Retornar para últimas postagens
"Quando vi o Sensei em Wakigamae*, não sabia o que fazer pois por conhecer o Kata sabemos do perigo que ele representa o que contrasta com a visão do adversário em uma posição de aparente desvantagem
ou para alguns menos atentos até em uma posição que não representa perigo. Não se sabe de onde vem o golpe, sabe-se que de onde vem vem um golpe certeiro. Ao tentar utiliza-lo e uma luta senti a dificuldade de achar uma posição com o Kote e você fica vulnerável, sem a espada entre você e o inimigo. Neste momento penso comigo mesmo tem que ter muita coragem para utilizar este Kamae ele é muito forte, mas também te deixa muito exposto ao adversário."
Sensei se me permite depois que o Sensei passou Gedan com uma mão (Kamae do Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi) tenho reparado em alguns detalhes que tem enriquecido a minha maneira de fazer os katas e agora tenho mais uma fonte de aperfeiçoamento."
Mendes - Unidade Ana Rosa
Este são as palavras de um aluno da categoria máxima em Kenjutsu após o treino.
As posições Wakigamae e o Katate Gedan, estudadas durante o treinamento, vão trazer em forma de benefícios, fundamentos para poder atravessar o vasto oceano ou o inferno como denominariam alguns.
Aconselho a todo que se propõe empunhar a espada, que se aprofunde nos pensamentos do Wakigamae e no Katate Gedan . Ao menos isso.
Há pouco mais de um século ,escreveu o filosofo francês, Georges Bernanos: "Um pensamento que não resulte em ação é nada demais, e uma ação que não proceda de um pensamento não é nada."
Quantos sabem na ação (ou pelo menos chegaram perto de entende-lo) o que é o Wakigamae e o que é o Gedan?...
Wakigamae
Katate Gedan
* leia o Shin Hagakure pag.196 o verbete "Wakigamae"