por Drawin - MG/Belo Horizonte - 30-jun-2020
Kombanwa Sensei.
Shitsurei Shimmasu.
Abaixo, seguem algumas palavras sobre o quão bom tem sido o NITEN e seus ensinamentos em minha vida.
Conheci de forma muito breve, muito breve mesmo, de longe, a prática da espada samurai a partir de uma visita à uma escola de filosofia a qual minha esposa frequenta e havia me falado sobre esta arte marcial, que ate então somente tinha visto nas telas da tv. Foi aí que pesquisei sobre esta maravilhosa arte marcial samurai na internet é claro e comecei a encontrar reportagens, videos, links, associados ao Sensei Jorge Kishikawa, e direcionando ao site do NITEN.
Desde aquele momento comecei a me interessar na busca por mais informações sobre o Sensei e sobre o Instituto, no intuito de buscar algo diferente, e que realmente me deixou intrigado. Tanto que logo fui ao Dojo de Belo Horizonte, onde tive a oportunidade na ocasião de acompanhar um torneio e conhecer os coordenadores da unidade, Senpai Drawin, Senpai Bernardo e Senpai Gabriela, e em duas semanas aproximadamente estava eu matriculado, e foi assim que minha história começou no Niten.
Desde então ,venho observando, aprendendo e absorvendo todos os ensinamentos, sejam no manuseio da Iaito e/ou da Shinai, dos momentos de ouro, da convivência e espirito de colaboração, e também nos momentos do Birudo é claro.
Através do Niten e de seus ensinamentos, posso notar de como eu pude evoluir como profissional, onde a obervação ampla e ao mesmo tempo pontual, é crucial para que consiga conduzir junto a equipe o alcance das metas gerais sem deixar de lado a meta individual de cada um. Para isso, sempre buscando dar o exemplo, fazer, fazer e fazer, mesmo que alguns pensem...nossa, ele não precisa fazer isso ou aquilo, não é função dele... Vejo que a disponibilidade, a garra, a disciplina, o respeito, e quando é de coração, são muito importantes para que você alcance os objetivos propostos e na busca da perfeição. Sempre ouço os momentos de ouro com muita atenção, assim como as falas do Sensei, para que eu possa absorver, refletir e colocar em prática dentro do meu universo da melhor forma possível, procurando de forma trabalhada transmitir as mensagens que sempre fazem a diferença para minha pessoa. E digo mais, já teve até alguns profissionais e colegas que trabalham comigo, que já externaram que eu havia de certa forma mudado, mudado na maneira de conduzir as situações e adversidades do dia a dia, e sempre de maneira estratégica.
Com meus alunos na universidade, procuro ensina-los as questões técnicas do curso, ma sempre alinhado com muita disciplina, reforcei através do Niten, do Bushido, minha importância na formação dos profissionais, mas não somente sob o aspecto técnico, mas também sob o aspecto do ser humano, tento incorporar em minhas conversas questões que envolvem razão, respeito, honra e disciplina, sendo está ultima a qual tem se faltado nas gerações atuais de forma geral, tudo está muito "fácil". Quando me vejo por um instante desanimado as vezes, com a grande massa de pessoas a quem estou lecionando, busco forças através da espada que dá vida, das sete virtudes dos samurais, dos votos do Hagakure, e penso "posso não salvar a todos, mas posso salvar alguns, o que é melhor que nenhum" e vou em frente.
Outros exemplos que posso citar, em minha casa pude perceber ao longo do tempo (minha esposa já relatou isso também), mais disponibilidade para os afazeres do dia a dia, sem murmurar de cansaço, hoje evito ao máximo e em todos os cenários da vida ficar dizendo "como estou cansado", pois palavras de baixa energia podem impulsionar em mais perdas, o que não será de valor para seguir em frente. Sempre me agarro nos ensinamentos, buscando mais serenidade e já teve vezes de estar mais agitado e impulsivo devido as questões do dia a dia, que fui treinar, isto no silêncio da noite, buscando concentrar e seguir em frente.
A partir do Niten, encaro a vida, tendo sempre ao meu lado a espada que da vida, de forma a promover minhas atitudes como pessoa com a máxima perfeição, mesmo sabendo que ela sempre estará a um passo a frente, mas sempre podemos melhorar!!
Arigatou gozaimashita ao Sensei e também aos Senpais que estão sempre dispostos a nos orientar, nos conduzindo em direção a fonte!
Sayonara! Arigatou gozaimashita!
Gervásio - Unidade Belo HorizonteGervásio treinando Iaijutsu na sua casa durante a quarentena (esquerda) e fazendo um treino de corte em SP no fim de 2019 (direita).
por Niten - ES/ - 25-jun-2020
" (...) não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação. (...) Couto" Vitória/ES
Continua (post completo)
|
comentários 4 de 4Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu
Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.
Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.
TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA. (Continua)
Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.
Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.
Gambate!!!! (Continua)
Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
Espírito de samurai!
Muito bom! (Continua)
Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!
Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado! (Continua)
por Niten - ES/ - 20-jun-2020
" (...) Um dos melhores momentos sem dúvidas foi quando todo mundo do Dojo fez um "Genkidama" simbólica, cada um de nós enviou uma foto com as mãos para o alto enviando nossas energias para o Senpai Arthur durante a final. Foi um gesto simbólico mas que me deixou bem emocionado e que representou bem a união de nossa unidade. (...) Após o fim do torneio tivemos nosso tão aguardado "Beerudo" com pessoas de todas as unidades, poder conversar com todos eles, ouvir histórias engraçadas, receber conselhos e deixar a máscara cair foi sensacional, realmente uma experiencia única que vou levar no coração o resto da minha vida. (...) Waldeque - Vitoria/ES
Continua (post completo)
|
comentários 3 de 3Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu
Cha-la head-cha-la
Não importa o que aconteça
Sempre tenho a força e o poder
Cha-la head-cha-la
Vibrante o meu coração
Sente emoção e tem amor pra dar
Cha-la head-cha-la
Não pense em nada,só escuta
Sonhos dentro do coração (Continua)
Formentini - VitóriaOmedetou pelo relato Waldeque!
A felicidade que o Caminho te proporciona é evidente! E inspiradora também!
Arigatou gozaimashita! (Continua)
Lucas Ledo - VitóriaÓtimo relato Waldeque! (Continua)