Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    24-mar-2010

    Kenjutsu como arte 2

    Em uma abordagem mais refinada, o kenjutsu é a forma mais poética de se estudar as várias formas de “escrever” com a “pena”, espada. Todo o conhecimento das centenas de estilos e posturas antigos de combate que possuem até 700 anos de história chegou aos nossos dias graças aos esforços de gerações de mestres e discípulos responsáveis por transmiti-los da mesma maneira. Isso garante um contato direto com a tradição guerreira dos samurais e a preservação dos estilos e da própria história e cultura japonesa. Essa preservação também foi favorecida pelo isolamento provocado pelo próprio sistema Feudal do Japão, pois não permitia uma ampla divulgação dos estilos. 

    Um outro objetivo da “arte da espada”, além de compreender ela mesma, é o de compreender a sua estratégia, ou seja, qual é a melhor maneira de combate com a espada. Existem centenas de estilos de combate e de posturas. Cada um possui pelo menos 10 a 20 movimentos, os katas. Cada kata carrega em si uma essência que, quando descoberta, se compreende a arte e a estratégia da espada. Esse conhecimento é adquirido após um intenso treinamento com a “pena”, espada. Podemos dividi-lo em três planos: técnico, estratégico e espiritual. Enquanto estamos no plano técnico, os movimentos não se encaixam direito; depois, no estratégico, já existe uma maior confiança na execução dos movimentos e do momento de atacar e, por fim, o espiritual é o plano que transcende os outros dois, pois há a descoberta da essência, gokui, do movimento pelo praticante após um intenso treinamento. Com isso, a arte e a estratégia da espada lhe são reveladas.
     


    "O 12º soke (mestre sucessor) do estilo Seito* Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu, Yoshimoti Kiyoshi executando o kata de Miyamoto Musashi (1584~1645)


    *seito = ortodoxo, correto, tradicional

    Tags: Kenjutsu,



    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h