Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    15-mar-2011

    Terremoto no Japão 3

    Recebi este link em meu email. (Lição de paciência e educação dada pelas vítimas no Japão)


    Tenho vários colegas em Sendai e a situação está caótica.

    Hoje recebi um e-mail de um deles, relatando que está faltando água, luz e, principalmente, gás. Mas o que está mais difícil é conseguir mantimentos, porque não tem mais nenhum lugar que esteja vendendo alimentos... a principal preocupação deles é se haverá o que comer amanhã, por exemplo.

    O que eles estão pensando agora é: -"Como eu vou recomeçar a minha vida?". Pessoas que tinham lojas, herdadas de parentes, algumas com mais de duzentos anos - desde a época dos samurais - donos de fábricas, profissionais liberais que tinham suas pastas de clientes, de pacientes, há mais de 40 ou 50 anos... numa cidade que está quase que completamente submersa, fica muito difícil recomeçar a vida. Essa é a pergunta que os sobreviventes estão se fazendo... uma pergunta difícil de ser respondida! A maior preocupação é essa: como recomeçar a vida? É claro que existe o risco de outros Tsunamis, como eu disse em outro Café, pois estão acontecendo muitos tremores, a questão da explosão da Usina nuclear, enfim...

    Eu, em particular, penso mais na dor dos mais antigos, dos mais velhos, que já passaram por várias catástrofes, incluindo a Segunda Guerra, e agora têm de passar o final de suas vidas sofrendo; o que era para ser uma velhice tranqüila, vai ser sofrida. Sem contar os impactos na economia do Japão, que sem dúvida será afetada, e todos arcarão com as conseqüências. Sobre os mais velhos, que já enfrentaram tanta coisa, eu me pergunto: por quê que ao final da vida terão de passar por esse grande sofrimento? De fato, tudo é incerto... não há garantia  de nada!

    Ouvi dizer de pessoas que estavam em meio ao turbilhão do Tsunami e conseguiram se salvar. Foi preciso muita força para resistir a isso, porque por mais que você tenha vontade de sobreviver, as suas forças se esvaem e, principalmente, se se está nadando contra a corrente. Ouvi um depoimento de uma pessoa cujas roupas ficaram presas em algum prego, ou algo assim, quando foi engolida pelo Tsunami. Essa pessoa trazia a convicção de que tinha de sair viva, por sua família, por seus parentes, por seus pais... Esse homem lutou com todas as suas forças para sair da água, e a única coisa que pensava era que precisava ficar com a cabeça fora da água; ele teve auto-controle para poder pensar até aí: ficar com a cabeça fora da água! Diz-se que lutou com todas as forças e rasgou as roupas presas, conseguiu subir à tona, agarrou-se a algum apoio e conseguiu se salvar.

    Obviamente que todos querem se salvar, sobreviver, mas, alguns por falta de condicionamento físico ou mental, não conseguem sair dessa crise. É claro que todos querem se salvar - isso é óbvio!-, mas há momentos que você usa todas as suas forças, seus "atps", até o fim e acaba desistindo... fica à deriva. É nesse momento que entra o "KI"! Essa energia interna que não tem a ver com "ATP", nem com condicionamento físico: É uma força que vem de dentro do indivíduo! Para além dos "atps", que a ciência procura demonstrar de várias formas, vem o KI, e quem luta Kenjutsu sabe bem do que estou falando, o que significa ultrapassar todos os seus limites... quando, em estado de completa exaustão, quase inconsciente, consegue-se golpear o oponente. É claro que eu não estou dizendo que é fácil sobreviver a um Tsunami, que basta ter KI, mas, numa hora dessas, seria providencial que todos tivessem essa energia interna.

    Certa vez, tive de nadar contra a correnteza, e sei o que é se esforçar até o último "ATP". Quando dá vontade de desistir, meus braços já não estão levantando, minhas pernas já não estavam batendo e alguma força fez com que eu nadasse contra a correnteza. Parecia uma eternidade, mas foram aproximadamente 30 minutos. Cheguei exausto e com câimbras nos quatro membros. Sei como, nos momentos mais difíceis quando você não aguenta mais, é fácil desistir e deixar o destino tomar conta de você. Ficar a deriva...
    E imagino que muita gente deve ter nadado contra a correnteza, contra o Tsunami, quando ainda estavam vivos! Realmente, é muito fácil desistir, pois chega um momento que quando você esgota todas as suas energias a tendência é desistir.

    E foi naquele momento que , acredito eu,  no meu caso, que a Espada, durante os longos anos de treinamento, fez com que brotasse esse KI que me fez nadar contra a correnteza, apesar das câimbras, com o coração quase infartando. Penso em quantos devem ter desistido de suas vidas no Tsunami; ao contrário deles, como esse indivíduo, que estava preso aos pregos, e teve forças para rasgar as roupas e subir à tona.

    Outra coisa que me ocorre: quantas espadas antigas ficaram submersas? Espadas com história, espadas de séculos, verdadeiros tesouros nacionais, estão perdidas para sempre... isso vai desaparecer e me deixa profundamente triste.

    Transcrevo, conforme anunciei ontem, o e-mail que recebi de um de nossos companheiros de Sendai:


    "Kishikawa Sensei

    Agradeço pela preocupação.
    O Mestre e eu estamos bem.
    Ate o momento não soube de nenhuma vítima em nosso grupo.
    A partir deste momento, recomeçar a vida ficará mais difícil.
    A luz e a água já voltaram mas a distribuição de gás será afetada a cada 3 semanas.
    Não há alimentos nas lojas que estão todas fechadas.
    Mesmo assim, há muitas pessoas que desapareceram no Tsunami ou que sem água e com frio estão suportando as intempéries desta destruição.
    O que resta agora a todos nós japoneses é nos unirmos todos, impregnados pelo Bushido, para superar esta grande catástrofe.
    Eu também estou preocupado com a alimentação , mas mesmo assim vou lutando.
    Por favor, transmita nossas lembranças a todos."


    Vê-se que apesar da crescente perda de valores no Japão, o Bushido encontra-se no inconsciente de cada japonês.
    Vê-se, mais uma vez, que o Bushido será o alicerce para a recuperação desta grande catástrofe.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br