TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Relatos de Guerra 02 - Buscando a Perfeição

por Drawin - MG/Belo Horizonte - 30-jun-2020

Kombanwa Sensei.

Shitsurei Shimmasu.
 
Abaixo, seguem algumas palavras sobre o quão bom tem sido o NITEN e seus ensinamentos em minha vida.
 
Conheci de forma muito breve, muito breve mesmo, de longe, a prática da espada samurai a partir de uma visita à uma escola de filosofia a qual minha esposa frequenta e havia me falado sobre esta arte marcial, que ate então somente tinha visto nas telas da tv. Foi aí que pesquisei sobre esta maravilhosa arte marcial samurai na internet é claro e comecei a encontrar reportagens, videos, links, associados ao Sensei Jorge Kishikawa, e direcionando ao site do NITEN.
Desde aquele momento comecei a me interessar na busca por mais informações sobre o Sensei e sobre o Instituto, no intuito de buscar algo diferente, e que realmente me deixou intrigado. Tanto que logo fui ao Dojo de Belo Horizonte, onde tive a oportunidade na ocasião de acompanhar um torneio e conhecer os coordenadores da unidade, Senpai Drawin, Senpai Bernardo e Senpai Gabriela, e em duas semanas aproximadamente estava eu matriculado, e foi assim que minha história começou no Niten.
 
Desde então ,venho observando, aprendendo e absorvendo todos os ensinamentos, sejam no manuseio da  Iaito e/ou da Shinai, dos momentos de ouro, da convivência e espirito de colaboração, e também nos momentos do Birudo é claro.
 
Através do Niten e de seus ensinamentos, posso notar de como eu pude evoluir como profissional, onde a obervação ampla e ao mesmo tempo pontual, é crucial para que consiga conduzir junto a equipe o alcance das metas gerais sem deixar de lado a meta individual de cada um. Para isso, sempre buscando dar o exemplo, fazer, fazer e fazer, mesmo que alguns pensem...nossa, ele não precisa fazer isso ou aquilo, não é função dele... Vejo que a disponibilidade, a garra, a disciplina, o respeito, e quando é de coração, são muito importantes para que você alcance os objetivos propostos e na busca da perfeição. Sempre ouço os momentos de ouro com muita atenção, assim como as falas do Sensei, para que eu possa absorver, refletir e colocar em prática dentro do meu universo da melhor forma possível, procurando de forma trabalhada transmitir as mensagens que sempre fazem a diferença para minha pessoa. E digo mais, já teve até alguns profissionais e colegas que trabalham comigo, que já externaram que eu havia de certa forma mudado, mudado na maneira de conduzir as situações e adversidades do dia a dia, e sempre de maneira estratégica.
Com meus alunos na universidade, procuro ensina-los as questões técnicas do curso, ma sempre alinhado com muita disciplina, reforcei através do Niten, do Bushido, minha importância na formação dos profissionais, mas não somente sob o aspecto técnico, mas também sob o aspecto do ser humano, tento incorporar em minhas conversas questões que envolvem razão, respeito, honra e disciplina, sendo está ultima a qual tem se faltado nas gerações atuais de forma geral, tudo está muito "fácil". Quando me vejo por um instante desanimado as vezes, com a grande massa de pessoas a quem estou lecionando, busco forças através da espada que dá vida, das sete virtudes dos samurais, dos votos do Hagakure, e penso "posso não salvar a todos, mas posso salvar alguns, o que é melhor que nenhum" e vou em frente. 
 
Outros exemplos que posso citar, em minha casa pude perceber ao longo do tempo (minha esposa já relatou isso também), mais disponibilidade para os afazeres do dia a dia, sem murmurar de cansaço, hoje evito ao máximo e em todos os cenários da vida ficar dizendo "como estou cansado", pois palavras de baixa energia podem impulsionar em mais perdas, o que não será de valor para seguir em frente. Sempre me agarro nos ensinamentos, buscando mais serenidade e já teve vezes de estar mais agitado e impulsivo devido as questões do dia a dia, que  fui treinar, isto no silêncio da noite, buscando concentrar e seguir em frente.
 
A partir do Niten, encaro a vida, tendo sempre ao meu lado a espada que da vida, de forma a promover minhas atitudes como pessoa com a máxima perfeição, mesmo sabendo que ela sempre estará a um passo a frente, mas sempre podemos melhorar!!
 
Arigatou gozaimashita ao Sensei  e também aos Senpais que estão sempre dispostos a nos orientar, nos conduzindo em direção a fonte!
 
 
Sayonara! Arigatou gozaimashita!
 
Gervásio - Unidade Belo Horizonte



Gervásio treinando Iaijutsu na sua casa durante a quarentena (esquerda) e fazendo um treino de corte em SP no fim de 2019 (direita).

A guerra continua e seguimos unidos! - Mundial 2020

por Niten - ES/ - 25-jun-2020

"
(...)
não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação.
(...)
Couto"
Vitória/ES


Aluno Couto do dojo Vitória, Espírito Santo


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.

Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.

TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA. (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.

Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.

Gambate!!!! (Continua)

Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
Espírito de samurai!
Muito bom! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!

Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado! (Continua)

Genkidama! - Mundial 2020

por Niten - ES/ - 20-jun-2020

"
(...)
Um dos melhores momentos sem dúvidas foi quando todo mundo do Dojo fez um "Genkidama" simbólica, cada um de nós enviou uma foto com as mãos para o alto enviando nossas energias para o Senpai Arthur durante a final. Foi um gesto simbólico mas que me deixou bem emocionado e que representou bem a união de nossa unidade.
(...)
Após o fim do torneio tivemos nosso tão aguardado "Beerudo" com pessoas de todas as unidades, poder conversar com todos eles, ouvir histórias engraçadas, receber conselhos e deixar a máscara cair foi sensacional, realmente uma experiencia única que vou levar no coração o resto da minha vida.
(...)
Waldeque - Vitoria/ES


Alunos do dojo Vitoria com os braços para cima fazendo Genkidama, em referência ao desenho Dragon Ball


Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Cha-la head-cha-la
Não importa o que aconteça
Sempre tenho a força e o poder

Cha-la head-cha-la
Vibrante o meu coração
Sente emoção e tem amor pra dar

Cha-la head-cha-la
Não pense em nada,só escuta
Sonhos dentro do coração (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou pelo relato Waldeque!

A felicidade que o Caminho te proporciona é evidente! E inspiradora também!

Arigatou gozaimashita! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaÓtimo relato Waldeque! (Continua)

Como vencer esta batalha - Mundial 2020

por Niten - RS/Porto Alegre - 19-jun-2020

"
(...)
Pertencimento. Algo tão forte no Niten em todos os seus aspectos, porém que tomou magnitudes literalmente planetárias agora. Ver tantos torcendo e lutando, de tantos locais do mundo ao mesmo tempo foi inesquecível! Sentirmos que pertencemos a algo tão grande e tão coeso!
(...)
Rocha"


Aluno Rocha da unidade Porto Alegre


Continua (post completo)

PRÓXIMAS CLASES ABIERTAS!

por - Niten - 11-jun-2020


PRÓXIMAS AULAS ABERTAS!

por - Niten - 11-jun-2020


NEXT OPEN ONLINE CLASSES !

por - Niten - 11-jun-2020


Tags: kenjutsuemcasa, kenjutsuencasa, kenjutsuathome,

MUNDIAL 2020 - Mensagem aos alunos

por Niten - blog - 03-jun-2020

Mantendo o nó firme

por Niten - PT/Lisboa - 26-mai-2020

"
(...)
Nós tivemos um alivio no estado de emergência desde a duas semanas, então sem alarido tenho dado aulas no exterior para experimentar a participação dos alunos
(...)
Gorgulho"
Lisboa, Portugal


Alunos do dojo Lisboa, em Portugal, em treino ao ar livre

Selfie dos alunos de Lisboa após o treino


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Alexandre Vaz - Rio de Janeiro✌😎

Sucesso! (Continua)

Chamado do Bushido

por Niten - RJ/Rio de Janeiro - 23-mai-2020

"Senpai,

Ohayo Gozaimassu!

Escrevo aqui para dar meu arigatou ao Senpai e ao Instituto Niten por me receber mais uma vez.

Nesse momento difícil "a espada que trás a vida" iluminou o meu espírito.

Na foto em anexo, o altar que montei no meu quarto. Coincidentemente montei dias antes de pensar em retornar. O chamado do Bushido!

É muito bom receber as mensagens do Senpai no Momento de Ouro também. Alimento pro espírito!

Arigatou gozaimashita Senpai!

Thury"


Altar com espada feito pelo aluno Thury

Momentos de Ouro - Simplicidade

por Niten - BR/Brasil - 21-mai-2020

Arte do caminho ou o caminho da arte

por Niten - MG/Juiz de Fora - 21-mai-2020

"
(...)
O foco é o principal, não podemos entrar num combate ou numa tela, sem estarmos 100% integrados ao momento, ouvir o vento e aos pássaros em meio ao combate.
(...)
Pires"


Pintura de uma paisagem feita pelo aluno Pires


Continua (post completo)

Filosofia samurai

por Niten - BR/Brasil - 01-mai-2020


Comentario em vídeo, dizendo Sensei, nestes tempos de crise o que mais me lembro são exatamente da filosofia samurai e dos ensinamentos do Sensei. Sem eles seria muito mais difícil atravessar este momento. Domo arigatou gozaimashita.

Tags: Egan2020_Maio,

Geração em geração

por Bhering - DF/Brasilia - 30-abr-2020

"
(...)
Passados estes 16 anos, seu filho, um profissional da saúde, nos orienta e passa as mesmas técnicas antigas de centenas de anos, que receberam do Sensei.
(...)
Várias famílias em várias faixas de idade, praticando e dando origem a tradições, continuidade destas técnicas e espírito para as gerações futuras
(...)
"

Bhering - unidade Brasília
Aposentado
Engenheiro civil e Transportes e Segurança do Trabalho
Funcionário de carreira do Ministério do Planejamento e Presidência da República


Aluno Bhering, do dojo Lago Sul, no Gashuku Cooper Yamato


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - LondresSenpai Bhering, arigatou gozaimashita pelas palavras, foram dirigidas ao Senpai Ricardo e a Familia Lopes, mas como iniciei meu caminho no Niten em Brasilia pude relembrar um pouco dessa historia ao ler as palavras do senpai! Realmetne é uma alegria poder (Continua)

Agradecimentos ao Sensei

por Niten - MG/Belo Horizonte - 29-abr-2020

"
(...)
Ainda nesse tempo que venho estando afastada são os ensinamentos do Sensei que me dão forças para continuar buscando alcançar meus objetivos!
(...)
Graças ao Niten pude afiar o espírito e a mente para momentos que eu jamais imaginei que enfrentaria.
(...)
tenho enfrentado de frente os problemas e fazendo de tudo para melhorar logo para retomar os treinos!
(...)
Nathálya Moura"


Aluna Nathalya Moura, de Belo Horizonte


Continua (post completo)

Manter viva a nossa energia!

por Niten - ES/ - 28-abr-2020

"
(...)
o Sensei encontrou uma forma de lutar contra essa adversidade
(...)
Poder treinar em outras unidades, conhecer outros alunos e manter viva a nossa energia mesmo durante o isolamento
(...)
Waldeque"


Foto do aluno Waldeque, do dojo Vitória


Continua (post completo)

Vergões e bolhas de sangue

por Niten - SP/São Paulo AR - 28-abr-2020

"
(...)
Pela primeira vez em muitos anos, alguém voltava a me dar um caminho, um caminho que para mim fazia sentido.
(...)
O caminho do Samurai nunca se restringiu em saber usar uma espada. Com os treinos há uma completa mudança no indivíduo.
(...)
João Paulo
Unidade Ana Rosa"


Aluno João Paulo em treino no Brasil e na Alemanha

Continua (post completo)

Tags: Egan2020_Mai, Egan2020_Maio,

OMEDETOU SAMURAIS!

por Niten - BR/Brasil - 24-abr-2020



Dia 24 de abril é o Dia do Samurai!
Dia do aniversário de nosso mestre, Sensei Jorge Kishikawa! 
Comemoramos e agradecemos a dedicação plena e integral em difundir os legados da tradição guerreira da espada samurai! 
 
Omedetou Gozaimassu a todos os Samurais!
Otanjoubi Omedetou ao Sensei Jorge Kishikawa!

Arigatou Gozaimashita Sensei, Sempais e Alunos do Instituto Niten!!

Tags: Egan2020_Mai, Egan2020_Maio,

Jo em família

por Niten - RJ/Rio de Janeiro - 20-abr-2020

"Ohaiyou gozaimassu Sempai!
Estamos todos bem por aqui. Como está o Sempai e família ? Estamos fazendo o Jo no quintal. Domo Arigato Gozamashita por todo o apoio que temos recebido.

Carbonete
Rio de Janeiro"


Família treinando Jojutsu no quintal

Being part of Niten

por Niten - EG/Cairo - 19-abr-2020

"
(...)
One night I decided to explore the art of Kenjutsu to fulfill my passion towards the katana and the samurai art.
(...)
being a part of Niten family in a journey of continues learning under sensei Jorge Kishikawa, senpai Wenzel.

Yasser Hegazy "


Yasser, the coordinator of Cairo`s unity on training in Egypt and t


Continua (post completo)



Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br