Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-ago-2015

    HIDENSHO 52 - Duvidei e errei

    "Tendo participado do treino de kusarigama (foice e corrente) do Sensei, às vezes ainda me perguntava se essa arma, ainda que fascinante e poderosa, levaria seu usuário ao caminho da invencibilidade.
    Da distância com que começamos nossas lutas, como uma arma com um alcance tão longo poderia vencer de uma espada?

    Fiquei surpreso em ver o Sensei pegá-las para me enfrentar, e ensinar, no treino de sábado.
    A primeira coisa em que pensei foi em avançar logo nos primeiros movimentos da corrente e desferir um golpe veloz e, antes que eu percebesse, a foice do Sensei cortou meu braço. Senti mais um corte na nuca e meu corpo foi arremessado ao chão. Não estava certo, deveria enfrentá-lo de outra maneira.
    A batalha recomeçava e a cada kamae que armava, esperando um golpe da corrente para contra-atacar, perdia um braço, uma cabeça, a espada. Estava errado, não podia ficar parado.
    Tentei me aproximar de novo, dessa vez com mais cuidado, mas fui jogado ao chão como da primeira vez. Ainda estava errado.
    Finalmente entendi: eu havia duvidado do mestre, e por isso estava errado.

    Querendo ou não, questionei o tempo que o Sensei passou para aperfeiçoar o uso dessa arma, que juntos derrotaram cada um dos meus kamaes com tanta facilidade (e por mais incrível que pareça, nenhum desses golpes que me pararam chegou a machucar...).

    A maioria dos que frequentam o Dojo do Ana Rosa já viram o Sensei praticar com seus Kusarigamas. Não parece simples e fácil balançar uma espada quando nunca se pegou em uma?

    Por curiosidade, procurei pelo duelo entre Musashi Sensei e Shishido Baiken, mestre do Kusarigama. Segundo a lenda, Musashi Sensei, que foi imbatível, arremessou uma de suas espadas para vencê-lo. Mas tenho certeza que arremessar uma espada naquele dia não me faria vencer...


    Sensei, Domo Arigatou Gozaimashita por esse dia! " 
    - Akio (Unidade Vila Mariana/templo Nikkyoji) 



    Kussarigama em ação




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br