Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    22-jun-2011

    Contingência com a Kodachi

    "Nesse Gashuku do dia 05/06/11 tive a oportunidade de descobrir o poder da imprevisibilidade no combate.
    Depois de algumas horas de combate com colegas de espada de todos os níveis, tive a chance de cruzar espadas com o Sensei (algo que há muito tempo não faço). Eu estava usando duas espadas contra o Sensei portando Itto ( Uma espada). Tentei diversas vezes entrar no maai ( Espaço que separa os dois oponentes em um combate) do Sensei, mas ao primeiro passo a espada do Sensei já estava em meu pescoço.
    Ao fim da luta, imaginei que teria outra oportunidade de lutar com o Sensei ali mesmo, e pensei algumas estratégias no intuito de bloquear a espada do Sensei com uma espada e atacar com a outra. Próximo de lutar novamente com o Sensei, minha espada longa quebrou, só me restando a Kodachi (espada curta, adaga).
    Meu espírito se abalou.
    Não imaginava ter de combater o Sensei portando Nito (Duas espadas ) com uma Kodachi.
    A contingência tomou conta de mim, não consegui evitar as duas lâminas vindo em minha direção. Não sei se minhas estratégias com duas espadas dariam certo, mas sei que perdi no momento em que deixei o imprevisível me vencer. Sensei, dai extraí: devo estar preparado para tudo.
    Como todos puderam ver, o Sensei não se abalou, apesar de ter distendido a coxa.
    Os treinos de Iai
    (Iaijutsu,  Modalidade ensinada no Instituto Niten) e de Shoto (Espada curta ) foram ricos em detalhes.
    Acho que descobri porque perdi o Iai no Torneio de Minas. Não pude estar no birudô ( Confraternização ), pois estava em missão. Mas certamente foi um ótimo momento segundo relatos de colegas de 
    espada.
    Domo arigatou Gozaimashita Sensei, por todo conhecimento e filosofia que o Sensei tem passado a nós.
    Domo arigatou gozaimashita, por todos de Niterói, que certamente aprenderam muito com esse Gashuku Sayounará"
    Breno - Unidade Niterói
    Breno veio de Niterói, onde coordena uma Unidade do Niten. Neste Gashuku pude vê-lo mais amadurecido, com certeza, preparado para passar técnicas melhores aos alunos. Breno engana-se ao imaginar que eu estaria tranqüilo ao lutar com duas espadas contra a sua kodachi. Puro engano, porque a kodachi é muito forte. Depende de quem a manuseia. Assim como se deve estar preparado para lutar contra duas espadas, devemos estar preparados para lutar contra a kodachi. Sobre a coxa, ainda não estou recuperado, mas tive sorte de Breno ter ficado abalado, pois do contrário não poderia dominá-lo com minha coxa distendida. Bom constatar que aprimorou as técnicas, ou seja, está treinando regularmente. Não menospreze a kodachi, Breno, porque ela pode ser bem mais eficaz do que imagina!



    Coordenador Breno em postura da árvore (Kimono Azul)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br