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Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




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    06-abr-2010

    Kenjutsu - Kodachi Ude

    Tags: Video, Kenjutsu, Luta, Golpe,
    04-abr-2010

    9ºTBKO 2 - “Kenjutsu é a minha alma!”

    O 9º TBKO (Torneio Brasileiro de Kobudo) já está pegando fogo.
    Exponho aqui no nosso café as ultimas notícias de lá:
     

    01-abr-2010

    Café com Sensei

    Não há palavras para demonstrar o meu sentimento para com um grande companheiro de treinos que há muito tempo não via.
    Pois bem, encontramo-nos na entrega do 54º Premio Paulista. Estava em cadeira de rodas, magro, mas lúcido. Fora acometido por uma moléstia e estava recebendo o Premio pelo Kendo.
    Quando nos encontramos, apesar de não poder balbuciar palavras, Masuaki Takahashi, 6º dan, abriu um grande sorriso e apertou a mão bem forte.
    Emocionamo-nos.
    Neste momento disse a ele:
    -Você me vai fazer falta. Era o único que nunca me negou um treino naqueles tempos!
    O que naquele momento, acenou -me com a cabeça, comovido.
    Nossa trajetória começava lá pelos anos 80. Apesar de dirigir a academia Saga, a minha família (meus pais e meu irmão Roberto), a convite do já falecido mestre Haruka Yamashita, por sinal, um grande mestre e apoiador de minha família, fomos os primeiros, ao lado de Takahashi, a fundar a então academia Kabukan.
    Nos primórdios desta, como em qualquer outra, havia apenas uma meia duzia de praticantes e um deles, excetuando-se a minha família, era Takahashi. Havia tempo suficiente para um "pega".
    Nos fins de 80, Kabukan passou por reforma. Que eu me lembre, foram uns dois anos. Finda a reforma, mais da metade não retornaria. Foram fundar a sua "própria" academia. Ao meu ver, deslealdade (e maldade) ao mestre Yamashita, e que justo na época fora acometido de insuficiência renal e passava pelo piores momentos de sua vida: o sofrimento da dialise.
    Mestre Yamashita não merecia aquilo.
    Voltamos. Ele, nós e mais alguns.
    Desta forma, mestre Yamashita pôde dormir em paz...
    Com Takahashi nossos "pegas", tanto lá , quanto no Pira iam longe.
    Arremessava-o ao longe , estocava , batia , mas ele nunca desistia.
    Ao contrario, me desafiava e não se dava por vencido. Na época era o único, alem do meu irmão, pois os outros não apreciavam um "pega".
    Um companheiro de lutas que gostava de treinar e vai deixar saudades.
    Que Buda esteja com ele.
     




    Apesar de ser um tanto franzino, aguentava os meus taiatari* e tsuki*

    *taiatari = arremessar o oponente
    *tsuki =estocada no pescoço

    31-mar-2010

    Café com Sensei

    Um aluno do Rio de Janeiro esteve presente no evento e me enviou suas percepçoes acerca da entrega do 54º Premio Paulista (Café de 30 de Março - 54º Premio Paulista)
     

    "Nesta terça-feira, tive a oportunidade de vir do Rio de Janeiro para acompanhar o Sensei e diversos colegas do Niten ao 54º. Prêmio Paulista de Esportes, onde o Sempai Joel Correa foi laureado na modalidade Kobudô.

    O Prêmio Paulista é organizado anualmente pelo Nikkey Shimbum e Jornal Nippak, presidido pelo Sr. Raul Takaki, e teve início em 1957, no décimo aniversário da fundação do Jornal Paulista (que depois daria origem ao Nikkey Shimbum e Jornal Nippak). A idéia era simbolizar a reunificação da comunidade nikkei, dividida na época no caso Shindo Renmei.
    O Prêmio, sempre é honrado pela presença de autoridades como os Ilmos.Srs. Secretário de Esportes de São Paulo Walter Feldman, Dep. Fed. Walter Ihoshi, Dep.Fed. William Woo, Dep.Est. Jooji Hato, Vereadores da Cidade de São Paulo e os Srs. Dirigentes das associações e entidades esportivas do Estado. Desta forma, o Prêmio contribui ano a ano para o fortalecimento dos laços entre a comunidade nikkei com os não-descendentes e promove os esportes e o espírito japonês no Estado de SP.

    Foi uma honra ver o Sensei sentado entre as autoridades e depois ouvir, das palavras finais do Ilmo. Sr. Deputado Federal Ihoshi, que ao visitar o Instituto Niten, observara como há tantos não-descendentes aprendendo as tradições japonesas e conseguindo trazer a força do espírito japonês para frente. Desta forma vemos a importância do Instituto Niten na união, a despeito das diferenças, para o crescimento e desenvolvimento espiritual da comunidade.
    Após o evento, pude ver várias destas autoridades e antigos alunos do Sensei (ainda do tempo do Saga Kendo) vindo cumprimentar calorosamente o Sensei, como um velho amigo. Imagino que, de fato, deve ter alguma coisa oculta e boa que faz com que as pessoas se reencontrem após longo tempo e continuem efuziantes de alegria e amizade. Okage-sama."





    Mais Fotos do Evento

    30-mar-2010

    54º Prêmio Paulista

    Hoje sera a entrega do 54º Prêmio Paulista no SESC Vila Mariana .
    O coordenador Joel Correia da Silva foi o indicado pela Confederação Brasileira de Kobudo.
    Joel foi o primeiro coordenador do Niten a iniciar as atividades fora da Grande São Paulo.
    Naquela época , ha 15 anos, fazia o trajeto Porto Alegre de ônibus (18 horas) chegando de manha cedo para treinamento.
    Foi também em Porto Alegre, apos três anos de inaugurada a Unidade Porto Alegre, que o Niten realizou , em pleno inverno , o 1o Gashuku a 5 graus centigrados, levando os 48 alunos de São Paulo .
    Hoje, o coordenador Joel Correia coordena o pais Argentina, que atualmente com 4 unidades.
    Um exemplo raro de determinação, coragem e lealdade.
    Raro, meu caro.

    Clique para ler as matérias

    26-mar-2010

    Kenjutsu - Nito Uchikote

    Tags: Kenjutsu, Golpe, Luta, Video,
    26-mar-2010

    Kenjutsu - Nito Gedan

    Tags: Luta, Golpe, Kenjutsu, Video,
    25-mar-2010

    Kenjutsu como arte 3

    Todos os estilos possuíam katas e até 1868, enquanto o Japão ainda era Feudal, eles existiam e eram amplamente praticados. Depois disso, com o início da Era Meiji, o Japão começou a se modernizar e os japoneses perderam aos poucos o interesse em conhecer e praticar as artes do combate samurai. Após a Segunda Guerra Mundial, os norte-americanos proibiram totalmente a prática das artes marciais, entre elas à arte da espada, pois, segundo eles, a prática de qualquer estilo ou postura poderia exaltar o nacionalismo e os japoneses poderiam querer fazer uma outra guerra. Essa proibição manteve-se por 10 anos até que os japoneses fizeram uma proposta ao exército norte-americano. Eles pediam autorização para difundir uma prática esportiva semelhante à esgrima européia, mas com as duas mãos. O HQ americano aceitou-a e, com isso, nasceu o kendo moderno.

    Contudo, ao meu ver, ficou restrito a apenas um único modo de “escrever”, praticar, com a “pena”, espada, ou seja, deixando muito a desejar no que tange as origens da arte  e as várias nuancias da estratégia.
     


    Macarthur na cerimônia de rendição japonesa a bordo do USS Missouri em 2 de Setembro de 1945.

    24-mar-2010

    Kenjutsu como arte 2

    Em uma abordagem mais refinada, o kenjutsu é a forma mais poética de se estudar as várias formas de “escrever” com a “pena”, espada. Todo o conhecimento das centenas de estilos e posturas antigos de combate que possuem até 700 anos de história chegou aos nossos dias graças aos esforços de gerações de mestres e discípulos responsáveis por transmiti-los da mesma maneira. Isso garante um contato direto com a tradição guerreira dos samurais e a preservação dos estilos e da própria história e cultura japonesa. Essa preservação também foi favorecida pelo isolamento provocado pelo próprio sistema Feudal do Japão, pois não permitia uma ampla divulgação dos estilos. 

    Um outro objetivo da “arte da espada”, além de compreender ela mesma, é o de compreender a sua estratégia, ou seja, qual é a melhor maneira de combate com a espada. Existem centenas de estilos de combate e de posturas. Cada um possui pelo menos 10 a 20 movimentos, os katas. Cada kata carrega em si uma essência que, quando descoberta, se compreende a arte e a estratégia da espada. Esse conhecimento é adquirido após um intenso treinamento com a “pena”, espada. Podemos dividi-lo em três planos: técnico, estratégico e espiritual. Enquanto estamos no plano técnico, os movimentos não se encaixam direito; depois, no estratégico, já existe uma maior confiança na execução dos movimentos e do momento de atacar e, por fim, o espiritual é o plano que transcende os outros dois, pois há a descoberta da essência, gokui, do movimento pelo praticante após um intenso treinamento. Com isso, a arte e a estratégia da espada lhe são reveladas.
     


    "O 12º soke (mestre sucessor) do estilo Seito* Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu, Yoshimoti Kiyoshi executando o kata de Miyamoto Musashi (1584~1645)


    *seito = ortodoxo, correto, tradicional

    Tags: Kenjutsu,



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