Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    19-ago-2010

    Gashuko 3 - Uma Grande Família


    Unidade Faria Lima: Uma Grande Família (Gashuku - 14/08)


    "O Instituto Niten me deixou claro que não é só uma escola, mas é um verdadeiro ambiente de mudança interior." Bruno (Ana Rosa) 


    Kenjutsu pegando fogo 


    "Gostaria, agora, de aprender sobre o significado da “Flor de Ameixeira”, que o senhor citou. Pensando na sensação que tive durante o Cooper, sobre o que senhor fez por nós com essa determinação, peço permissão para citar um trecho de um texto que li hoje, que me fez lembrar do senhor, Sensei“ "Quando uma flor desabrocha, cinco folhas começam a crescer. Isto é tempo real, naturalmente."Grande Mestre Bodidarma, iniciador da transmissão do Zen, compôs este verso. Se quiserem saber seu significado, vão ao momento em que a flor floresce. O tempo da flor é o tempo das cinco folhas. O princípio de "uma flor e cinco folhas" vem da afirmação de Bodidarma, "Vim à China transmitir o Caminho budista para salvar toda gente que sofre de ilusão."
    "Dar fruto" significa dar fruto noutras pessoas - deve ser esta nossa atividade natural. A prática (causa) é universal e dar fruto (efeito) também é universal.
    “Esse fim de semana deu fruto em nossos corações"
    - Cristiano (Ana Rosa)


    Kata de Kenjutsu à 7 graus

    "Sobre o Sensei, foi ótimo poder ter a atenção dele para me corrigir e me ensinar.
    Mas o que mais me surpreendeu foi a postura dele. Imaginava o Sensei como uma rocha, uma seriedade constante, e o que eu descobri foi que o Sensei é bem humorado, que é descontraído e permite que fiquemos mais a vontade diante dele, sem é claro de nunca esquecer a postura adequada que devemos ter diante de nosso Mestre. E descobri ainda que o Sensei lidera pelo exemplo. Como o Sensei bem sabe temos um jargão militar que fala sobre a Liderança o seguinte: “A palavra convence; o exemplo arrasta”. O Sensei com sua postura, com sua dedicação lidera a todos pelo exemplo. Estar com ele nos faz corrigirmos e buscarmos sempre o acerto, o aperfeiçoamento físico e espiritual."
    - Silveira (Porto Alegre)


    Desvendando os segredos de Miyamoto Musashi: Detalhes do Niten Ichi Ryu - Kodachi Seiho




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br