Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    31-dez-2010

    Retrospectiva 2010





    23-dez-2010

    Gashuku 3 - Os reconditos do nosso coração

    "Neste quente gashuku de verão fiquei muito feliz com o avançar e desdobramento dos momentos que o Sensei foi guiando a nós, como que passando por portais. O treino físico e técnico preparando a base, as palavras de ouro alinhando o conceito do bushido e a relação mestre-discípulo e sensibilizando-nos para as passagens dos ciclos da vida.


     No "talentos-do-Niten", começamos a tirar a máscara e abrir nossos corações à arte e à sensibilidade das emoções, pois há algo mais no caminho do guerreiro além de uma luta.
     


    Uma vez ouvi que alguns recônditos do nosso coração, nossa alma, são abertos com o riso, outros com as lágrimas.

     E mais uma porta foi se abrindo quando, no alto da noite, na roda junto ao fogo, Sensei foi nos prestigiando e honrando ao compartilhar sua fé, o fogo do seu espírito. Apontando para algo novo, Sensei cutucava nossa percepção para atravessar mais um portal. Em alguns momentos, parecia que o grupo inteiro em círculo ia iniciando um desabrochar.

      Sensei, sempre me alegro com estas paisagens na serra. Domo Arigatou gozaimashita pelos ensinamentos e pela oportunidade de poder levar a família para este nosso encontro do Caminho.
    Domo Arigatou Gozaimashita"
    - Côrtes (Unidade Rio de Janeiro)






























    22-dez-2010

    Gashuku 2 - Não para olhos opacos

    "Quente!, essa palavra foi recorrente durante o gashuku de fim de ano. O verão que já desponta no hemisfério sul fechou com louvor o ano do Tigre na Serra da Cantereira.

    O calor do sol esquentou nosso espírito e fomos pra guerra.
    Nos momentos de ouro o Sensei nos apresentou a notícia do jornal Nippak, e o repórter selecionou a passagem do olhar de peixe morto do livro Shinhagakure.

    Viajar, conviver com o mestre e com os colegas, aprender e viver, não sobra espaço para olhos opacos.
    Os talentos do Niten foram a celebração disso tudo, mais do que celebração é a confirmação de que não somos bárbaros, disse o Sensei, de fato, para enfrentarmos a vida temos de desenvolver nossa sensibilidade, para quê e para quem lutamos.

    Músicas, sabres de luz, dança, ópera! Teve de tudo um pouco, quem não foi perdeu, mas ano que vem tem mais!

    Arigato gozaimashitá a todos colegas, pelas lutas, incentivos, parcerias, enfim, convivência.

    Domo arigato gozaimashitá ao Sensei, por treinar muito antes mesmo de nos ensinar, e ainda cuidar do Niten, sem o qual não teríamos acesso a nada disso." - Laura (Unidade Belo Horizonte)


    Itimonji (o ideograma do numero 1) no Suyo Ryu Iaijutsu


    O orvalho e sua força ao desembanhar.


    Estocada no Peito: Perigos da postura da Terra


    Quanto mais "estético" for o oponente melhor para vencer com o Utigote (corte do antebraço por baixo)


    Salto mortal x Arrancada no Utigote


    O domínio do Soete (mão sobre o dorso da lâmina) a curta distância confere a vantagem sobre o oponente


    Estocada com Soete: Fatal


    "Rasgando" o ventre do oponente.


    Sobre o sol de 40 graus e todos na sombra



    Hmm...


    Naginata é ...


    ... comigo ...


    ... mesmo !


    O Bojutsu (Bastão longo) ...


    ... não era ...


    ... a mesma coisa que o Jojutsu (Bastão médio).


     

    21-dez-2010

    Daniele Suzuki no Niten Ichi Ryu

    O 12º sucessor (Soke) da escola de Miyamoto Musashi, mestre Yoshimoti Kiyoshi, recebeu neste ano a atriz Daniele Suzuki para fazer treinamento.
    A produção de Daniele havia me pedido que apresentasse a um autêntico mestre da espada e que pudesse fazer um treinamento intenso.
    Felizmente, tudo deu certo como poderemos constatar no Café de hoje.

    Yoshimoti Sensei disse que passou momentos agradáveis, apesar do calor e cansaço durante as longas horas de filmagem.
    Tenho o making-off do programa e qualquer dia mostro em um dos nossos Gashuku com exclusividade!
    Ou quem sabe em algum Café ...






     

    20-dez-2010

    Gashuku 1 - Água , água, água!

    " Sensei, gostei muito de ter ido ao Gashuku! Há quase 6 meses eu estava cambaleante nos treinos, compromissos no Tribunal, um antebraço com epicondilite - o que resultou em muitas horas de gelo e alongamento, e outras coisinhas aqui e acolá. Por um momento passou na minha cabeça um presságio de vergonha, de voltar e não estar em boa forma, com reflexos lerdos e técnica grosseira. Mas no fim das contas, lembrei que a boa forma volta, os reflexos aguçam de novo, e a técnica deve ser sempre refinada, e voltei.

     Fiquei muito contente de ter treinado de bogu sob um sol de 33 graus, do início ao fim, sem tirar o men, e de ver os meus companheiros de treino naquele canto da quadra todos fizeram igual. Confesso que senti um pequeno orgulho de saber que o corpo não se entregou, que cansou bastante, mas não a ponto de ceder à vontade de desistir.

     Confesso também que fiquei muito feliz de lutar com o Mendes (acho que o Sensei sabe que nós temos uma pequena rivalidade amistosa), porque achei que ele me massacraria com os dois kamaes baixos de nito, e no fim, acabamos no empate. Também fiquei feliz de ver que kote-men, sempre tão presente nos katas de katori, funcionou na naginata. Na hora, eu só queria acertar aquele men, e a naginata tinha que sair do caminho, o resto aconteceu sem pensar.
    Sensei, deixei um joelho no assoalho da quadra depois do Iai, voltei com o joelho esquerdo em carne viva para Curitiba, e agora estou de curativo pra poder usar uma calça.

     Mas no final das contas, eu adorei me sentir em casa no Gashuku. Sinto-me em casa no meio dos meus companheiros de treino, sinto-me em casa na APM, sinto-me em casa aonde o Niten está reunido, e isso me alegra o espírito!
    Sensei, apesar do texto enorme, que sei que o Sensei não gosta, mas queria dizer todas estas coisas, fiz um pequeno relato do Gashuku, em 33 palavras, em sincera lembrança dos 33 graus que fazia fora do bogu na manhã de domingo.

    " Meu coração bate forte sob o sol escaldante, mas o resfresco momentâneo da brisa da serra não o acalma. Descobri então, que ele bate forte porque responde feliz à shinai nas minhas mãos".
    Domo arigato gozaimashitá Sensei "  - Simões (Unidade Curitiba)


    " É pra rachar !!! "


    " Veja se não está acontecendo o Kote Suki no seu escritório ou na sua vida " - Momentos de Ouro



    " O Futuro samurai Carioca "



    " Somos...




    ...o Niten ! "




    Brasília, Fortaleza ...



    ... Recífe, Belo Horizonte, Curitiba ...




    ... Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São Carlos ...



    ... Caixias, Porto Alegre, Florianópolis ...



    ... Guarulhos, Tatuapé e Santos ...



    ... Teresina, Ponta Grossa ...



    ... Água ! Água ! Água ! "

    KIR JOVEM




    " Nós também ...





    ... fazemos os Katas Niten Ichi Ryu "


    10-dez-2010

    A postura é de menos

    Aqui deixo transcrito a carta de um aluno e minha resposta :


    "Donoso,
    Recebi com alegria o vinho especial que me enviaste. Arigato.
    Sera um privilegio beber um vinho premiado na Europa e repousado em barris de Carvalho Francês.
    Nesses últimos anos, tenho apreciado muito os vinhos tanto que, confesso, comecei a entender como é um vinho de excelência.

    Lamento o fato de não termos nos encontrado no Rio de Janeiro (face a violência que se instaurou justamente naquele final de semana) mas, acredito que haverá outra oportunidade.

    Tenha sempre em mente que Musashi Sensei nos deixou os segredos de vencer sempre nos katas do Niten Ichi Ryu.
    Estes katas são perfeitamente aplicáveis no combate com bogu como você poderá constatar por si próprio. E que o mais importante no Iaijutsu do Niten é se tem aplicabilidade no combate real. A postura é a que menos importa.

    Aguardo sua vinda.
    Sensei "


    08-dez-2010

    Lançamento do Shin Hagakure SP


     

    "Tive a sorte de poder passar uns dias por São Paulo onde pude treinar em Santos e treinar com O Sensei. Aproveitei para obter meu exemplar da segunda edição do Shinhagakure de O Sensei.

     Impressionou-me muito o quanto cresceu este novo exemplar (realmente é muito maior que o anterior), mas o que mais me impressionou ao tê-lo em mãos, foi a arte de capa.

     Na foto O Sensei se encontra em um kamae, "Shin* no Kamae" com um bosque fechado por trás dele, iluminado pelo que depois me pude inteirar, é a luz do amanhecer nas serras.

     Impressionou-me muito, A imagem é muito forte, a folhagem  fechada e oculta (hagakure), O Sensei em SHIN, me deu uma imagem direta sobre o possível motivo da foto.

     Me apressei a ler o mais que podia do livro quando encontro uma passagem onde O Sensei conta que enquanto o Japão e o mundo se "americanizava" O Sensei "remava sozinho contra a corrente, pois buscava o antigo, a tradição". Imediatamente me veio a imagem de capa de novo e fechei o livro para voltar a vê-la. Foi o olhar de O Sensei o que agora notei como um detalhe novo da foto.

     Eu sinto que cada Kamae transmite uma imagem, uma energia a nosso oponente que lhe diz algo. E quando vi o olhar de O Sensei neste Kamae, de repente a imagem dizia muito mais...

     A folhagem passa o significado da tradição, a cultura o conhecimento... o que não aparece na foto, à direita, passa a ser o inimigo, que não se mostra, o que é "moralmente inferior", que furtivo espera o momento de nos ferir e O Sensei... no meio... com esse olhar de concentração, mas não violenta, parecia dizer ...."aqui estou, para proteger isto e estou pronto para tudo".

     Domo arigatou gozmashita por este belo livro, tão cheio de vida.
    Felicitações a Bruno D'Angelo por nesta foto bendita."
    - Basílio (Unidade Buenos Aires)


    *Shin = Verdade O Shin no Kamae faz parte das técnicas do estilo Tenshin Katori Shinto Ryu Kenjutsu.

    Shin significa verdadeiro. Sincero.
    Entendo que se, e somente se, nos empenharmos com sinceridade e verdade com os nossos corações conseguiremos vencer os obstáculos e os medos que se apresentam durante as nossas vidas. 
    Mais do que isto, conseguiremos atingir o maior de nossos objetivos: a descoberta da Verdade.  A iluminação espiritual.
       
    O lançamento desta vez*, será na Liberdade.
    Ás 19h na Rua da Gloria, Café Kohii.
    Ah! A data: Terça-Feira, dia 14 de dezembro.
      
    *a primeira edição foi na Fenac




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br