Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    01-dez-2009

    8° TBKO em japonês 2


    legenda da foto = "fúria dos participantes"

    200 PARTICIPANTES DE TODOS OS CANTOS DA AMÉRICA DO SUL
    8° TORNEO BRASILEIRO DE KOBUDÔ


    A Confederação Brasileira de Kobudô (presidente Jorge Kishikawa) realizou o 8° Torneio Brasileiro de Kobudô nos dias 17 e 18 de outubro no ginásio da Especex (Escola Preparatória dos Cadetes do Exército) em Campinas.
    Nos dois dias de evento, houve a participação de atletas do Chile e Argentina, além do Brasil, cada qual em suas categorias.
    Para prestigiar o evento, estiveram presentes o Ilmo Cel. César Augusto Nardi, o secretário de Esportes Roberto Sebastião, o sr César D. Teruya da diretoria da Associação NipoBrasileira de Campinas .

    Neste torneio, foram disputadas as categorias de kenjutsu, que aplica as várias formas e posturas para combate com a espada de bambu, o iaijutsu, que ao mesmo tempo em que desembainha, vence o oponente com técnicas seculares, o jojutsu, que utiliza bastões contra a espada, categoria kobudô, em que se pode escolher os vários tipos de armas, como a naginata (alabarda). Estas categorias tiveram as duas versões: tanto por equipes e individual.

    O presidente Kishikawa referiu:
    - A cada edição que se realiza percebe-se a melhoria do nível técnico, além de que o que mais me deixa satisfeito que é que ele está se dando de forma homogênea, ou seja, em toda a América do Sul.
    E que pensa em continuar a divulgar o Kobudô.

    A Confederação Brasileira de Kobudô esteve em Santiago, capital do Chile para participar do 3° Encontro Sul Americano de Kobudô de 12 a 15 deste mês.

    Os campeões do dia seguem abaixo:
    EQUIPES
    Kenjutsu até o 6° kyu- Rio de Janeiro
    Kenjutsu acima de 5° kyu - RibeiraoPreto
    Kenjutsu feminino - Rio de Janeiro
    Kenjutsu Juvenil- Sâo Paulo
    Kenjutsu Infantil - São Paulo
    Kenjutsu Mirim - São Paulo

    INDIVIDUAL
    Pontuação Geral com 2 ouro e 1 prata - Fugita Victor (Sao Paulo), Midori Saito (São José dos Campos) e Fernanda Muxfeldt (Rio de Janeiro)




    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h