Matéria Publicada no Caderno de Esportes no dia Primeiro de Agosto
Clique para ler
Matéria Publicada nesta Sexta Feira
05 de Agosto
Simonassi - Vitória-ESOmedetou a todos os samurais de Vitória, que em plena semana de trabalho e estudo, prontamente se dispuseram a ir ao parque e possibilitaram mais essa matéria para divulgar a arte da espada.
Gambatê kudasai, para que continuemos disseminando o sentiment (Continua)
Reportagem veiculada no Jornal de Brasília, 28/07/2011.
(Clique aqui para ler a reportagem)
Camila - BrasíliaKonnichiwa!
É muito bom perceber que as pessoas que vem conhecer o Instituto (que normalmente pensam na parte esportiva) saem do treino entendendo a importância da filosofia samurai para todos que estão ali treinando.
Omedetou gozaimasu aos coordenadore (Continua)
Valberto - GamaKonnichiwa mina san!
Achei a reportagem muito boa, apesar de uns pequenos erros. Acredito que este tipo de mídia é importante para desmistificar o que é o Niten. Algumas pessoas menos informadas já me perguntaram se no Niten se ensina arte do Ninjitsu! (Continua)
Otavio - BrasíliaKonnichiwa mina san!
Omedeto pela reportagem, mostra um pouquinho do que é o Niten para o mundo! Muito mais que uma arte marcial, uma filosofia de vida!
Sayonara! (Continua)
Matéria publicada 18 de Maio de 2011 no Jornal Nova Imprensa! Omedetou Niten Nova Friburgo que já conta com 5 alunos! Toda a beleza da arte milenar de manuseio de espadas samurais pode ser conferida de perto em Nova Friburgo. O Instituto Niten, sob coordenação do Mestre Jorge Kishikawa, abriu inscrições para o projeto “Niten-Virtudes” no ginásio do Friburguense, em Olaria, cujo instrutor designado é o Sempai Israel Carbone. Este projeto prevê oferecer todos os subsídios para o treinamento pleno, com todos os materiais necessários para até 12 alunos. Podem se matricular jovens, meninos e meninas, que sejam alunos da rede pública de ensino (qualquer nível), entre 12 e 17 anos. Para isso estão sendo elaboradas parcerias com a rede pública de ensino. (...) Continua (post completo) |
Saraiva - Rio de JaneiroParabéns Sensei, Senpai Wenzel e todos que contribuem com este projeto Niten-Virtudes que leva esperança e energia para todos enfrentarem os desafios da vida com muita coragem.
Sayounara Arigato Gozaimashita
Saraiva (Continua)
Guimarães - Rio de JaneiroGostaria de parabenizar o Niten por esta atitude, em especial ao Sensei e
ao Senpai Wenzel. Esta é mais uma ação que dignifica e honra o sentido do
caminho, ser samurai é ir além do combate físico, é ter compaixão e empatia
com o outro, ou seja "omoiya (Continua)
Matéria publicada no Jornal "O Vale" em 15 de Maio de 2011: AARON KAWAI Modalidade pouco divulgada tem adeptos na região e é vista como uma filosofia de vida Em São JoséAs aulas acontecem uma vez por semana no clube BBC do Jardim Maringá, [Terças] das 19h às 21h Mais do que um esporte: uma filosofia de vida. Esse é o ideal milenar do kenjutsu, uma das modalidades do kobudô, uma arte marcial japonesa milenar, que surgiu há cerca de 700 anos, em um Japão feudal, bem diferente do atual e que exige muita agilidade. Naqueles tempos, o povo daquele país vivia em guerras constantes e, assim, surgiu essa arte inspirada nas técnicas de espada dos antigos samurais (guerreiros). Na modalidade, são estudadas uma grande quantidade de técnicas e posturas de luta, até mesmo com duas espadas, utilizando equipamento de proteção e espadas de bambu para segurança. (...) Objetivo "Quem procura o kenjutsu busca por um condicionamento físico e desenvolvimento do potencial humano. Participamos de torneio apenas para colocar isso em prática. Nós treinamos o que os samurais treinavam", disse Alexandre Corrêa, coordenador da unidade de São José dos Campos, que é ligada ao Instituto Niten, criado em 1993 pelo sensei Jorge Kishikawa. Apesar de ser um esporte com espadas - não existe chutes e nem socos - Corrêa garante que não tem nenhum perigo, até porque os atletas usam vários tipos de protetores, entre eles o bogu ( armadura). "Pode parecer perigoso, mas cada um tem o seu tempo. Dentro de uma média, todos acabam aprendendo (as técnicas)", afirmou Corrêa. O objetivo da luta é "encontrar o momento certo para dar o golpe final", segundo o coordenador em São José. Momento de ouro Na parte final de cada treino, os praticantes falam sobre questões filosóficas inspiradas nos samurais. Joseense compete no Brasileiro O físico Tiago Barbosa de Araújo, 27 anos, é o único atleta da equipe de São José dos Campos que disputa o Campeonato Brasileiro de Kobudô na modalidade kenjutsu, que começou ontem e acaba hoje, em Belo Horizonte. "Estou bem ansioso. Treinamos muito duro nos últimos dias para tentar conquistar alguma medalha no campeonato", disse ele, que iniciou no esporte em fevereiro de 2009. Araújo disse que sempre gostou da cultura dos samurais e estava numa fase de "desconcentração", enquanto fazia sua tese de doutorado. "Eu busquei o kendô (uma outra arte marcial japonesa), mas aqui em São José não tinha. Então assisti uma aula de kenjutsu aqui e fiquei impressionado", afirmou o atleta que no começo teve dificuldades para aprender as técnicas da modalidade. "Exige muita coordenação motora e é incrível como a gente não tem. Depois isso vira uma parte de você", disse Araújo. Continua (post completo) |
No dia 18/09 (sábado) foi exibida uma matéria sobre o Kenjutsu no programa Revista de Sábado, exibido pela TV TEM.
Nessa oportunidade o Kenjutsu foi explicado pelo coordenador da Unidade Sorocaba e demonstrado com muito kiai pelos alunos da Unidade.
Durante a matéria foram apresentados as origens do Kenjutsu e demonstrados as técnicas básicas com equipamento.
Em seguida a repórter que fez a matéria teve a oportunidade de colocar o Bogu e treinar com este equipamento, aplicando e recebendo as técnicas.
Foi com muito Ki que os alunos da Unidade Sorocaba representaram o Instituto Niten e o Kenjutsu nessa matéria que foi exibida em várias regiões do estado, como Jundiaí, Bauru e São José do Rio Preto, tendo assim essa matéria elevada responsabilidade para com a divulgação do Kenjutsu.
Abaixo você pode ver algumas fotos dos bastidores da gravação.
Aqui a repórter recebe instruções de como aplicar o Men.
Nessa foto a aluna Simone orientando nossa convidada na colocação do Bogu, o equipamento de combate.
Aqui nossa convidada arriscando os primeiros golpes com equipamento.
Matéria Publicada no Jornal Diário da Região no dia 01 de Agosto.
Clique para ler a Matéria da Página 14A - Caderno de Esportes
Murari - VotuporangaTreinar com o Senpai Adeval, Moreno, Ventura, Baldi entre outros foi um enorme prazer! Muitas saudades...
Arigatou gozaimashitá Niten!
Murari. (Continua)
Matéria exibida pelo EPTV Esporte Franca sobre Bushido, Kenjutsu e Samurai
Konbanwa,
Gostaria de compartilhar uma reportagem que vi nesta ultima sexta-feira, dia 09/07, no Jornal Nacional sobre uma aula de ginastica utilizando a katana, ministrada no Japão.
E gostaria tambem de uma opiniao dos sempais e espero que do sensei tambem, assim como, claro, de todos do instituto.
Aqui esta o link da repostagem:
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/gordura-e-combatida-com-golpes-de-samurai-no-japao.html
Sayounara,
Brenda - São PauloO Sensei Comentou sobre o Vídeo no Café de Hoje:
Katana Emagrece
https://niten.org.br/cafecomsensei/2010/07jul/katana-emagrece (Continua)
Confiram a matéria que saiu no "Jornal da Cidade"
KENJUTSU AGORA EM JUNDIAÍ!
IAN - JundiaíMina san , segue abaixo o texto da matéria!
(Continua)
Em primeiro plano, o Coordenador Fujimura demonstra sequências de Iaijutsu, a arte do desembainhar da espada real, o KATANA, no Dia do Samurai.
A data, instituída no dia 24 de abril em homenagem ao aniversário do Sensei Jorge Kishikawa, foi comemorada em São Paulo, durante a visita dos mestres japoneses Baba Sensei, Ouchi Sensei e mais 16 atletas da Universidade Kokushikan.
Maio 2009
Matéria Publicada no Caderno - Esportes - Domingo, 18 de abril de 2010