"Desta vez, minha viagem ao Brasil tive outras sensações ao chegar. Pôr os pés em São Paulo sente-se cada vez mais como uma breve visita para arrumar um par de assuntos.
Não é novidade repetir que o Niten é uma Família. A comunidade do Niten é uma de minhas famílias há muito tempo. Um lugar onde tenho o espaço para aprender, me construir, desconstruir e reconectar meu espírito com minhas origens. Apesar de treinar (muito menos do que o espírito pede) em Buenos Aires, conviver com o Sensei um ou dois dias que seja, é algo urgente. Quando o Sensei veio para o Gashuku "Hyodo Musashi", saí de lá como alguém que há muito não bebia um sorvo de água fresca. Tanto neste como no último gashuku que participei, terminei com aquela antiga frase na cabeça: "Só sei de uma coisa: que nada sei". Ter a oportunidade de estar num evento como o Gashuku, rodeado de companheiros de treino e sob a guia do Sensei. Não é algo que se deixa escapar. Fiquei muito contente em poder rever, treinar e conversar com pessoas que não via há tanto tempo. Mas que apesar do tempo, parece que foi ontem que nos vimos. Nossos elos transcendem tempo e espaço. Basta um "odigi" (reverência) e pronto, estamos conectados na mesma sintonia.
Uma ironia graciosa foi a de ter aula de Kodachi Seiho com o Yoshimitsu. Vou guardar isso como uma das minhas primeiras experiências de "sentir o tempo passar". Já que me lembro "como se fosse ontem", quando o Sensei levou o Yoshimitsu pela primeira vez ao dojo. Tão pequeno, que nem falava. Fico muito grato pelo esforço dos três irmãos em treinar e preservar nossa cultura.
Espero voltar em breve. Mas que passe tempo o suficiente para me surpreender com a evolução de todos nós, que é um êxtase muito bom de se sentir. Que o Niten continue ajudando as pessoas a viverem intensamente.
O site do Instituto Niten tem como objetivo transmitir informações a respeito do universo das artes da espada samurai e cultura japonesa aos alunos do Instituto e aos interessados em geral.
Este site se reserva o direito a transmitir apenas aquilo que esteja em consonância com suas propostas, garantindo a seriedade de seu conteúdo. Em respeito a este mesmo direito de propagar e endossar somente o que for reconhecidamente aprovado pela direção do Instituto resguardamos o direito de réplica.
Os textos deste site estão sujeitos a correções e não necessariamente refletem os pontos de vista das escolas tradicionais com as quais possuímos ligações.
Os artigos de autoria do Instituto Niten podem ser reproduzidos, citados e distribuídos livremente, desde que isto seja feito de forma gratuita. Solicitamos apenas que o endereço da fonte seja divulgado.
Os artigos de outros autores — relacionados na Bibliografia deste site — são protegidos por direitos autorais. As citações são feitas conforme a permissão do Artigo 46 da Lei 9.610 sobre Direitos Autorais. Os materiais de origem norte-americada são citados sob a autoridade do Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
O Instituto Niten respeita a propriedade intelectual de outras pessoas. Caso você acredite que seu trabalho tenha sido violado, por favor entre em contato conosco para que isto seja sanado.
Para melhor proteger a privacidade de seus visitantes, o Instituto Niten compromete-se a não divulgar os dados pessoais daqueles que entrarem em contato conosco e se cadastrarem em nosso informativo.
Também nos comprometemos a não enviar spams e nos restringimos a apenas responder as perguntas e solicitações que nos forem enviadas por e-mail.
O Instituto Niten envia aos seus cadastrados somente sua Newsletter, o EGAN, para inscritos que tenham optado por recebê-la, ou em anexo a uma resposta a perguntas enviadas por email ou pelo nosso formulário.
O site do Instituto Niten é desenvolvido pela equipe administrativa do Instituto.
Agradecemos a todos os alunos e amigos que contribuíram e acrescentaram um pouco de sua energia ao site.