Algumas fotos do Gashuku em Grajaú:
Cervejada com o Sensei
O pessoal da mesa
O Sensei brindando com alegria
Renato Romualdo - Nova IguaçuKonnintiwá Mina San,
Shitsurei Shimassu.
Analizado as fotos é bem complexo expressar com palavras o que foi o Gashuko junto ao Sensei. Treinamos duramente, suamos o kimono (e olha que estava bem frio) lutamos com o Sensei duas vezes a primeira de Itto e (Continua)
No dia 21 de novembro tivemos a honra de receber a visita do Sensei para o segundo Gashuku no DF!
Tivemos a chance de conviver com o Sensei, aprender katas do Bushido e técnicas diretamente da fonte.
Arigato gozaimashita Sensei!
Camila - BrasíliaO dia foi intenso e o treino foi forte, pudemos sentir a energia emanando daquela quadra.
Ao sensei, arigato gozaimashita pela preocupação com cada aluno e pelo esforço em nos passar o melhor de cada kata e cada kamae.
Aos senpais e colegas, arigato goz (Continua)
Cleuton - Brasiliative a Honra de participar, muito bom.
espero que para o ano de 2011 tenha varios eventos como este. (Continua)
Clarindo - Brasília - DFTive a honra de estar presente e poder treinar com todos sob os olhares do Sensei... Sensação única!
Estou feliz por ter participado!
Sayonara! (Continua)
Ferreira - Brasilia - DFTreinar com o Sensei é sempre um oportunidade unica. Cada treino tem a sua propria energia de forma que nunca irao ter dois treinos iguais, somente quem pode participar desse gashuku sabe como foi uma oportunidade rara.
Arigato gozaimashita Sensei pelo t (Continua)
Furtado - Brasília - DFOhayo mina-san,
Realmente o gashuku com o Sensei foi algo sensacional. Foi um dos treinos onde tive a maior oportunidade de ver a energia do Sensei. Diria que é algo inexplicável.
Arigato gozaimashita Sensei, Senpais, Coordenadores e colegas de treino. (Continua)
Em agosto alunos do dojo de Ribeirão Preto viajaram até a Serra da Cantareira para um treinamento de inverno com o Sensei
Sensei transmitindo técnicas do Niten Ichi Ryu
Treinamento em meio à natureza
Crianças também participaram em meio a um treinamento baseado no KIR Jovem.
Método desenvolvido pelo Sensei Jorge Kishikawa que visa transformar os pequenos samurais em crianças ativas e alegres!
Veja mais fotos do Kangeiko na galeria
Konnichiwa,
Nesse mês de agosto estivemos reunidos novamente na Serra da Cantareira para mais um Gashuku. Dessa vez com um diferencial, o frio. Que chegou a 7°C!!!
Os treinos começaram cedo, antes das 6:00h da manhã. Os alunos puderam treinar Niten Ichi Ryu, Jitte, Kusarigama, Iaijutsu, além da revisão técnica no Kenjutsu. Nesses dois dias de convivência com o Sensei e Senpais vindos de todo o Brasil, todos os alunos aprenderam importantes ensinamentos, além dos "gokuis" que o Sensei passou nos treinos.
Outro diferencial foram os áudio-visuais passados pelo Sensei, mostrando para todos os presentes não só a parte técnica do Caminho.
O próximo será em dezembro, quem não pode ir dessa vez, programe-se para não perder o próximo.
Sayounara.
Danilo Pedroso
Coordenador
Instituto Niten
Niten Ichi Ryu na Serra a 9°C
Treino de Iaijutsu (Suio Ryu e Sekigutchi Ryu)
Ensinamentos passados pelo Sensei
No dia 20 de Junho Recebemos o Sensei para um Treinamento Intensivo de Kenjutsu e Iaijutsu.
"Treino e jogo do Brasil. Não sabemos quando terminou.
Não se ouviam torcidas e vuvuzelas em meio aos kiais"- Fonseca
*kiai= grito
"Horas de Ouro. Passar um dia treinando com o Sensei nos faz despertar para os Kudens*, e chegar na conclusão final. Precisamos treinar mais..." - Bolivar
*kuden= segredos da arte
"Gostei muito de ter pariticipadode todas as modalidades no Gashuku. Fiquei muito contente e satisfeito com a regulamentaçao da situaçao no Niten BH."
Tolentino
"Convivendo com o Sensei aprendemos que, com um proposito firme, podemos superar praticamente qualquer adversidade (chaos)."
Sartori
"Gashuku em Brasília: aprendizado, convivência, superação, a verdadeira aplicação dos katas do bushido."
- Taddeo, coordenador unidade Goiânia
Clarindo - PalmasKonichiwa!
Tive a honra de estar presente neste gashuko em Brasília e pude aprender muitas coisas novas.
Arigato Gozaimashita! (Continua)
Gashuku APM São Paulo - março de 2010
No segundo dia de gashuku dos três dias em que estive presente, o Sensei nos pediu para escrever uma frase breve que resumisse nosso sentimento e visão com relação ao gashuku. A minha escolha foi essa: "Aprender e treinar o estritamente correto."
Isso resume o que se passou neste gashuku. Uma oportunidade de ouro de estar ao lado do Sensei durante três dias de convívio e ouvir diretamente do mestre cada detalhe desde os mais básicos que aprendemos em nossos primeiros dias de aula aos mais complexos e quase imperceptíveis. Foi, como abordamos ultimamente, uma RENOVAÇÃO TOTAL.
É como comentamos entre nós: Só estando presente para sentir, saber e assimilar o que se passou neste gashuku. Vale sim por meses de treino. Além disso, rever e cruzar espadas com colegas e amigos e dar muitas risadas ao lado do Sensei e dos outros alunos é sempre uma experiência única. Vale a pena experimentar.
Rocco- Coordenador Curitiba
Neste fim de semana realizou-se o primeiro Gashuku do ano do Tigre!
Novamente alunos de várias Unidades do Instituto Niten se reuniram na APM, Associação Paulista de Medicina, um clube muito agradável em meio a natureza e com perfeitas condições para a prática das artes do Kôbudo.
Novamente alunos de Sorocaba participaram deste importante evento visando o aperfeiçoamento das técnicas em várias das modalidades praticadas. Tudo isso com acompanhamento e correções feitas pelo Sensei Jorge Kishikawa.
Nesse Gashuku foram revisadas as técnicas do Kenjutsu com Bogu e revistas técnicas dos katas do Niten Ichi Ryu, Sekiguchi Ryu Iaijutsu, Jojutsu, Naginatajutsu, Kusarigamajutsu e Jittejutsu, além dos tradicionais momentos de confraternização e descontração com os colegas de todo o Brasil.
Samurais de todo o Brasil reunidos para o aperfeiçoamento da técnica.
O cooordenador Lucas e alunos de Sorocaba em treinamento durante o Gashuku realizado na APM.
Durante o Gashuku os treinamentos foram conduzidos pelo Sensei Jorge Kishikawa.
Sorocaba continua participando dos eventos e evoluindo tecnicamente através de visitas constantes a outros Dôjos e ao Sensei Jorge Kishikawa. Vamos continuar buscando o aprimoramento da técnica no ano do Tigre
Mokusso (meditação) após treino com Bogu (armadura) durante o último Gashuku de 2009.
Entre os dias 04 e 06 de dezembro a Unidade Sorocaba do Instituto Niten participou do Gashuku realizado em São Paulo e na APM - Associação Paulista de Medicina.
Os alunos Andrew, Eliane e Samuel, juntamente com o coordenador Lucas participaram dos 3 dias de Gashuku, praticando a maioria das modalidades treinadas.
Foram 3 dias de muito kiai e aprendizado para todos, tudo isso em meio a natureza, em um lugar que estimulava a reflexão e o foco nos treinamentos.
Todos puderam cruzar espadas e conhecer colegas de todo o Brasil, Argentina e Chile!
Além de praticar diversas artes do Kôbudo como Kusarigamajutsu e Naginatajutsu!
Caminhada na manhã do dia 06/12.
Os alunos Andrew e Samuel durante os treinamentos de Hyoho Niten Ichi Ryu.
A aluna Eliane e o coordenador Lucas durante os treinamentos de Naginatajutsu.
Omedetou gozaimassu aos alunos que se esforçaram para se aprofundar no estudo do Kôbudo!
Omedetou gozaimassu aos alunos Andrew e Eliane que receberam a graduação de Pré-Shoden do Niten Ichi Ryu!
Hai Senpai! Domo Arigato gozaimashita.
A ultima parte, o retorno para casa.
Reencontro os colegas de trabalho, amigos e família, fiquei feliz por vê-los bem e querendo ter informações sobre a viagem.
Meus pais e amigos já me perguntaram, quando vai ser a próxima? (rs!)
Breve, breve... Sayounara.
De Palma
Shitsurei shimassu Konbawa Sensei, O terceiro dia... que dia lindo!
Se olhar a foto anexa a este relato irá entender o meu sentimento. Neste Gashuku também realizamos caminhadas, logo pela manhã, antes do café, conhecemos outra parte da APM. Observamos a natureza, respiramos o ar da região e tivemos uma pequena palestra realizada pelo nosso colega, Pablo Heuber, Biólogo, sobre o Meio Ambiente, Mata Atlântica e espécies nativas. Na parte técnica, este dia foi do Niten Ichi Ryu, do iníco ao fim, na quadra a céu aberto, cercado pela natureza, foi intenso e diferente. Ao longo do Gashuku, pude executar, observar e conhecer novos Katas. A maior parte do tempo, me preocupei em trabalhar para ajudar a realizar as atividades, levantar cedo, liberar o banheiro, comprar passagens, check in e check out do Hotel, arrumação de mala, atenção na fila na hora do almoço, atenção as instruções e horários, são algumas atividades cujos Katas do Bushido foram freqüentes neste Gashuku. Existem muitos outros Katas e estes que citei acima ainda têm muitos detalhes que eu ainda não conheço. O que eu observei é que, seja qual for o foco, à medida que conhecemos os Katas, aumenta o nosso comprometimento sob o que somos responsáveis, por isso, sou grato a todos que tem me dado a oportunidade de conhecer.
Domo Arigato Sensei, Senpais e Kohais!
Domo Arigato a minha Família e Amigos. Domo Arigato aos meus Colegas de Trabalho.
Sayounara
De Palma
Shitsurei shimassu Konbawa Sensei,
O segundo dia foi bastante empolgante, 2,5 horas de treino com bogu, sem parar, nos quais lutei 1 min com o Sensei.
Este 1 min foi “o minuto... de ouro!” e como já tinha dito, foi o objetivo da minha viagem. As outras horas, não menos importantes e igualmente marcantes, completaram a missão. A tarde, quando chegamos ao Clube de Campo da APM (Associação Paulista de Medicina), começamos com uma longa jornada de Niten Ichi Ryu e a noite, o treino de Iaijutso, Sensei passou algumas seqüências que foram apresentadas no filme da noite passada. Neste filme, um dos Senseis que realizou a demonstração, parecia que “conversava” com sua Shinken durante a execução dos movimentos que sempre terminavam de forma firme, precisa e com um Kiai forte e profundo. Neste treino, tivemos a oportunidade de executar tais movimentos na quadra a céu aberto, com o clima de região serrana... fantástico! O fim da noite... não poderia faltar o Birudo, fazia um friozinho, mas a cerveja estava muito boa! Sayounara.
De Palma
Shitsurei shimassu Ohayo gozaimassu Sensei, O inicio de nossa viajem foi tranquilo, posso dizer que o grupo em que vim esta bem e bastante disposto. A noite passada foi uma surpresa muito boa, principalmente para os mais novos que ainda não conheciam o Sensei, a sessão de filme foi muito interessante, quase bati palmas... Gosho Sensei é impressionante. Agora estou me preparando para mais um dia, está cedo, estou ancioso...
Sayounara.
De Palma
Nesta quinta e sexta os alunos iniciam a jornada ao Gashuku...
Shitsurei shimassu Ohayo Gozaimassu Sensei,
Hoje, comecei a viajem para o Gashuko. Sem muito o que falar, mas esperando ver e ouvi-lo. Nos encontraremos em breve.
Sayounara.
De Palma, Victor
Nos dias 19, 20 e 21 de junho foi realizado o Gashuku da Unidade Niten Belo Horizonte, este planejado e orientado pelo Sensei Jorge Kishikawa e Coordenado pelo Sempai Adeval que treina diretamente com Sensei na Adm em SP. O Gashuku teve inicio na sexta-feira com a Palestra sobre Zen e o Kime ministrada pelo Dr Paulo Amorin, este indicado pela Monja Coen uma das maiores autoridades no Zen Budismo no Brasil. Onde foi realizado Zazen e leitura do trecho de um Sutra...Leia mais e veja a galeria