Postagens de 2009 / Novembro Retornar para todas postagens
"Shugyo é como um kirikaeshi* demorado, parece não ter fim. Durante a execução você fica bem atento para manter o kiai*, para não deixar os braços abaixarem, para não deixar os golpes escaparem, são muitos detalhes e você esta totalmente focado neles. No entanto, tem uma missão de ir ate o final, mesmo já tendo ultrapassado seus limites físicos. Quando você escuta ...”ultimo men*...” o mundo parece parar para aquele golpe que deve ser perfeito, sem falhas, então vem o “Iamee” (terminar), a partir desse momento algum entendimento virá, pode ser exatamente naquele instante ou mais tarde com as auto-reflexões.
Meu shugyo começou em São Paulo no dia 16/11 (segunda) sobe a supervisão do Sensei, dos Senpais* da ADM*, principalmente do Senpai Adeval e claro de todos aqueles que trabalham na ADM que de uma forma ou de outra estão lhe ensinando algo constantemente. No dia 20/11 (sexta) parti para o Rio de Janeiro, para então, sobe a supervisão do Senpai Wenzel e Senpai Renault encerrar meu shugyo no dia 22/11 (domingo).
Em São Paulo cruzei mais uma vez minha Espada com pessoas fantásticas, dedicadas, disciplinadas, verdadeiros exemplos. Treinos matinais de Niten Ichi Ryu com o Senpai Akira. Com o Senpai Adeval, treinos em diversos lugares, diversas durações, estilos, diversos katas do Bushido. No Rio, 40 Co e uma realização, conhecer uma das maiores e mais fortes unidades do Brasil. La tive a oportunidade de aprender muito com o Senpai Wenzel e de lutar com todos alunos que estiveram presentes nos treinos de sábado e domingo. Sei que em ambos lugares fiz novos colegas que torcerei para velos em novas ocasiões.
Como coordenador da Unidade Goiânia minha atenção não estava focada somente para a minha evolução no Caminho da Espada, mas também em captar o máximo de detalhes no convívio com outros coordenadores de São Paulo e Rio de Janeiro para fazer com que a Unidade Goiânia também evolua.
Com certeza meu shugyo foi tão pesado quanto o de vários guerreiros que passaram por São Paulo em busca desse treinamento, mas para mim ficará marcada a sensação de ter ido até o final com todo meu empenho para ter certeza de que ainda falta muito para ter uma compreensão sobre o Caminho e o que me resta é continuar buscando.
Domo Arigato Gozaimashita a minha família pela compreensão.
Domo Arigato Gozaimashita a Unidade Goiânia por ser um incentivo constante.
Domo Arigato Gozaimashita por todos da Unidade do Rio de Janeiro que me mostraram verdadeiras mensagens a cada luta.
Domo Arigato Gozaimashita a todos que trabalham na ADM e que fazem com que os objetivos do Sensei e dos Senpai dêem certo.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Akira pelos treinos matinais e toda preocupação com a Unidade Goiânia.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Adeval por sua constante atenção e preocupação em ensinar os katas do Bushido.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Kenzo que no Rio de Janeiro abriu mão de tarefas pessoais do seu domingo para que eu conhecesse o Corcovado (Cristo Redentor).
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Renault por ensinar tanto sobre paciência, serenidade, lealdade e claro Arigato pelas cervejas.
Domo Arigato Gozaimashita ao Senpai Wenzel por me mostrar tantos detalhes que serão úteis ao meu Caminho e à Unidade Goiânia.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por me acordar de um sono profundo e mostrar-me quais são os próximos passos no Caminho. Arigato Gozaimashita pelo seu exemplo."
- Caio Taddeo, coordenador da unidade Goiânia, sobre o seu shugyo.
*kirikaeshi = um dos exercícios mais cansativos e desgastantes no Niten
*kiai = energia, demonstrada principalmente através do grito
*men = golpe na proteção da cabeça
*senpai = aluno mais antigo no niten
*ADM = administração
*arigato gozaimashita = muito obrigado
*arigato = obrigado
*kata = forma tradicional, sequência de movimentos
Um grupo dos alunos do curso especial do Niten na CSN visitou nesta quinta 26 de novembro o treino na Tijuca. Foi a primeira visita deles a um dojo regular do Niten. Eles que já treinam há 1 ano em Volta Redonda no curso ministrado pelo também coordenador da Tijuca Alexandre Vaz. |
Aqui vai mais uma do Chile, desta vez do Carioca-Niten Vianez que esteve por lá:
Konbawa Sempai Wenzel!
Hoje retornei do Chile. Não consegui ir ao encontro do Niten, mas senti muita saudade dos treinos e de todos enquanto estive por lá. Recebi um grande presente de minha avó. Graças a este presente, tive a oportunidade de conhecer o deserto do Atacama. E foi lá onde se passou o dia que mais lembrei do Niten! Tentei fazer algo que nunca tinha feito: Sandboard.
Estavamos em cima de uma duna de 50 metros de altura, em um lugar chamado de "Vale da morte". O objetivo era descer a duna em cima de uma tábua (que ia rápido demais para o meu gosto). Depois de pelo menos 2 horas tentando dos pontos mais baixos da duna para diminuir o medo (e tomando tombos espetaculares), me lembrei dos treinamentos. E dos momentos de ouro. As coisas ficaram mais claras, então resolvi ir para o ponto mais alto da duna. E desci. Sem cair. Em anexo vai uma foto.
As outras dunas que aparecerem pelos meus dias que se cuidem.
Sayounara, Arigatou gozaimashita!
Vianez
Nos dias 17 e 18 de Outubro foi realizado em Campinas o 8º Torneio Brasileiro de Kôbudo, onde samurais de todo o Brasil puderam se encontrar para cruzar espadas, medir forças e praticar os katas do Bushido.
A Unidade Sorocaba foi representada por 5 alunos que participaram em diversas categorias individuais e em equipes.
Foram dias de muito kiai e aprendizado com Senpais de todo o Brasil e com o Sensei.
Omedetou gozaimassu aos alunos de Sorocaba que foram ao torneio!
Alunos de Sorocaba ao lado do Sensei ao fim das competições.
No ultimo sábado (21/11) foi realizado pela Unidade Sorocaba do Instituto Niten um treino audiovisual sobre os combates do 8º Torneio Brasileiro de Kôbudo.
Foram vistos e comentados diversos dos combates do torneio que foi realizado nos ultimos dias 17 e 18 de Outubro em Campinas.
Além disso a Aluna Simone pode fazer o relato de sua participação no 3° Encontro Sul-Americano de Kôbudo, dividindo essa experiência de treinos e convivência com o Sensei com os outros alunos.
Alunos da Unidade Sorocaba durante Audiovisual sobre o 8º TBK
Foi realizado nesse ultimo fim de semana (de 13 a 15/11), em Santiago do Chile, o 3º Encontro Sul-Americano de Kobudô.
O encontro reuniu samurais do Niten do Brasil, Chile e Argentina.
A Unidade Sorocaba foi representada pela aluna Simone, que além do Kenjutsu apresentou aos presentes um pouco do Jitte.
Foram 4 dias de convivência direta com os senpais de outras unidades do Instituto e com o Sensei.
Omedetou gozaimassu Simone pela participação e por levar o kiai da Unidade Sorocaba ao outro lado do continente!
Certamente foi uma experiência inigualável!
Apresentação de Jitte realizada pela aluna Simone.
Santiago vista a distância durante cavalgada nas montanhas.
Na ponta esquerda de Naquinata Kenzo nos Andes com a comitiva!
Comitiva do Brasil chega a Santiago para o 3° encontro Latino Americano de Kobudo.
Pouco atrás do Sensei o responsável da delegação, nosso Kenzo.
"Fomos todos iniciantes novamente. Manter sempre o espírito do aprendiz - a frase voltou claramente a minha mente várias vezes ao longo deste sábado de descobertas..."
No último sábado despertei bem cedo para receber o senpai Vaz, aqui em Vitória. Vesti o kimono e hakamá, peguei os equipamentos e parti para a rodoviária.
Francisco |
primeiro treino na nova unidade com a Coordenadora Fernanda Muxfeldt ao centro
Nesta terça 3 de novembro começamos uma nova unidade. Com a coordenação de Fernanda Muxfeldt inicia-se a unidade Jacarepaguá na Freguesia.
Fernanda é a primeira Shoden mulher do Instituto Niten, foi campeã do troféu KOBUDO no último torneio Brasileiro de outubro de 2009 em Campinas, além de campeão Brasileira de Kenjutsu por equipes em 2008 e 2009 e campeã individual em 2009.
Credenciais e KIAI não faltam e esta guerreira!
Vamos conferir!
Parte da comitiva do Rio retornando do 8°Torneio Brasileiro de Kobudo
"Ohayou Gozaimassu, O torneio foi um sucesso, a organização,o local, EsPCEx, as confraternizações e as disputas, tudo foi muito bom! O retorno para casa foi tranquilo, apesar da neblina, que ficou bem mais densa do que na ida, o que me fez pensar sobre o caminho. «Dentro desta neblina estão várias surpresas, alegrias, dificuldades etc. assim como as novas técnicas, os Katas e compromissos, todos virão, e terei que lidar com eles, preparado ou não, vejo o quanto é importante ter um base forte.» Para aprender a lidar com as novas situações vejo que tenho a volta Excelentes Senpais! Agradeço a todos, pelo companheirismo, amizade e compreensão.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei
Domo Arigato Gozaimashita Senpai Wenzel
Domo Arigato a Todos os Senpais e Kohais.
Sayounara De Palma"
Aluno Niten Rio de Janeiro graduado 5° Kyu
Arigato gozaimashita Sempai Danilo, Unidade Campinas e todos os colegas do Niten!!
Omedetou Gozaimassu!
A Unidade BH teve a felicidade de contar com a visita de colegas da Unidade Ana Rosa/SP neste final de semana de 31/10 e 01/11. Foram dois dias de convívio com pessoas que treinam quase que diariamente com o Sensei e, independentemente de tempo de treino, tinham muito a ensinar tecnicamente e sobre os katas do bushido. Foi uma oportunidade de fugir um pouco da rotina e também de preencher o Dojo com fortes Kiais. Grande destaque da experiência foi poder aprender os katas do bushido com mais naturalidade. Em que pese mantivéssemos nossos kamae, também foi uma oportunidade para nos "permitir errar" e tirar algumas dúvidas que poderiam ser inadequadas num momento mais formal. A pequena diferença de tempo de treino - e mesmo de idade - facilitou a interação e contribuiu para uma atmosfera mais leve, ainda que em observância das devidas regras de etiqueta. Some-se a isso a oportunidade de ter um observador de fora comentar e questionar certos rituais que já foram incorporados no quotidiano. Em alguns momentos ou situações, a pergunta correta fazia com que parássemos para pensar sobre ações que já realizávamos automaticamente. Isso com certeza contribui para melhorias ou, pelo menos, a uma melhor entendimento dessas atitudes. Por fim, foi uma oportunidade de estreitarmos os laços e de participarmos, juntos, de atividades extra treino, que muitas vezes foram novidades paras os próprios anfitriões. Unidade BH
Visita à Cachoeira de Itabirito
Visita à Praça da Estação