Postagens de 2008 Retornar para todas postagens
O Niten Rio recebeu no dia 10 de Dezembro o Sensei Jorge Kishikawa na Unidade Centro.
Artur Morais, monitor do Dojo de Franca, esteve em Shugyo, treinamento intensivo, por meses em 2008.
Acompanhe Morais em seu treino final de Shugyo, onde colocou a prova seu desenvolvimento técnico, físico e espiritual, e ouça as descobertas que fez, e onde conseguiu a energia para Seguir em Frente
O Sensei Jorge Kishikawa esteve na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Os participantes puderam aprender como agir em situações de perigo tendo à disposição objetos como cassetetes de madeira, escudos e revistas, entre outros.
Os “samurais do aço” estavam todos atentos às explicações do Sensei e firmes no treinamento. Veja a galeria.
O Novo Site da Unidade Florianópolis está no Ar!
Confiram!
Participe enviando imagens e relatos!
Novembro de 2008
Academia de Formação Militar de São Paulo
No dia 5 de novembro, o Instituto Niten esteve na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (academia de formação de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo), uma das mais importantes escolas militares do Brasil. Estiveram presentes cerca de 500 cadetes, que assistiram a demonstrações de Kenjutsu e outras modalidades do Kobudô.
As demonstrações de Goshin (defesa pessoal) em Kenjutsu Nito (duas espadas) causaram bastante interesse entre os oficiais e cadetes presentes. Foi uma verdadeira aula sobre como as técnicas dos samurais podem ser aplicadas em situações cotidianas, como armas não-letais. Objetos comuns como revistas, cassetetes e cabos de vassoura podem ser muito usados para a resolução de problemas que os policiais militares enfrentam a todo momento, como o controle de multidões.
Ficamos honrados em deixar a nossa marca na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Nossos sinceros agradecimentos a todos que tornaram isso possível.
Vinheta da Rede Globo em homenagem ao centenário da Imigração japonesa com cenas de Kenjutsu, Sumo e Judô.
Valorizando: Disciplina, Autoconhecimento e Respeito
Maria Miceli, Filha de um aluno do Niten Rio, com papel, lápis de cor e muita criatividade fez essa casinha que chamou de "Casa do Iaijutsu".
E parabéns ao Sempai Wenzel Böhm, coordenador do Niten Rio desde sua fundação. A homenagem teve direito a uma palinha dos mestres de cerimônia do torneio Cristina e Carbone e troféu entregue pelo KIR JOVEM da unidade.
Parabéns aos guerreiros do Niten Rio pelos primeiros e segundos lugares no Kenjutsu Feminino e Kenjutsu Masculino graduados no 7o. torneio Brasileiro por Equipes relizado no Fortes da Urca dia 12 de outubro de 2008!
e parabens a todos os alunos que organizaram juntos o torneio:
Frias, Mario, Vitoria, Dutra, Teixeira, Ribeiro, Costa, Impieri, Meriguetti, Julia, Jose Marcos, Stefam, Pablo, Carbone, Cristina, Kenzo, Noronha, Fernanda, Krysamon, Luciana, Carbonete, Folly, Camila, Clarisa, Nikolas, Isadora, Breno, Linhares, Luiz Carlos, Marcelo, Bandini, Marina, dePalma e todos que ajudaram!
Acima o cartaz do 7º Torneo Brasileiro de Kobudo por Equipes que nos dias 11 e 12 de outubro de 2008 foi realizado no Rio de Janeiro, no Forte da Urca.
Mais uma vez um torneio memorável no Rio!
Página do Torneio e Galeria de fotos
Vídeo da Batalha campal no final do Torneio
Luta de Kenjutsu do torneio comentada pelo Sensei
Matéria Publicada na Kendo Nippon 2008-09 Confira a tradução na íntegra:
"Não existe futuro no meio do kendo, onde se valoriza somente as disputas vencer ou perder. Deve-se buscar um método que transmita as virtudes e que aprimore o potencial do indivíduo como um todo para que todos os praticantes de kendo sejam vencedores." KENJUTSU DO BRASILAprender com o Instituto Niten, que aprimora a filosofia da vida dos brasileiros através do "Espírito Japonês do Bushido"Viajei para Brasil durante dias 20 de abril a 6 de maio numa programação de 17 dias e 16 noites, a convite do Sr. Jorge Kishikawa, com quem há muitos anos mantenho contato e amizade. Acompanharam na viagem 16 alunos do Campus Tsurukawa da Universidade Kokushikan, passando comigo dias de “Samadi (Zanmai)” em Kendo, Iaido e Kobudo. (...) Continua (post completo) |
Senpai Joel esteve aí! Numa visita bem surpresa e inusitada!
Em meio à guerra uma paradinha na "Praia dos Artistas"
Ele nos enviou uma descrição de como viu o Rio de Janeiro!
"Desde pequeno sempre ao assistir televisão, nas novelas, noticiários, uma das coisas que sempre ficou em minha memória ou na cabeça de milhares de pessoas que como eu,...
... continua na página da galeria de fotos!
Matéria do Centenário da Imigração Japonesa no Jornal SP TV
"Quantas vitórias. Só vitórias. Sempre vence aquele que aprende algo com a derrota."
Ricardo Donegá |
Paulo Walraven - Fortaleza hai sempai Donegá, vejo sua trajetória um pouco parecida com a minha, muitas dúvidas, treinos em outras artes marciais sem nunca me encontrar realmente como pessoa, guerreiro... e como você, há anos mantenho contato com o Niten, sem começar a treinar. Mas (Continua)
Reportagem especial sobre o Niten Ichi ryu na Kendo Nippon Budo no Michi : O Caminho Marcial - A satisfação de prosseguirContinuidade Yoshuimoti Kiyoshi – Ishii Toyozumi (Prefeitura de Oita)Retornando para sua cidade natal de Usa, seguem os passos de seu mestre, dando continuidade para o treino e herdando as técnicas de escolas de Koryu Bujutsu – Hyoho Niten Ichi Ryu e Sekiguchi Ryu – que lhes foram ensinadas em sua infância.(...) Continua (post completo) |
Reportagem sobre o Dia do Samurai realizada pela Rede Globo
Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten e introdutor no Brasil do Kobudo - as tradições guerreiras dos samurais - é um dos principais expoentes da cultura japonesa em nosso país. A data de seu aniversário, 24 de abril, virou o Dia do Samurai, em homenagem a seus esforços para difundir o espírito Samurai.
Os primeiros dias de um shugyo.
Comecei a fazer este shugyo no dia três de janeiro. Na noite anterior ao fatídico dia, assisti ao filme "Tropa de Elite", que narra o dia a dia de policiais das forças especiais cariocas, em especial, o treinamento deles. Não consegui dormir naquela noite; na primeira noite de shugyo; e nem na segunda, cada vez que caía no sono acordava dando um men ( um soco no teto ou na parede, na verdade).
Porém, apesar da insônia, assim como o número cada vez menor de aspirantes que seguiam no curso ao longo do filme, pareço estar cada vez mais adaptado, menos cansado e mais disposto, e tudo isso sem ter que tomar tiro de bandido, nem comer no chão. Agora minha atenção está dirigida em não ser o 01 (o primeiro a pedir pra sair!?) e ficar firme até o final.
"Ou você se omite;
ou se corrompe;
ou então vai pra guerra!"
Capitão Nascimento personagem interpretado por Wagner Moura em
Tropa de Elite.
Naginata: foco na estratégia
Na charutada da última sexta-feira o Sensei divulgou uma notícia bombástica: ele irá colocar bogu e lutar em todos os treinos de kenjutsu em que for este ano. Dito e feito: sábado, lá estava o Sensei de bogu e naginata. Volta e meia o Sensei ia perseguindo sua víti... isto é oponente pelo dojo. Alguns praticamente percorriam a quadra de fora a fora de costas, o Sensei não recuava um milímetro, outros, menos afortunados, eram imediatamente encurralados contra uma parede. Eu fui o último a lutar, minha tachi contra a naginata do Sensei. Se chegar perto do Sensei vale-se ippon, acho que eu teria conseguido um yuko. O imenso maai da naginata parecia impenetrável para a espada.
Segunda-feira lutei com o Sensei de novo. Se dizem que não se deve cutucar onça com vara curta, o mesmo deve valer para a luta. Sendo assim, mudei minha estratégia: agora seria naginata contra naginata. O resultado? Não diria que adiantou muita coisa contra o Sensei. Continuei apanhando, e bastante! Mas pelo menos a recompensa é grande: estou aprendendo a usar a naginata diretamente com o Sensei.
Arigatô gozaimashita Sensei!