Retornar para últimas postagens
"Hoje, pela primeira vez, tive a oportunidade de lutar contra a Naginata do Sensei.
Como estratégia de defesa, adotei o Chudan Nitô, kamae que considero muito forte defensivamente.
Minha idéia inicial era a de que minha desvantagem consistia, principalmente, na distância, se assemelhando assim minha luta à maneira como se deve atacar quando se usa espada curta contra a longa. Ledo engano...
O que descobri foi muito mais fascinante e aterrador: as técnicas que Sensei usou com a Naginata faziam esta arma mais parecer com projéteis, vindo de todas as direções. Eram tiros por cima, pelo centro, pelos flancos e, quando se fazia possível neutralizar a lâmina da Naginata, o cabo vinha em seu auxílio no flanco oposto. Sun Tzu ficaria maravilhado com essa versatilidade!
Ao final, sem sequer conseguir acertar um golpe, pensei que apenas um escudo poderia fazer frente àquelas técnicas aplicadas pelo Sensei.
Mas, no kenjutsu, usamos espadas... o Caminho deve estar no Hidensho...
Pensei em perguntar ao Sensei, mas desisti. jJá sei a resposta: “- Coloque o Bogu e vá treinar!”
“Hai Sensei! “ - disse, em pensamento."
Cristiano (Unidade Santos)O Hidensho trata , como já comentei anteriormente, de assuntos sobre a Estratégia, em japonês, Heiho.
DO do Sensei: Bolas de fogo para alvejar o inimigo
Experimentar na prática, como este aluno, os conceitos sobre Estrategia que se tem ouvido falar é o que proponho a você. Experimentar espada longa x curta, longa x longa, e por ai vai.
O interessante é perceber que nem todos os conceitos que voce tem se mostrarao eficazes, como neste caso.
E agora, meu caro?