"Hora de brincar, brincar ...
... Hora de lutar, lutar!"
Hapyokai 2009 - Apresentação à familiares e convidados.
"Momentos de Ouro" especial de Final de Ano.
Bonenkai 2009
No ultimo domingo (27/12) foi realizado o Bonenkai da Unidade Sorocaba!
O costume do Bonenkai data da era Meiji (1868-1912) sendo que a palavra bonen pode ser interpretada como esquecer a velhice, esquecer os acontecimentos do ano ou esquecer a diferença entre as pessoas.
Seguindo essa tradição a Unidade Sorocaba teve seu ultimo treino seguido da confraternização entre os alunos, comemorando assim as conquistas e deixando para traz as falhas do ano do Boi (2009) e já preparando o espírito de todos para o ano do Tigre! (2010).
Além disso, esse ultimo treino foi ainda mais especial devido a presença dos Senpais Fugita da Unidade Ana Rosa (SP) e Kenzo da Unidade Rio de Janeiro. Assim pudemos compartilhar conhecimento e experiências com esses colegas colegas de caminho que convivem constantemente com o Sensei.
Treinamento de Niten Ichi Ryu.
Senpais Kenzo (RJ) e Fugita (SP) participaram do ultimo treino do ano em Sorocaba.
Muito kiai durante o treino e os combates com Bogu.
Alunos e convidados da Unidade Sorocaba presentes no Bonenkai.
Sem dúvida foi um evento para fechar com chave de ouro 2009!
E que venha o ano do Tigre!
A Campanha Solidária realizada por iniciativa dos alunos da Unidade Sorocaba foi um sucesso!
Foram necessários dois carros para transportar todo o material arrecadado até a entidade Associação Crianças de Belém que atende crianças, adultos e idosos da comunidade carente além de ter um trabalho exemplar com crianças portadoras do vírus da AIDS.
Os samurais de Sorocaba deram um exemplo de Solidariedade e Compaixão, virtudes muitas vezes deixadas de lado no dia-a-dia e que fazem muita falta.
Omedetou gozaimassu a todos os que colaboraram direta ou indiretamente com a Campanha!
O resultado positivo é fruto do comprometimento de todos vocês!
Alunos do Instituto Niten e funcionárias da Associação Crianças de Belém após a entrega das doações.
Carta de agracecimento da entidade ao Instituto Niten.
A Campanha Solidária realizada nas Unidades SMU, Asa Sul e Taguatinga foi um sucesso!
No dia 20 de dezembro saimos em caravana com 6 carros que transportavam as doações para o Abrigo do Idoso.
Os Samurais do DF deram um exemplo de solidariedade, compaixão e respeito aos mais velhos, virtudes do Bushido.
Arigato gozaimassu a todos que colaboraram e participaram de forma direta ou indireta!
Omedeto gozaimassu aos Samurais do Niten e aos familiares envolvidos!
Mokusso (meditação) após treino com Bogu (armadura) durante o último Gashuku de 2009.
Nesse final de ano teremos uma pequena pausa nos treinamentos.
Estaremos em recesso do dia 23/12 ao dia 04/01, voltando aos treinos no dia 05/01.
Nesse período nosso Dôjo estará fechado, se você precisar de informações sobre os treinos em Sorocaba escreva para nitenso@niten.org.br.
Para encerrar o ano teremos o nosso Bonenkai no dia 27/12 (domingo), que será realizado no ginásio do ADC ZF Clube.
Caso você interessado queira fazer uma aula experimental neste dia entre em contato por e-mail antes desta data.
Neste treino iremos encerrar as atividades de 2009 na Unidade Sorocaba e terminar mais este ciclo de treinamentos dentro do Caminho com muito Kiai e energia!
A todos um feliz e próspero ano novo!
Cheio de desafios e vitórias!
Lucas de Oliveira
Coordenador - Unidade Sorocaba
Clique para ver em Maior Resolução
Entre os dias 04 e 06 de dezembro a Unidade Sorocaba do Instituto Niten participou do Gashuku realizado em São Paulo e na APM - Associação Paulista de Medicina.
Os alunos Andrew, Eliane e Samuel, juntamente com o coordenador Lucas participaram dos 3 dias de Gashuku, praticando a maioria das modalidades treinadas.
Foram 3 dias de muito kiai e aprendizado para todos, tudo isso em meio a natureza, em um lugar que estimulava a reflexão e o foco nos treinamentos.
Todos puderam cruzar espadas e conhecer colegas de todo o Brasil, Argentina e Chile!
Além de praticar diversas artes do Kôbudo como Kusarigamajutsu e Naginatajutsu!
Caminhada na manhã do dia 06/12.
Os alunos Andrew e Samuel durante os treinamentos de Hyoho Niten Ichi Ryu.
A aluna Eliane e o coordenador Lucas durante os treinamentos de Naginatajutsu.
Omedetou gozaimassu aos alunos que se esforçaram para se aprofundar no estudo do Kôbudo!
Omedetou gozaimassu aos alunos Andrew e Eliane que receberam a graduação de Pré-Shoden do Niten Ichi Ryu!
"...Por un lado la posibilidad de que sensei dedique un hora de su preciado tiempo para entrenar a solas. Por otro un agotamiento que no permite siquiera sentarse sin sentir fatiga..."
"Es domingo a las 19.00 hs, estoy en el avion de regreso a mi casa luego de haber terminado mi shugyo, con muchos pensamientos en mi cabeza pero tal vez la duda que mas me ocupa es:
El shugyo es un privilegio o una tortura? es el cielo o el infierno mismo?
Por un lado la posibilidad de que sensei dedique un hora de su preciado tiempo para entrenar a solas es sin dudas un LUJO. que sempai Akira se levante todas las mañanas muy temprano para supervisar el entrenamiento particular de Niten Ichi es algo que muy pocos hemos tenido la suerte de vivir, las INCREÍBLES comidas en Adm son una bendición; que los sempais se preocupen constante mente por que mejoremos nuestras técnicas, guardias y estrategias es sin duda una gran ventaja para mejorar, hasta aquí uno pensaría que el shugyo es sin duda el cielo pero como dicen la vida no es un mar de rosas...
Tener que levantarse a las 4 de la mañana luego de haber dormido poco o nada (ahi que mantenerse toda la noche alerta por si "atacan" ), ponerse ropa todavía húmeda del día anterior, entrenar aunque duelan los pies al caminar, estar parado e incluso SENTADO!!!! Un agotamiento que no permite siquiera sentarse sin sentir fatiga, comidas que apenas alcanzan para calmar por un muy corto periodo el apetito. Un entrenamiento tan intensivo que el cuerpo comienza a fallar, incluso el espíritu parece romperse, incapaz de soportar un instante mas... En ese momento que parece que estamos por caer muertos, incapaces de movernos, llega la orden de entrenar mas duro, mas fuerte.... Hacer un kata "batiendo" el piso cuando duele caminar y estar parado. Las plantas del pie y el talon se sienten explotar. El calor sofocante de San Pablo que hace sentir que se esta entrenando en las puertas del mismo infierno y después de esto que llega? para terminar el entrenamiento del día... Ejercicio LIGHT!!!! Realmente se puede tener una mirada, si no es el infierno al menos del purgatorio....
Ya con el avión aterrizando pienso que me vendría bien un poco de relajo y descanso aunque no dejaba de pensar en las palabras de sensei "Zenki en los dias de guerra y los minutos de paz". Al salir del aeropuerto y encontrarme con los que me habían ido a buscar me entero de malas noticias, lejos de ponerme mal, entristecerme o deprimirme siguiendo un consejo de sensei "Luego de la lucha no se quite la armadura, AJUSTE LA" me prepare para enfrentar todos los desafíos que se avecinaban, sabiendo que -con mucho esfuerzo- iba a poder vencer una vez mas....
Debo decir finalmente ahora que me encuentro en mi casa de nuevo atravesando un momento personal bastante difícil, nunca creí que el shugyo me pudiera ser de tanta utilidad en el plano personal, en estos días me doy cuenta que si bien no entreno tan duro (ken,iai,jo) si mantengo el mismo ritmo de guerra (poca comida, poco sueño y corriendo todo el día) y esto lejos de desmoralizarme me recuerda al entrenamiento en Brasil y eso me da energía para seguir en combate.....
Sensei : Domo arigato Gozaimashita por aceptarme y compartir con migo intenso entrenamientos e ensinamientos
Sempai Joel : Sin el hay yo no estarua en Niten se es Shugyo. Domo Arigato Gozaimashita.
Me despido con una frase de Sempai Joel :
" Una dica de Sensei vale su vida "
¡Sayounara arigato Gozaimashita!"
Shugyo de Gaston Tedesco
Gastón Tedesco é aluno do Instituto Niten da unidade Argentina.
Gastón veio a São Paulo buscar o significado de Shugyo.
E descobriu que o significado não era tão simples, pois é preciso viver o sentimento, já que todos têm seus próprios desafios internos para combater.
Para ele o significado era provar para si até onde podia chegar, testar seus limite físicos e espirituais e concluir seu treinamento intensivo.
Dando mais um passo em seu caminho.
Kaikei
"Shugyo é como um kirikaeshi* demorado, parece não ter fim. Durante a execução você fica bem atento para manter o kiai*, para não deixar os braços abaixarem, para não deixar os golpes escaparem, são muitos detalhes e você esta totalmente focado neles. No entanto, tem uma missão de ir ate o final, mesmo já tendo ultrapassado seus limites físicos. Quando você escuta ...”ultimo men*...” o mundo parece parar para aquele golpe que deve ser perfeito, sem falhas, então vem o “Iamee” (terminar), a partir desse momento algum entendimento virá, pode ser exatamente naquele instante ou mais tarde com as auto-reflexões.
Meu shugyo começou em São Paulo no dia 16/11 (segunda) sobe a supervisão do Sensei, dos Senpais* da ADM*, principalmente do Senpai Adeval e claro de todos aqueles que trabalham na ADM que de uma forma ou de outra estão lhe ensinando algo constantemente. No dia 20/11 (sexta) parti para o Rio de Janeiro, para então, sobe a supervisão do Senpai Wenzel e Senpai Renault encerrar meu shugyo no dia 22/11 (domingo).
Em São Paulo cruzei mais uma vez minha Espada com pessoas fantásticas, dedicadas, disciplinadas, verdadeiros exemplos. Treinos matinais de Niten Ichi Ryu com o Senpai Akira. Com o Senpai Adeval, treinos em diversos lugares, diversas durações, estilos, diversos katas do Bushido. No Rio, 40 Co e uma realização, conhecer uma das maiores e mais fortes unidades do Brasil. La tive a oportunidade de aprender muito com o Senpai Wenzel e de lutar com todos alunos que estiveram presentes nos treinos de sábado e domingo. Sei que em ambos lugares fiz novos colegas que torcerei para velos em novas ocasiões.
Como coordenador da Unidade Goiânia minha atenção não estava focada somente para a minha evolução no Caminho da Espada, mas também em captar o máximo de detalhes no convívio com outros coordenadores de São Paulo e Rio de Janeiro para fazer com que a Unidade Goiânia também evolua.
Com certeza meu shugyo foi tão pesado quanto o de vários guerreiros que passaram por São Paulo em busca desse treinamento, mas para mim ficará marcada a sensação de ter ido até o final com todo meu empenho para ter certeza de que ainda falta muito para ter uma compreensão sobre o Caminho e o que me resta é continuar buscando.
Domo Arigato Gozaimashita a minha família pela compreensão.
Domo Arigato Gozaimashita a Unidade Goiânia por ser um incentivo constante.
Domo Arigato Gozaimashita por todos da Unidade do Rio de Janeiro que me mostraram verdadeiras mensagens a cada luta.
Domo Arigato Gozaimashita a todos que trabalham na ADM e que fazem com que os objetivos do Sensei e dos Senpai dêem certo.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Akira pelos treinos matinais e toda preocupação com a Unidade Goiânia.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Adeval por sua constante atenção e preocupação em ensinar os katas do Bushido.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Kenzo que no Rio de Janeiro abriu mão de tarefas pessoais do seu domingo para que eu conhecesse o Corcovado (Cristo Redentor).
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Renault por ensinar tanto sobre paciência, serenidade, lealdade e claro Arigato pelas cervejas.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Wenzel por me mostrar tantos detalhes que serão úteis ao meu Caminho e à Unidade Goiânia.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por me acordar de um sono profundo e mostrar-me quais são os próximos passos no Caminho. Arigato Gozaimashita pelo seu exemplo."
- Caio Taddeo, coordenador da unidade Goiânia, sobre o seu shugyo.
*kirikaeshi = um dos exercícios mais cansativos e desgastantes no Niten
*kiai = energia, demonstrada principalmente através do grito
*men = golpe na proteção da cabeça
*senpai = aluno mais antigo no niten
*ADM = administração
*arigato gozaimashita = muito obrigado
*arigato = obrigado
*kata = forma tradicional, sequência de movimentos
Um grupo dos alunos do curso especial do Niten na CSN visitou nesta quinta 26 de novembro o treino na Tijuca. Foi a primeira visita deles a um dojo regular do Niten. Eles que já treinam há 1 ano em Volta Redonda no curso ministrado pelo também coordenador da Tijuca Alexandre Vaz. |
Aqui vai mais uma do Chile, desta vez do Carioca-Niten Vianez que esteve por lá:
Konbawa Sempai Wenzel!
Hoje retornei do Chile. Não consegui ir ao encontro do Niten, mas senti muita saudade dos treinos e de todos enquanto estive por lá. Recebi um grande presente de minha avó. Graças a este presente, tive a oportunidade de conhecer o deserto do Atacama. E foi lá onde se passou o dia que mais lembrei do Niten! Tentei fazer algo que nunca tinha feito: Sandboard.
Estavamos em cima de uma duna de 50 metros de altura, em um lugar chamado de "Vale da morte". O objetivo era descer a duna em cima de uma tábua (que ia rápido demais para o meu gosto). Depois de pelo menos 2 horas tentando dos pontos mais baixos da duna para diminuir o medo (e tomando tombos espetaculares), me lembrei dos treinamentos. E dos momentos de ouro. As coisas ficaram mais claras, então resolvi ir para o ponto mais alto da duna. E desci. Sem cair. Em anexo vai uma foto.
As outras dunas que aparecerem pelos meus dias que se cuidem.
Sayounara, Arigatou gozaimashita!
Vianez
Nos dias 17 e 18 de Outubro foi realizado em Campinas o 8º Torneio Brasileiro de Kôbudo, onde samurais de todo o Brasil puderam se encontrar para cruzar espadas, medir forças e praticar os katas do Bushido.
A Unidade Sorocaba foi representada por 5 alunos que participaram em diversas categorias individuais e em equipes.
Foram dias de muito kiai e aprendizado com Senpais de todo o Brasil e com o Sensei.
Omedetou gozaimassu aos alunos de Sorocaba que foram ao torneio!
Alunos de Sorocaba ao lado do Sensei ao fim das competições.