Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    26-ago-2009

    Imersão no Gashuku

    "Um workshop de detalhes e convivência

    Baixada a poeira da vinda do Sempai Renault, a vida vai voltando ao normal, com sua rotina e afazeres. Mas é impossível não notar uma diferença sutil na minha forma de enxergar o dia-a-dia depois desta visita. Diferença nas pequenas coisas que quase ninguém percebe, mas que de repente passam a saltar aos olhos.

    Para mim, este foi um workshop de detalhes. Desde as minúcias nos katas do Niten Ichi Ryu até as maneiras corretas de se portar de acordo com os katas do Bushido: se preocupar em estar sempre presente para ajudar sem se fazer incômodo,saber ouvir (muito importante!).

    Detalhes que passam despercebidos por olhares menos atentos: um movimento mínimo do kata ou a forma certa de servir um copo. Coisas que poderiam gerar um comentário do tipo: “Mas que diferença faz, se é assim ou assado?!” A diferença é exatamente a mesma entre o certo e o errado! Às vezes, na correria da vida, nos esquecemos da relevância dos detalhes, mas isso é impensável para um samurai. Detalhes nos fazem viver ou morrer, sermos promovidos ou perdermos o emprego.

    E como aprender os detalhes? Eu li no Café com o Sensei que a forma mais eficaz de aprendizado é a convivência, e para mim, especialmente, este foi um workshop de aprendizado pela convivência. Tive a honra de poder acolher o Sempai Renault em minha casa durante o fim de semana do evento, o que para mim foi um treino tão valioso quanto o workshop de Niten Ichi Ryu em si. Meu treinamento em katas do Bushido foi de 24 horas por dia, desde a sexta de tarde, quando levamos o Sempai para conhecer alguns dos pontos turísticos de Salvador, até o jantar no Sábado, e a cerveja logo depois, quando tive o privilégio de ter uma daquelas conversas de valor inestimável, de sentar e ouvir alguém que sabe muito mais do que eu.

    Quanto à parte técnica do treinamento em Niten Ichi Ryu? Bem, foram 11 horas de treino repetindo exaustivamente os katas, e no final de tudo, todos ainda estavam muito empolgados! Dava para ver na cara de cada um dos meus colegas a alegria em estar ali! E no final, cada dupla fez uma breve exibição livre de dois katas, para a turma. TODOS melhoraram muito! Me arrisco a dizer que evoluímos meses em um final de semana. Eu finalmente consegui aprender os dois últimos katas de espada longa, e pegar detalhes – sim, eles novamente – que estavam faltando nos demais. Agora é treinar duro pra consolidar o conhecimento!

    O que eu aprendi com o Sempai Renault nestes três dias não pode ser ensinado em livros, nem em uma palestra de uma hora e meia. É preciso conviver, aprender através do exemplo, errar e ser corrigido até fazer certo, observar quem sabe mais do que você.

    Nestes dias, eu entendi que conhecimento pode ser adquirido de diversas formas, mas os detalhes só podem ser aprendidos através da convivência. E no final, são eles que vão fazer a diferença.

    Domo arigato gozaimashita Sensei, por mover montanhas para nos trazer o Bushido através da convivência, nos fazendo pessoas melhores!
    Domo arigato gozaimashita Sempai Renault, por três dias de imersão nos katas do Bushido, dos quais nunca me esquecerei!
    Domo arigato gozaimashita Sempai Édio, por ser minha referência e convivência constante com o Caminho!

    A.T."


    Neste fim de semana faremos uma imersão nos katas do Bushido e katas técnicos para que assim possamos ter uma convivência pacífica, correta e serena. Para movermos montanhas durante a guerra, e sermos pessoas melhores nos momentos de paz...

    Gashuku. O tempo passa num piscar de olhos.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br