Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  Hayabusa        Retornar para todas postagens

Visita ao IKOI- NO-SONO

por Café com o Sensei - blog - 03-mai-2019



 


Clique para Ampliar



Texto da Matéria

"Jornal Nippak 02 ~08 de Maio 2019
Grupo de Jovens do Niten realiza apresentação no Ikoi-no-sono

Como faz desde que foi fundado, há cerca de sete anos, o Grupo de Jovens (Hayabusa do Instituto Niten) realizou uma visita no dia 7 de abril na Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”, em Guarulhos. No dia, cerca de 20 jovens participaram da ação, que consistiu em demonstrações das técnicas de kenjutsu para os internos, que se mostraram bastante ansiosos com a visita dos jovens samurais.
O fundador do Instituto Niten, Jorge Kishikawa, que fez questão de acompanhar os jovens, explicou que o Hayabusa costuma realizar de 3 a 4 visitas semelhantes durante o ano, “quando fazem valer o 4º voto do samurai, que é a compaixão”.
Foram demonstradas técnicas de Iaijutsu, Kenjutsu combate, Katori shinto ryu e o Niten Ichi Ryu. Sensei Jorge Kishikawa, fez questão de acompanhar a visita por um motivo muito especial. “Devido ao recente falecimento do meu pai [Yoshiaki Kishikawa], ocorrido no dia 9 de fevereiro deste ano, decidi doar todas as suas roupas para o Ikoi”, conta o filho, explicando que, apesar de serem japoneses, muitos ainda não tinham visto uma katana (espada) de perto. “Tive oportunidade de falar um pouco sobre o Katori Shinto Ryu, a técnica mais antiga do Japão e, em contrapartida, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na entidade e, mais do que isso, ouvir muitas histórias”, diz Kishikawa.
Experiência que certamente a psicóloga Lorena Araújo não esquecerá tão cedo. “Sabemos das dificuldades que eles enfrentaram, mas é fascinante como eles conseguem transmitir tanta energia positiva. É, sem dúvida, um diferencial que fortalece nossos espíritos e traz um sentido muito especial às nossas vidas”, diz Lorena, praticante há cinco meses.
Estar vivo – Para o líder do grupo de jovens do Niten, Akio Asakawa, “a sensação que tive durante nossa campanha foi a de estar vivo, de estar acordando”. “Estava revivendo um exercício de compaixão fundamental à vida, mas que na correria do dia a dia é sempre um dos primeiros a ser deixado de lado. E de maneira ainda mais especial pois estávamos diante da própria história da comunidade nikkei no Brasil, contribuindo como podíamos, através do Ikoi, a favor da dignidade daqueles guerreiros”, destaca, acrescentando que, “poder levar a eles a nossa ‘espada que dá a vida’ me fez sentir como se estivesse indo de encontro com uma parte minha que faltava para estar vivo de verdade”.

Já para a irmã Teresia, receber novamente a visita do Hayabusa – a primeira foi há 4 anos – foi motivo de muita alegria. Segundo ela, o que impressionou a platéia foi a disciplina, calma, respeito e concentração dos jovens”.
“No final da apresentação dos jovens, os senhores Kumada e Saito também quiseram se apresentar pois, no primário, ainda no Japão, aprenderam um pouco de Kenjustu. Com muita bondade, o professor Kishikawa pediu para alguns jovens ‘lutarem’ com eles. E os dois idosos atacaram com muita força. Certamente eles não esquecerão tão cedo a vivência que tiveram neste dia”, conta Teresia. (Aldo Shiguti)"




Imagens da visita do Niten ao Ikoi-No-Sono

















Carta da Ir. M. Teresia



"Depois de 4 anos, recebemos no dia 07.04.2019, a visita dos membros do Instituto Niten.
 
Para nós foi uma grande alegria, pois percebemos que nós não éramos esquecidos...
Às 14:00,  os idosos já tomaram seus lugares no salão, esperando a visita dos amigos que muitos ainda se lembravam. Certamente, depois de 4 anos, os membros do Instituto Niten não seriam os mesmos e, muitos idosos daquela época, já partiram para a Casa do Pai. O Sr. Kumada havia guardado com carinho a espada que recebeu do Sr. Pacheco naquela oportunidade e mostrava com orgulho o seu presente.
 
Na apresentação, sob a orientação do Prof. Jorge Kishikawa, os jovens apresentaram muitas técnicas do kenjutsu. O que impressionou a platéia foi a disciplina, calma, respeito e concentração dos jovens.
No final da apresentação dos jovens o Sr. Kumada e Sr. Saito quiseram também apresentar-se, pois no primário, que fizeram no Japão, eles aprenderam um pouco de kenjutsu.
O Prof. Jorge, com muita bondade pediu para alguns jovens "lutarem" com eles.
Com muita satisfação, os dois idosos atacaram com toda força! A platéia aplaudiu e riram com gosto. Certamente, os idosos não esquecerão tão depressa a vivência que tiveram neste dia.
 
Nós agradecemos cordialmente, o carinho e bondade com os idosos do Ikoi no Sono.
Sabemos que cada apresentação toma seu tempo com os ensaios. Desejamos que Deus retribua em alegrias e bênçãos todas as atividades dos membros do Instituto Niten.
 
Com muita gratidão, em nome todos os idosos."
 
Ir. M. Teresia

Tags: Social, Hayabusa,

CAMPANHA BENEFICENTE

por Niten - Social - 22-jan-2019

A turma do Hayabusa (Grupo de Jovens do Niten) se dirigiu até Marcilac para entregas os alimentos arrecadados na nossa campanha do 4º Voto em São Paulo!

As doações foram destinadas à Associação Beneficente Cesarina

Gokuro Sama a todos do Hayabusa e que ajudaram!



Sobre a Associação:

A Associação Beneficente Cesarina é uma ONG que sobrevive de doações e que tem como objetivo prover educação, alimentação e um ambiente saudável para as crianças e adolescentes das famílias locais, que não teriam outra forma de oferecê-los devido à baixa renda ou pela grande distância até a cidade mais próxima.
 
www.facebook.com/associacaoabc2001


 
Arigato Gozaimashitá a todos que contribuiram!
Hayabusa Niten

 

















Tags: Hayabusa, Social,

HAYABUSAS EM SANTOS!

por Akio - SP/Santos - 27-set-2018



Neste sábado, 22 de Setembro, os Hayabusas de São Paulo aproveitaram o inicio da primavera e desceram a serra para treinar com os irmãos de espada do Dojo Santos. Foi um treino cheio de garra, com muito kiai e um men men men especial para deixar o espírito bem vivo e animado! Pelo calor que fazia, era como se o Sol tivesse se aproximado para espiar o que estava acontecendo. E depois um tão esperado, merecido e refrescante pulo na praia, um prêmio por mais um dia vivido intensamente!

Foi um encontro repleto de muita energia. É sempre uma grande alegria poder reencontrar e cruzar espadas com nossos colegas da baixada santista. Fica o convite para subirem para a Capital para treinarmos novamente!

Domo Arigato Gozaimashitá a todos!



(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,

Picnic na APM

por Akio - SP/São Paulo - 01-ago-2018



(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,

Festa Junina 2018

por Akio - SP/São Paulo - 03-jul-2018



Depois de suar muito na manhã do sábado, nos reunimos para celebrar nossa tradicional festa junina com colegas de Caminho de várias as unidades!

Aos que vieram,e também aos que não puderam participar, esperamos todos no ano que vem!

Arigatou Gozaimashita!
Akio

Fotos no Gallery, que pode ser acessado através do Calendário Niten


Tags: Hayabusa,

Caravana Hayabusa

por Malaquias - SP/São Paulo - 05-fev-2018

Neste ano de 2018, os Hayabusas irão colocar os equipamentos nas costas e sairão em caravanas para visitar, cruzar espadas com companheiros de outras unidades e aprendermos juntos




Na primeira caravana do ano sábado dia 03 de Fevereiro, visitamos a mais nova de São
Paulo, a Unidade Brooklyn, onde Senpai Weber nos recebeu de portas abertas e, com
toda energia, nos proporcionou ótimos momentos que jamais vamos esquecer.

Com a Caravana Hayabusa, vamos compartilhar nossas experiências já vivenciadas
e escrever novas histórias durante nossas aventuras. E como Sensei sempre nos ensina,
vamos viver intensamente!

Até a próxima aventura.
Arigato gozaimashitá!
Hayabusa - Malaquias



(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa, Egan2017_Mar,

Mutirão de limpeza com o Hayabusa

por Lotto - SC/Florianópolis - 22-dez-2017



Com a chegada do verão, o movimento nos pontos turísticos da cidade aumenta bastante, e consequentemente a quantidade de lixo nas ruas também.
 
O Hayabusa de Florianópolis se reuniu no início do mês para limpar a Lagoa da Conceição! Recolhemos tampinhas de garrafa, latinhas vazias, bitucas de cigarro e muito mais. 


Começamos pela manhã, o dia estava ótimo!


Pausa para um descanso na sombra


Nenhum cantinho passou despercebido


Todos se esforçaram bastante!

Arigatou gozaimashita!
Lotto

Tags: Hayabusa,

Dia das Crianças no Jardim Botânico

por Akio - Hayabusa - 12-out-2017



Konnichiwa Minna-san!

Nosso primeiro encontro com o Templo Nikkyoji foi um sucesso!

Comemoramos o dia das crianças brincando e nos conhecendo, além de um passeio por um dos locais mais bonitos de São Paulo!

E claro, um delicioso picnic não poderia faltar.





Arigatou Gozaimashita a todos que participaram, e esperamos a todos na próxima!

Tags: KirJovem, Hayabusa,

Sensei conta o que ninguém sabe no Museu da Imigração

por Akio - Hayabusa - 23-ago-2017




Não deixamos o mês de agosto passar sem conhecer mais da cultura japonesa!

Junto à conscientização Yamato, o Hayabusa fez uma visita ao Museu da Imigração Japonesa, onde pudemos entender melhor a influência que a história da colônia e sua importância nas nossas vidas. Seja pela própria descendência, seja pelo Niten, todos puderam ver um pouco da sua própria história e se conhecer melhor nessa tarde.
O passeio ainda foi enriquecido com os comentários e histórias exclusivas do Sensei , que "viveu" cada uma das peças!
 
Arigatou Gozaimashita a todos que participaram!
E quem não pôde vir, contamos com vocês no próximo evento!
 
Sayounara
 
Niten - Hayabusa

Tags: Hayabusa,

Pernoite no Dojo com o grupo Hayabusa

por Lotto - SC/Florianópolis - 19-jun-2017



O Hayabusa de Florianópolis se reuniu no feriado para um evento inédito na unidade: um pernoite no próprio Dojo! Começamos com um treino extra na sexta, seguindo com uma oficina para montagem de itens que serão usados na arbitragem de shiais (combates) de Kenjutsu e um jantar. No dia seguinte, todos acordaram cedo para realizar um Osouji (limpeza) do dojo e emendamos com o treino usual de sábado.


Treino extra

(...)


Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,


Tag  Hayabusa        Retornar para últimas postagens


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h