por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 24-jun-2004
Por Mário Amorim Conforti
Konnichi-wa Mina-san!
Infelizmente não tirei nenhuma foto do Torneio, mas impressões pessoais não faltaram. Essa foi a primeira vez que eu participei, realmente, da organização de um Torneio Nacional. Agora posso dizer que é muito difícil organizar um evento deste porte e, ao mesmo tempo, muito prazeroso. Tive a impressão de que toda a unidade Rio de Janeiro ficou mais unida nesses 2 dias de competições. O tempo foi curto, gostaríamos de ter feito mais coisas, mas passada a guerra não me arrependo de nada. Fiquei emocionado com a quantidade de alunos de outras unidades do Brasil que vieram prestigiar o Torneio. Acho que todos nós do Rio ficamos pensando se as pessoas viriam, se daria tudo certo; e no sábado pela manhã, quando eu vi o ginásio lotado eu pensei: "Caramba, todas essas pessoas confiaram na gente!", foi então que eu me dei conta que não poderíamos falhar. A torcida estava muito animada, o pessoal de Brasília e da Ana Rosa deu um show à parte. Reencontrei muitos amigos, Senpai´s e Kouhai´s, e conheci muitos outros. Tentei não desperdiçar nenhum momento. Sei que foi cansativo, duro e, às vezes, estressante. Por isso, aprendi a dar valor ao esforço de toda a organização dos outros Torneios. Peço desculpas se em algum momento faltei com minha responsabilidade. O Torneio foi maravilhoso, assim como nossa cidade! Nos vemos em Campinas 2005.
Doumo arigatou gozaimashita,
Conforti - RJ.
O TORNEIO E OS DUELOS. Por Gabriel Dib Tebechrani Neto
No final de semana passado , os bushis do Niten se reuniram no Rio de Janeiro para o que seria o maior torneio brasileiro já realizado, o primeiro fora de São Paulo. Já deixo aqui aos nossos amigos do Rio as devidas congratulações pela organização de um evento desse porte . Omedetou!!
Não vou aqui descrever as fatalidades da vida , como quando o pneu do nosso ônibus (de São Paulo) furou e ficamos andando no acostamento sem rumo , ou quando eu acabei por engano trocando meu obi novinho por um obi usado enquanto me trocava no masculino . Foram, afinal , risadas sem as quais não conseguiríamos bolar a música que guiou as competições: o Bonde do Nejão .
Escrevo aqui , sim , sobre três momentos que me marcaram neste torneio .
O primeiro foi logo antes de iniciarmos a luta para semifinal de kenjutsu: nós , da equipe São Paulo, contra a equipe Ana Rosa ( todos nós treinamos na Ana Rosa ). Animados e nervosos , nós formamos um círculo e prometemos dar o melhor de nós e honrarmos o privilégio de ter o Sensei mais próximo do que a maioria das outras unidades espalhadas pelos confins do Brasil. Essas 5 lutas estão entre as mais emocionantes que eu já vi e lutei.
O segundo momento foi logo após a derrota na final para a equipe do Rio de Janeiro ( Barra ). Senti-me realmente grato por ter lutado aquela final com meus amigos de espada contra uma equipe forte que ainda não tínhamos enfrentado. Foram mais 5 combates inesquecíveis . O sincero “Arigatô Gozaimassu” para nossos amigos do Rio mostrou realmente o que é o espírito do Bushido.
Por fim , a final de Kenjutsu 4 o . kyu e acima foi fantástica . Cada bushi que assistia seus Sempais lutarem lançava ao ar seu ki, esperando que a força do espírito fosse recebida e se mostrasse decisiva na luta . O empate após os dois primeiros embates levou para as mãos do Sempai Neje e do Sempai Renault o confronto final . Lembro-me perfeitamente : após um pouco de luta , os dois se separaram e abaixaram as armas , andando em círculos e encarando o adversário como se fosse a sombra da própria morte . Era a encarnação de um verdadeiro duelo de samurais .
As quatro espadas ligeiras e fatais , ávidas por um corte certeiro : o golpe perfeito .
Ali as duas torcidas soltaram todo o seu kiai, abalando as estruturas do forte de São João, nosso campo de batalha .
Logo na segunda-feira , de volta a São Paulo, compareci ao treino na unidade Ana Rosa . Como havia torcido o tornozelo na luta final , no dia anterior , fiquei treinando Iai ao fundo do dojo ( um martírio ficar de seiza, imaginem), sem tirar os olhos dos meus amigos que , após a batalha do Rio, pareciam mais fortes e mais ágeis. “ LUTA !” Os passos mais firmes acompanhavam o kiai exaltado, renovado (e até rouco) desde a última batalha .
É como Sempai Neje disse, depois de torneio como esse você volta querendo treinar mais forte . A espada corta diferente . O “Men” sai amplo e sem força . O “koshi” está mais firme .
Você quer ser maior . Ir além dos seus limites .
É então que nós nos damos conta de que o infinito não é suficiente para nos deter .
Domo-arigatô-gozaimashita! Gabriel Dib Tebechrani Neto ( unidade Ana Rosa – SP)
O QUE RESTA AO BUSHI POEMA de LENDRO PORTOS
Sob o metal que protegia o rosto Havia a mistura densa de lágrimas e suor Os olhos não fitavam carne Mas sim espíritos. Cores.
Dentro do peito a gratidão intensa E o fervor de se alimentar de batalhas vindouras Os gritos, kiais e o crispar de combates ao redor Satisfaziam aos ouvidos como uma orquestra De sons de glória e força
Não pensar em nada na investida Deixar de existir quando as espadas se ajuntarem E sentir depois o sabor da vitória Apenas pelo sorriso de companheiros
Quando os pés se moverem adiante do círculo de fogo Restará àquele guerreiro apenas a coragem e o aprendizado único dos dias de luta.
O site do Instituto Niten tem como objetivo transmitir informações a respeito do universo das artes da espada samurai e cultura japonesa aos alunos do Instituto e aos interessados em geral.
Este site se reserva o direito a transmitir apenas aquilo que esteja em consonância com suas propostas, garantindo a seriedade de seu conteúdo. Em respeito a este mesmo direito de propagar e endossar somente o que for reconhecidamente aprovado pela direção do Instituto resguardamos o direito de réplica.
Os textos deste site estão sujeitos a correções e não necessariamente refletem os pontos de vista das escolas tradicionais com as quais possuímos ligações.
Os artigos de autoria do Instituto Niten podem ser reproduzidos, citados e distribuídos livremente, desde que isto seja feito de forma gratuita. Solicitamos apenas que o endereço da fonte seja divulgado.
Os artigos de outros autores — relacionados na Bibliografia deste site — são protegidos por direitos autorais. As citações são feitas conforme a permissão do Artigo 46 da Lei 9.610 sobre Direitos Autorais. Os materiais de origem norte-americada são citados sob a autoridade do Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
O Instituto Niten respeita a propriedade intelectual de outras pessoas. Caso você acredite que seu trabalho tenha sido violado, por favor entre em contato conosco para que isto seja sanado.
Para melhor proteger a privacidade de seus visitantes, o Instituto Niten compromete-se a não divulgar os dados pessoais daqueles que entrarem em contato conosco e se cadastrarem em nosso informativo.
Também nos comprometemos a não enviar spams e nos restringimos a apenas responder as perguntas e solicitações que nos forem enviadas por e-mail.
O Instituto Niten envia aos seus cadastrados somente sua Newsletter, o EGAN, para inscritos que tenham optado por recebê-la, ou em anexo a uma resposta a perguntas enviadas por email ou pelo nosso formulário.
O site do Instituto Niten é desenvolvido pela equipe administrativa do Instituto.
Agradecemos a todos os alunos e amigos que contribuíram e acrescentaram um pouco de sua energia ao site.