Saudações Mina-San! Já é uma tradição na sexta-feira: encontrar os irmãos de espada e treino com o senpai Joel! Com esses treinos especiais estamos tendo a oportunidade de conhecer e integrar colegas de Caminho de todos os cantos do mundo! Do Brasil: do norte ao sul brasileiro! Sem contar da Colômbia, Argentina, Chile, Miami!! Seguem os relatos dos alunos: Quando consegui participar do treino da sexta-feira vi que estava tomando um men certeiro, toda semana, devido a falta de gestão do tempo que me impedia de participar. Embora o tempo de treino seja curto e a dinâmica seja rápida, os ensinamentos dos Senpais me fazem compreender muitos aspectos técnicos e filosóficos do caminho da espada e também a compreender melhor o degrau em que me encontro neste caminho. Sinto que treinar em uma época tão difícil como essa é sem dúvidas uma honra e um privilégio, e absorver ao máximo os ensinamentos dos treinos é uma responsabilidade que temos com o tempo investido pelo Sensei e pelos Senpai. – Barros, Salvador - BA Treinar com colegas de outras unidades sempre é empolgante. A energia cresce a cada comando e ao som de um "hai" cheio de kiai! É uma experiencia que não imaginava vivenciar, mas graças ao Sensei e aos Sempais, podemos continuar firmes no caminho, alcançando cada degrau, aprendendo técnica, detalhes, segredos, ganhando e compartilhando experiencias e ao final dos treinos, um clássico birudo para rir e relaxar depois de uma semana estressante. O kiai se mantém. |
"Konbanwa senpai Wenzel
Yoroshiku onegai shimasu
Shitsurei shimasu
Espero que esteja tudo bem com o senpai.
Hoje eu fiz a minha primeira live em casa! Estava em contato com a Toshi e sem ela teria sido extremamente difícil!
Arrumei a minha casa como se fosse o meu dojo, cada detalhe pensado nisso.
Coloquei ao fundo, por conta de dica da Toshi, o meu bogu e shinais e como usei um JBL para o som do notebook (para a hora do MO do Sensei) coloquei a trilha sonora do Último Samurai e na hora de receber os alunos no dojo estava tocando.
Foi uma nova experiência muito desafiadora, acabei me confundindo um pouco com os equipamentos, porém, minha energia estava bem alta.
Ao fim, falamos no whatsapp, descontraimos e um aluno disse: "Muito bom o treino, há um brilho nos olhos e energia de sobra" e com isso ganhei o dia!
Na próxima live que fizer será muito melhor do que a de hoje!
Segue em anexo a foto pós treino e dos alunos de Jaquirana!
Arigato gozaimashita
Sayounara
Gabrielle"
Em Brasília, os treinos não param! O coordenador Patrick realizou a transmissão online e os alunos treinaram os diversos kihons, ouvindo ao final o Momento de Ouro com muita atenção.
Ganbatte!
"Konbanwa, Senpai! Shitsurei shimasu.
Agora que me acostumei com a rotina de treinos online, posso dizer que isso é essencial para nos fortalecermos nessa crise, e o Momento de Ouro nos guia para o Caminho certo. Doumo Arigatou Gozaimashita!"
Tamaki - Santana/SP
Em Taubaté também está tendo Kenjutsu em Casa! Com muita energia, os alunos treinaram com o coordenador Akazawa via transmissão online os exercícios passados pelo Sensei!
Gambatê!
"Ohayou gozaimassu, Senpai Wenzel,
Shitsurei shimassu,
Iniciamos hoje o Jodo Taiso, pontualmente às 7h30! 17 alunos do DF + 3 de Goiânia + 2 familiares. Ao final, o Yoshimitsu também entrou para acompanhar!
Assim que encerramos, chegou o "Ohayou Niten - Ganhar o dia ", o timing perfeito!
Arigato gozaimashita!
Shitsurei shinassu,
Derek"
Guilherme - BrasiliaArigato gozaimashita senpais!
Já começar o dia pronto para o trabalho! (Continua)
Cerdeira - BrasíliaArigatou gozaimashita!
Ótima forma de começar o dia!! (Continua)
Reis - BrasíliaOhayo gozaimassu!!
Energia, foco e Propósito a pleno vapor!
Arigato gozaimassu!! (Continua)
En estás horas donde compartimos clases virtuales por Zoom y apoyo mutuo por nuestros grupos en Instagram y Facebook (*) Seguimos aprendiendo y avanzando en el Camino.
En este caso, vimos la película inglesa “1917” y surgieron entre los alumnos muchas reflexiones de interés en torno a este film y su relación con nuestra actividad. Compartimos con ustedes hoy una de ellas que muestra los valores que nuestra práctica lleva a resaltar:
"Después de ver las primeras escenas de la película pensé que ya sabía cómo iba a terminar. Pensé que se iba a tratar de una típica película de guerra y que el personaje menos simpático iba a terminar muriendo, como parecían anticipar los primeros momentos con él. Al principio la única relación que podía encontrar con Niten era la manera en la que los soldados se comportaban y acataban las órdenes de sus superiores. Sin embargo, conforme observaba interactuar a los personajes, empezaron a aflorar ciertos rasgos sobre sus personalidades que me hicieron reconsiderar mis expectativas.
A medida que la película avanza se hace obvio que el personaje de William es el más experimentado de los dos y es su experiencia la que lo mantiene vivo hasta el final de la película. A diferencia de su impulsivo compañero, William siempre presta atención a sus alrededores y es esto lo que hace la diferencia al final. Creo que esa es una de las lecciones más importantes que vi en la película: ser conscientes del entorno y de las circunstancias en las que estamos inmersos para poder enfrentar las dificultades que se nos presentan.
Otra cosa que encontré interesante fue la tenacidad de William a la hora de llevar a cabo su tarea. El es una persona ordinaria, pero en ningún momento se deja abatir por las dificultades que enfrenta. Recuerdo que cuando por fin lo vi llorar de verdad (tras salir del río, luego de haber escapado de los alemanes) inmediatamente pensé que iba a empezar a lamentar la muerte de su amigo y a maldecir su situación y a quienes lo habían puesto en ella, pero no fue así. William lloró por menos de un minuto, pues necesitaba lidiar con su frustración y su tristeza, pero inmediatamente siguió con su encargo, no perdió el tiempo con quejas banales. Muchas veces nos sentimos tentados a tirar la toalla y lamentarnos ante una situación difícil, pero esta persona, que vivió una de las más difíciles, no lo hizo. También es interesante como William mantuvo su compasión a pesar de la situación en la que se encontraba. Podría haber pensado que ya tenía suficientes problemas como para preocuparse por los de otros, pero eso no lo detuvo de ayudar a las personas que encontró en su camino ni de pensarlo dos veces antes de decidir quitar una vida. Estas fueron algunas de las lecciones que pude sacar de la película".
Seguimos adelante con el ánimo en alto como bandera!
Sayonara arigato gozaimashita
-
(*) si no sos alumno aún busca Niten y sumanos y también vas acceder a contenido especial para vos.
O treino do dia 21/03/2020 foi feito em casa! Senpai Franco fez transmissão online, onde os alunos do dojo de Santos e suas famílias participaram remotamente! Com muita energia, treinaram os kihons e katas passados pelo Sensei! Samurais do Niten, vamos manter a energia alta! Gambatê! (...) Continua (post completo) |
Hoje, dia 20.03.20, tivemos treino normal no Dojo Barra. E depois do treino, o Birudo (momento para tomar uma cervejinha e rir um pouco). Nosso treino foi feito de forma on line e a energia foi incrível. Em momentos de clausura, a espada nos une e nos liberta!!! Gambatte!!! (...) Continua (post completo) |
Rafael de Oliveira Hespanha - Rio de JaneiroMuito bom poder treinar e rever nossos companheiros de treino, mesmo com a situação em que estamos vivendo hoje!
Mesmo em casa, foi suado!
Arigatô gozaimashita Senpai Frade pela coordenação! (Continua)
Seguindo as orientações da OMS os Dojos do Instituto Niten estão temporariamente fechados.
Mas sabemos que treinar é a melhor forma de fortalecer o corpo e o espírito!
A realização de exercícios de intensidade moderada tem ação benéfica sobre o sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções! Então vamos manter uma rotina de treinos!
Mesmo de casa!
O Instituto Niten está preparando vídeo-aulas para todos os interessados com o objetivo de fortalecendo o espírito e o corpo nesse momento de COVID-19.
As vídeo-aulas incluem simples treinamentos que podem ser realizados em casa por todos, com materiais improvisados e também trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Não vamos deixar a energia parada!
Bem vindo à sua primeira aula!
Gambatê.
Primeiro Passo no Kenjutsu
Lion é educador infantil e veio na unidade Ana Rosa fazer uma aula experimental de Kenjutsu.
Confira como foi o 1° dia de treino de Lion, o que ele achou, o que viu e sentiu após o treino
No último dia 20 de outubro de 2012, os Guerreiros de Santos subiram a serra para lutar no 11º TBEK (Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô). A equipe formada por Cristiano, Tengan e Humberto foi uma das surpresas do torneio, conseguindo vencer algumas equipes favoritas e chegando ao título inédito de Vice Campeã Brasileira de kobudo.
No feminino, Mariana representou Santos com Kiai e Fúria, e foi agraciada pela organização do torneio com a Medalha de Honra ao Mérito: Omedetou Gozaimassu Mariana; continue firme!
A todos os guerreiros que lutaram com kiai e fúria, e aos que foram torcer pelos colegas, omedetou gozaimassu!
Niten Santos também agradece ao Sensei, ao Senpai Adeval e Senpais que viabilizaram o torneio. Agradece também a todos os demais Guerreiros que lutaram no 11º TBEK, foi uma honra inestimável cruzar espadas com os samurais de todo o Brasil: Domo Arigatou Gozaimashitá!
2012, ano do Dragão: Fúria!
Nos dias de 06 e 08/04 o coordenador Helano Fonteles da Unidade Teresina participou de treinos de Iaiijutsu e Kenjutsu na Unidade Dionísio Torres em Fortaleza, sob a coordenação de Ariel Scafuri. No treino de Iai, Helano pode revisar detalhes de katas Niten, além de travar contato com outros katas de Tachi Iai. No treino de Ken, Helano treinou golpes de Uchi gote, tzuki e keikos com graduados de Fortaleza utilizando kodachi.
Nas palavras do coordenador Helano: "É sempre muito bom treinar com os samurais de Fortaleza. O retorno à minha unidade de origem sempre me traz grande aprendizado e motivação. O treino de Iai foi intenso e muito técnico. O treino de Ken teve muito kiai, mas também cuidado com o aspecto de aplicação correta das técnicas.
Domo arigatou gozaimashita aos Coordenadores Ariel e Anderson e aos graduados de Fortaleza pelos treinos.
O 8° Torneio Carioca de Kobudo foi encerrado com sucesso este sábado 6 de fev 2010 no Clube Militar, Jardim Botânico.
Disputas no individual de Kenjutsu, Iaijutsu, Jojutsu e Naginata e disputa por equipes de Kenjutsu.
Destaques para os alunos que organizaram o torneio verde, com a preocupação de não gerar lixo desnecessário, para público, parentes, amigos e interessados que prestigiaram, para os irmãos Mitsuo e Massao que vieram de São Paulo, para os medalhistas do dia (quadro abaixo) e para todos que venceram seus limites competindo e enfrentando seus adversários no espírito do BUSHIDO
Arigato !
OMEDETOU GOZIAMASSU NITEN RIO!
Galeria de Fotos & Resultados
Torneio Verde no Blog dos Alunos
Disputa de Kenjutsu (feminino na foto)
Disputa de Kenjutsu (feminino na foto)
Iaijutsu
Todos juntos no final.
Renault, Massao(SP), Wenzel, Mitsuo(SP), Kenzo e Cortes