Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-mar-2011

    Ação X Pensamento

    "Quando vi o Sensei em Wakigamae*, não sabia o que fazer pois por conhecer o Kata sabemos do perigo que ele representa o que contrasta com a visão do adversário em uma posição de aparente desvantagem ou para alguns menos atentos até em uma posição que não representa perigo. Não se sabe de onde vem o golpe, sabe-se que de onde vem vem um golpe certeiro. Ao tentar utiliza-lo e uma luta senti a dificuldade de achar uma posição  com o Kote e você fica vulnerável, sem a espada entre você e o inimigo. Neste momento penso comigo mesmo tem que ter muita coragem para utilizar este Kamae ele é muito forte, mas também te deixa muito exposto ao adversário."

    Sensei se me permite depois que o Sensei passou Gedan com uma mão (Kamae do Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi) tenho reparado em alguns detalhes que tem enriquecido a minha maneira de fazer os katas e agora tenho mais uma fonte de aperfeiçoamento."

    Mendes - Unidade Ana Rosa

     

    Este são as palavras de um aluno da categoria máxima em Kenjutsu após o treino.
    As posições Wakigamae e o Katate Gedan, estudadas durante o treinamento, vão trazer em forma de  benefícios, fundamentos para poder atravessar o vasto oceano ou o inferno como denominariam alguns.
    Aconselho a todo que se propõe empunhar a espada, que se aprofunde nos pensamentos do Wakigamae e no Katate Gedan . Ao menos isso.
    Há pouco mais de um século ,escreveu o filosofo francês, Georges Bernanos: "Um pensamento que não resulte em ação é nada demais, e uma ação que não proceda de um pensamento não é nada."
    Quantos sabem na ação (ou pelo menos chegaram perto de entende-lo) o que é o Wakigamae e o que é o Gedan?...


    Wakigamae


    Katate Gedan

    * leia o Shin Hagakure pag.196 o verbete "Wakigamae"
     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br