulgar e manter viva uma tradição milenar japonesa em terras ocidentais, com maior dificuldade talvez na região centro-oeste. A eles agradeço por compartilharem seus conhecimentos, pois a mim, coube apenas o empenho em manter o foco e a disciplina nos dias de treino, e ajudar no Osooji.
Domo arigato gozaimashita " - Kawano (Unidade Campo Grande MS)
Recebi mensagem hoje sobre o nascimento de uma samurai do Niten.
Mais do que me alegrar pelo
Enquanto que possivelmente a maioria relaxaria o nó do guerreiro, como é comum em casos como este, ele, ao contrário, amarrou o seu elmo para vir a guerra.
Pois ele sabe que a "guerra" da qual falo, não é a do Niten. É a dele próprio.
Este sabe que, a partir de hoje, não terá sossego por 50 anos...
"Ohayou gozaimasu Sensei,
Muito mais que uma forma de lazer, o Niten é um grande construtor de caráter e virtudes. Diferente de outros “esportes”, a filosofia aprendida durante os treinos, se extrapolada para o nosso dia a dia, tem o poder de desbloquear o potencial humano.
Observando os alunos do KIR Jovem e convivendo um pouco com os filhos do Sensei, percebi isso nitidamente. São crianças diferentes com muita energia, alegria, são prestativas e sinceras.
Nesse mês de novembro nasceu a Olivia, que irá aprender todas os valores e virtudes para se tornar uma pequena samurai do Niten.
Eu não iria para o Gashuku, mas suas palavras me fizeram refletir sobre o que é ser um samurai moderno.
Estarei aí!
Arigato gozaimashita."
- Dangelo (Unidade Curitiba)
Olivia segurando a katana
Konbanwa Mina San!
O Hayabusa de Caxias realizou uma aula de caligrafia japonesa no domingo retrasado, 09/11.
Aproveito para postar o relato do aluno Renzo, de 12 anos:
" A primeira coisa que foi ensinado, não foi algo como: entender o sentido dos kanjis ou como escrevê-los, foi entender que assim como a espada, a caligrafia japonesa é um Caminho a se trilhar, que requer muita vontade e dedicação.
O difícil não é fazer um traço bom, e sim, depois do primeiro, fazer o outro bom para completar.
Quando se completa um objetivo, como um traço ou um golpe, você se sente bem, e ás vezes, este conforto criado na situação, te faz relaxar e quebrar a postura.
A base para estes Caminhos, é a postura de todo o conjunto, se não estiver alinhado, ajustado, não se pode esperar que o resultado seja ótimo, caso você não tenha se empenhado para essa conquista.
O que eu achei que foi o mais importante para se lembrar, é o básico: se tiver várias coisas a fazer, faça tudo certo, uma por vez, se tiver vários golpes para bater, acerte todos, um por vez. Se tiver vários traços para fazer, faça um traço correto por vez.
Arigatou Gozaimashita,
Renzo.
" Se tiver várias coisas a fazer, faça tudo certo, uma por vez, se tiver vários golpes para bater, acerte todos, um por vez. Se tiver vários traços para fazer, faça um traço correto por vez" Renzo.
Konnichiwa Mina-San
A MOVA Filmes está lançando quinzenalmente
(sempre na Lua Cheia e na Lua Nova)
Palestras da Monja Coen.
Link da Playlist da primeira palestra em 4 partes - Harmonia na Cidade
Mauricio de Belém em Buenos Aires com Sensei A Unidade Belém teve lugar na Comitiva Brasileira do Instituto Cultural Niten, graças ao convite e a oportunidade concedidas por Sensei. A comitiva se reuniu na cidade de São Paulo, no dia 06/Nov e se deslocou em conjunto, até a Província de Buenos Aires, na República Argentina, permanecendo lá até o dia 09/Nov e também encontrando outros Brasileiros. Compuseram a Comitiva Brasileira, na Argentina: Sensei Jorge Kishikawa, os Senpais: Danilo, Alessandro, Donegá, Laura, Mantovanni, Sá, Barreto, e eu (Kouhai Mauricio). No Dojo da Recoleta tivemos a oportunidade de reencontrar Senpai Joel e Senpai Fujita, o que foi uma honra. 1) do Encontro Sul-Americano de Kobudo (Artes Marciais Antigas) e; 2) das Comemorações dos 10 Anos da Presença do Instituto Niten, na Argentina. (...) Continua (post completo) |
Neste sábado, dia 01 de novembro, realizamos um grande encontro envolvendo mais de quarenta colegas de espada vindos de São Paulo, Sorocaba e Campinas e Americana. Foi um dia inteiro de treino, convívio e confraternização, que começou de manhã em Sorocaba e só acabou a noite em Campinas. “O que mais me impressionou foi a organização dos Senpais mais antigos que fizeram com que o treino fluísse muito bem, convivendo com tanta gente e ganhando novas experiências e lembranças.” Nishimura (Sorocaba) "Pude perceber como Senpais com diferentes perspectivas ajudam muito com os segredos da luta. Foi muito especial ver como o Kiai pode ganhar uma luta." Germano (Sorocaba) |
Konbanwa mina-san !!! Boa noite amigos !!!
Há algum tempo pedi para que alguns alunos escrevessem sobre como foi seu primeiro ano de treino, no que os treinos ajudaram.
Mostro aqui o relato da aluna Oneti que espero que sirva de inspiração para todos, pois para ela foi de muita ajuda.