Postagens de 2011 / Março Retornar para todas postagens
Recente mudei-me para Recife (Quente!).
Venho da cidade de São Paulo, e lá trabalhava na sede geral do Niten.
Em São Paulo eu tive a sorte de treinar e conviver diariamente com nosso Sensei Jorge Kishikawa, e também com os senpais (veteranos) do Niten.
Estabeleci-me aqui em Recife para ajudar no desenvolvimento dos treinos em Recife e região.
Coordenador Silva
Coordenador Silva realizando Kata
No dia 26 de março o Senpai Ricardo Lopes, Coordenador Geral do Distrito Federal e do Centro-Oeste, esteve em Campo Grande para treinar com os alunos, monitores e Coordenador da Unidade.
Foram quase quatro horas de treino com muito kiai: "Os alunos estavam bastante dispostos e se dedicaram de coração ao treino"!
Foi dada ênfase na atualização das técnicas e na transmissão das mais recentes orientações e das palavras do Sensei, pois o Senpai Ricardo Lopes acaba de retornar de intensa atualização técnica em São Paulo.
Força, Campo Grande! Que esta energia cresça e se propague cada vez mais !!!
Breno - Campo Grande - MSArigato gozaimashita Sempai Ricardo pela visita do dia 07 de maio e pelos conhecimentos passados na aula.
Foi muito inspirador. (Continua)
Otavio - Brasília/DFHi Mina San!!
É bom ver que a energia do Sensei, através do Sempai Ricardo, esta chegando na unidade de Campo Grande!! Vamos em frente! Avançando sempre!
Gambate Campo Grande!!
Sayonara, (Continua)
No dia 26 de fevereiro, houve uma descida para Santos, por parte de alunos de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. O treino teve aspecto intenso e energético. Todos os alunos tiveram grandes conquistas. Após o treino, nada como uma confraternização na praia.
E a próxima ida já está organizada e batendo em nossa porta!
Danilo Pedroso de Campinas ,San Pablo-Brasil,
vino a realizar un seminario de Iai en Buenos Aires -Argentina
Después del Seminario de Iai,
Danilo ayudó a perfeccionar
a los alumnos argentinos el Niten Ichi Ryu.
Al final todos los alumnos pudieron cruzar sus espadas con Danilo
y con mucha alegría terminamos la jornada.
19 de Marzo/Sábado,
Aoki Sensei estubo en el Dojo Recoleta
para realizar la Bendición 2011...
Faz parte do treino no Niten exercitar as Virtudes Samurais. Todas são importantes mas, nos últimos tempos, em que tragédias têm-se seguido umas às outras, a Compaixão é uma das virtudes mais solicitadas!
A última nos tocou profundamente: o Terremoto e Tsunami no Japão motivou numerosas mensagens de alunos e amigos do Niten ao Sensei, todos colocando-se à disposição para ajudar as vítimas de alguma forma.
Tais iniciativas são elogiáveis, porém, não existe qualquer possibilidade de sermos úteis ao povo japonês, pois o Japão não tem carência de recursos, e sim sua infra-estrutura destruída. Resta-nos, então, orar por eles e confiar no Bushido como força motriz da Reconstrução do Japão: Gambatê Nihon!
Nem por isso, todavia, ficaremos impossibilitados de exercer a Compaixão!
A Unidade Paraná está mobilizada para ajudar as vítimas das enchentes naquele estado, a exemplo do que foi feito pelos cariocas nas Unidades do Niten no RJ. O trabalho de reconstrução e doações para as vítimas das enchentes continua.
Assim, convocamos o Niten Paraná para contribuir com doações para os desabrigados pelas chuvas. Serão arrecadados cobertores, colchonetes, roupas e, principalmente, água mineral. As doações podem ser feitas em supermercados da rede Big e Mercadorama, pontos de coleta do Provopar, postos do Corpo de Bombeiros e Fundação da Ação Social (Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido).
O Niten Paraná conta com a ajuda do maior número de pessoas nessa missão!
Vamos orar pelo Japão, e nos concentrar nos problemas que estamos enfrentando aqui no Brasil, Mina San.
Essa pequena ação da nossa parte pode fazer a diferença. Vamos sacar a "espada que dá a vida!"
No mês de fevereiro/2011, tive a oportunidade de participar de um Shugyo junto ao Niten em São Paulo. Em que pese fosse a segunda vez que seguia para o treinamento, não me iludi em acreditar que a experiência seria previsível: somos outros e diferentes, eu e o Niten, em relação ao Shugyo realizado em junho/2009.
Assim como da primeira vez, acredito que um ciclo se encerrava para mim no Dojo e um novo se iniciava, sendo o treinamento intensivo a forma encontrada para marcar esse acontecimento. O espírito era o mesmo daquele que inspirou a fênix mitológica: despir-se do que já é velho e desgastado para permitir a renovação, o nascimento do novo.
A experiência, logo de início, já apresentou uma diferença crucial. Enquanto da primeira vez permaneci como único Shugyo da ADM, desta vez compatilhei os treinos com outros colegas. Aprendi sobre a força e importância dessa união, como corolário da Compaixão que deve nortear a vida do Samurai, pelo que sou grato a todos os envolvidos.
Também fui desafiado com o desconhecido. Seja nas missões externas, em lugares nunca visitados da cidade, seja nas internas, envolvendo trabalhos com os quais não tinha experiência (notoriamente a carpintaria), a insegurança de lidar com o desconhecido esteve por diversas vezes presente. Sair da esfera de conforto e expandir os horizontes são conceitos chaves para permitir a renovação, e o sucesso nessas empreitadas era acompanhado de um sentimento de realização pessoal sem igual.
Os treinos diários testavam os limites do corpo e a energia. O Bogu sequer tinha tempo para secar. Mais do que isso, entretanto, os limites do espírito eram muito mais graves e difíceis de superar. As frustrações, a incapacidade de alcançar os objetivos, o sentimento de impotência, todos se acumularam para me derrubar e quase tiveram sucesso. Felizmente, através das lições dos Senpais, consegui recuperar o foco e começar a compreender o que se esperava de mim, deixando o que era inútil de lado.
Por fim, a convivência com todos, os treinamentos com o Sensei, a culinária do Senpai Fugita, as cobranças do Senpai Wenzel, a energia dos Senpais Gilberto, Adeval e Silva, o companheirismo do Senpai Brandolin, todos trouxeram lições e lembranças queridas que já contribuem para trilhar o Caminho. Ao me despedir, entretanto, vieram as palavras do Sensei que mais me marcaram: eu não era um convidado na casa do Niten, o Niten já é a minha casa.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por fazer no Niten o meu segundo lar
Fonseca - unidade Belo Horizonte
Santos - GoiâniaKonnichiwa, senpai Fonseca! Domo arigato gozaimashita pelas palavras! Foi uma honra tê-lo conhecido e recebido algumas orientações suas no primeiro dia do meu primeiro shugyo, que sinto que também me renovou como uma fênix. Agora ao ler este seu relato, l (Continua)
Reportagem publicada no jornal O Globo (ver link da matéria), no caderno Mundo, em 15/03/2011 às 00h37m., enviada a nós por um aluno.
Antonio Carlos T Lima - Uma única palavra para resumir a história da carteira perdida:
BUSHIDO. (Continua)
Pinheiro - ManausRealmente e uma educação e costume muito diferente do ocidental, quem sabe um dia seremos assim, torço para caminharmos para esse sentido do Caminho, pessoas corretas existem, poucas mas existem.
(Continua)
Midori - yamanashiTomara que essas noticias sirvam para abrir os olhos do pessoal! (Continua)
Nesta quarta, dia 23 de fevereiro, sempai Madeira e sempai Takeshi nos proporcionaram um pouco da cultura japonesa organizando uma Cerimônia do Chá na Nippaku, a primeira de uma serie de futuros eventos. Fomos muito bem recebidos pela Sensei que preparava o chá, sendo assim a anfitriã da cerimônia, sua ajudante e as outras pessoas que ajudaram na organização... (...) Continua (post completo) |
Durante 4 horas de treino, os alunos do DF encheram o Ginásio do Cruzeiro com muita energia e kiai!
Teve Jo, Iai, Ken, Jitte, Kir jovem e combates! Esse "feriado" foi inesquecível!
Resultados do torneio "Grito de Carnaval DF 2011"
Kenjutsu 0 kyu - Sem bogu
1º- Jackson
2º- Laís
3º- Valberto/Ariel
Kenjutsu 0 - 7º kyu
1º- Simas
2º- Santos
3º- Varella
Kenjutsu 6º kyu
1º- Derek
2º- Simas
3º- Erik
Kenjutsu 5º- 4º kyu
1º- Carlos
2º- Patrick
3º- Bhering/Otávio
Veja mais fotos na Galeria! (clique aqui)
Camila - BrasíliaPodemos sentir que a unidade está forte quando notamos a quantidade de alunos dispostos a treinar em um sábado de carnaval pela manhã, chegando cedo para arrumar e limpar o dojo, e saindo tarde, exaustos mas com sorrisos de satisfação. Como diriam alguns (Continua)
Luiz Otávio Rodrigues - Brasília-DFKonbanwa mina san!
O evento foi muito bom!! A Familia NITEN de Brasília ta cada vez melhor!! Domo arigato Sempai Ricardo, Sempai Patrick, Sempai Khun e Sempai Silvana!
Sayonara! (Continua)
Furtado - TaguatingaKonbanwa.
O evento foi fantástico e acho que quebrou todas as expectativas. Foi intenso na medida para saber se eu ia passar o carnaval pulando ou discançando.
Domo arigato gozaimashita Senpai Ricardo, Senpai Patrick, Senpai Silvana e todos que ajuda (Continua)
Bhering - BrasíliaKonnitiwa
Foi um sábado muito diferente.
Muita energia! Muita vontade! Muito esforço! Muito compensador para o espírito! Os alunos do Niten estão de parabéns pelo treino! Foi de tudo um tanto: Niten Shiryu. Kenjutsu, Jitte, Iajutsu, Jojutsu....
Domo A (Continua)