Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    02-ago-2012

    Shugyo com Sensei 11 - Momento ímpar

    "Participamos aqui em Usa (município de Oita) da festa de confraternização para comemorar o primeiro ano de inauguração do novo Dojo do Niten Ichi Ryu em parceria com um templo Zen Budista.

    A festa reuniu cerca de quarenta pessoas e fomos, o Sensei e eu, gentilmente convidados a participar da celebração.

    Tudo impecavelmente organizado pelos participantes, que se dividiram nas tarefas (providenciar comidas, bebidas, pratos, talheres, mesas e tudo o mais necessário à comemoração) com muita naturalidade, pois nitidamente, já estão habituados a trabalhar coletivamente.

    A comemoração começou com alguns discursos, proferidos, aparentemente, pelos participantes mais sêniores do Dojo. Após algumas falas nitidamente de agradecimentos e comemoração, chegou a vez do Sensei falar. Acompanhei o Sensei à frente dos participantes (cada palestrante ficava em pé, à frente, para discursar a respeito do evento). Dado que o Sensei fez o discurso em Japonês, eu estava limitado a prestar atenção à reação dos presentes.

    Durante o discurso do Sensei, notei que houve um momento ímpar, daqueles em que algo acontece com capacidade para mudar o "tom" do ambiente. A partir daquele momento particular, várias pessoas mudaram seus rostos e posturas corporais. Havia uma coisa em comum nas mudanças, todos estavam com um semblante de "puxa vida, isto que está sendo falado é importante e nenhum dos "locais" lembrou-se de dizer!". Eis que havia sido o Sensei, alguém "de fora" estava ali para lembra-los de algo caro a todos, mas, que por qualquer motivo, havia passado despercebido pelos demais participantes.

    Uma das participantes do evento comentou comigo depois (ela falava Inglês) que a colocação do Sensei no discurso havia sido muito importante para os presentes porque os fez pensar! Na minha percepção, a intervenção bem-vinda do Sensei havia funcionado como um "Men-Ippon" para muitos dos presentes, pois o Sensei trouxe-lhes uma consideração que estava faltando e nitidamente era necessária. Acho que o pensar pode até "doer" de vez em quando, mas é necessário para vivermos a vida de maneira melhor...

    Depois a festa transcorreu na direção de uma confraternização com muita alegria e descontração. Atribuo muita contribuição ao sakê, que nos fez relaxar e descontrair para aproveitarmos mais o espírito fraterno da grande maioria que estava lá.

    Domo Arigato Gozaimashita ao Sensei e aos colegas do Niten no Japão por mais essa rica vivência!!"




    Niten Ichi Ryu Banzai!!!

     


    A família Niten Ichi Ryu


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br