Tag todos Retornar para últimas postagens
Parte 1 do Discurso do Sensei Jorge Kishikawa no pré-lançamento do Livro Shinhagakure
Parte 2 do Discurso do Sensei Jorge Kishikawa no pré-lançamento do Livro Shinhagakure
Clique nas Imagens para Ampliar
As andorinhas, além de predadoras, são conhecidas por terem asas longas e pontiagudas.
Seus movimentos são velozes, o que torna muito difícil capturá-las.
Na Estratégia e na guerra, temos que ser como andorinhas. Chegar e partir num piscar de olhos, num vai e vem rápido e preciso.
Reza a lenda que Sasaki Kojiro, um dos maiores adversários de Miyamoto Musashi era capaz de cortar andorinhas no ar. Por ser a sua tachi (espada maior) longa em relação à maioria, conseguia, num movimento de vai e vem, cortar as andorinhas que voassem próximo a ele.
Lenda ou não, a verdade é que no Niten treina-se uma técnica inspirada na andorinha, o corte da andorinha. Ela simula os movimentos das asas da andorinha, que em mãos habilidosas, são o caminho para a vitória.
Seja rápido ao cortar, e suma ao partir.
¨Kishikawa Ryu Iaijutsu - Tsubame kiri, a Estratégia da Andorinha¨
Comumente, em filmes e katas de espada samurai, assistimos à postura da espada elevada à altura do ombro
Trata-se de uma posição muito adequada para se usar em golpes descendentes e acredite, ascendentes também. E isto, em Estratégia é fundamental. Não é possível vencer uma guerra somente atacando pela montanha. Temos que surpreender o inimigo atacando-o pelo mar!
Não podemos vencer, em tempos difíceis, somente por terra. Temos que buscar chances no mar também.
O combate que se segue é interessante pois a espada está, ao contrário do que se esperaria nesta postura do "hasso", do lado esquerdo. Observe como se faz o golpe ascendente com o "hasso no kamae". Se o oponente não estiver habituado, fácil dizer que seria derrotado.
Vereador Aurélio Nomura no Pré-Lançamento do Livro Shinhagakure
Dr. Raul Takaki - Presidente do Jornal Nippak e Nikkey Shimbum no Pré-Lançamento do Shinhagakure
Monja Coen comenta o Lançamento do livro Shinhagakure de Sensei Jorge Kishikawa
Mais sobre o Livro SHINHAGAKURE Clique Aqui
"Levando esperança para a ACTC"
"O Hayabusa (Grupo de Jovens do Niten) fez uma visita na ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração) em São Paulo no dia 29 de Fevereiro.
A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.
Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante" Felipe Paiva - Coordenador do Hayabusa
Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.
E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm ascendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar.
São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos
Clique para Ampliar
Link para o Mural com a Materia completa e comentarios da
Coordenadora Pedagógica da ACTC
Palavras do Desembargador Samuel Meira Brasil no Pré-Lançamento do Shin Hagakure
Dr. Mauricio Lemos Freire no Pré-Lançamento do livro Shinhagakure
Você faz parte dos muitos que não vão para a frente?
Você se sente infeliz como a maioria em alguns momentos de sua vida?
Alguém já lhe falou que você é intolerante, insuportável e que só pensa em si mesmo?
Se você respondeu SIM a alguma das perguntas é bem provável que você está diante de um grande mal nestes tempos difíceis, infelizmente.
Mas a cura pode estar aqui:
Tiemi Kawano foi admitida em uma empresa de economia e foi elogiada pela diretora de RH por se destacar perante todas as outras candidatas que foram entrevistadas durante 11 anos