Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2011 / Maio    Retornar para todas postagens

Fortaleza - Domo Arigato!

por Aguilar - SP/São Paulo - 31-mai-2011

Tive a oportunidade de treinar na unidade de Fortaleza Dionísio Torres.

Lembro ao parar na frente do Dojo ao olhar o relógio no painel do taxi o mesmo marcava 19:55 e ao lado um termômetro marcando 29°C.

Cheguei e como sempre todos me receberam com muita alegria e fraternidade, logo pude conversar com Sempai Anderson, já tinha visto ele em vários encontros na unidade Ana Rosa, assim como no Gashuko no final do ano passado, ele me recebeu com muita alegria, perguntou se eu preferia duas ou uma espada, fiquei pensativo, mais ele me encorajou, falou para que eu fosse sincero assim como um pai pergunta para um filho, e disse com certeza duas mais ainda não tenho experiência. Em seguida fomos aos alongamentos, logo ao terminarmos o alongamento lá estava ele me emprestando suas próprias Shinas inclusive uma Kensei, grande responsabilidade, e um bogu também já estava separado.

Começamos os treino e pra minha surpresa e alegria treinamos Kihons e técnicas com duas espadas praticamente um intensivo, muito muito bom.

Nesse dia o inimigo era a temperatura suava muito e as vezes o ar parecia faltar mesmo tendo uma brisa maravilhosa característica de Fortaleza.

Tivemos ainda momento de ouro histórico sobre Arima Kihei e ``Miyamoto Bennosuke´´ , (Musashi Sensei)

Tiramos, algumas fotos para registrar o momento.

Todos ficaram muitos contentes com minha visita, e pediram para eu voltar sempre que possível, Senpai Anderson disse que era uma obrigação meu retorno a Fortaleza.

Agradeci a todos e mais uma vez conheci a grandeza do Instituto Niten a levar ensinamento ao nosso pais continental e que eu pude aprender mais um pouco no caminho.

A todos de Fortaleza Domo Arigato Gozaimashita


Libertas quae será tamen

por Bolivar - MG/Belo Horizonte - 31-mai-2011

As lembranças do torneio brasileiro realizado em nossas montanhas ainda estão vivas e nitidas e como toda guerra exigiu coragem, disciplina, estrátegia e espirito de combate.
 
Comparo o torneio há uma batalha, em toda a sua concepção de um evento de guerra, um confronto máximo que exigiu de todos os envolvidos o melhor de suas habilidades e crenças.
 
Na Estrátegia o relevo e a topografia do local da batalha são fundamentais e muitas vezes decisivos, e por isso poderiamos ter ficado acomodados, já que estavamos no alto de nossas montanhas, em uma posição facilmente defensivel. Mas não, queriamos superar nossas montanhas e levantar as bandeiras mostrando a nossa vontade de guerrear.
 
As pessoas que vivem dentro desse mar de montanhas fazem parte de um povo guerreiro e a bandeira representa a vontade de lutar, com semelhanças com a bandeira japonesa e o espirito samurai.
 
Na bandeira podemos ler um escrito em latim “Libertas quae será tamen”, que podemos entender como “Liberdade ainda que tardia”. Com esse espírito pessoas notórias na história brasileira cunharam o sentimento de liberdade, fraternidade e igualdade entre seus semelhantes. O branco significava o desejo pela paz futura e o vermelho pelo sangue e esforço que seriam necessários para alcançar seus objetivos.
 
Desde do primeiro momento quando fomos agraciados com a oportunidade de abrir as nossas portas e receber os companheiro do Caminho, todos se inflamaram em um espirito unico de batalha, e foi assim o planejamento do que viria a ser o 10º TBIK foi iniciado.
 
A boa batalha é travada e vencida com planejamento, a escolha das melhores estratégias, uma cadeia de comando e comunicação alinhadas, soldados motivados, conhecimento das forças e fraquezas, e o principal, acreditar na vitória.
 
O exercito estava ávido pela batalha e todos contribuiram com o melhor que poderiam oferecer em suas habilidades, um unico corpo de combate formado pelo melhor que poderiamos oferecer. Com as unidades divididas e os comandos repassados iniciamos as ações e missões, e como foi bom observar o contagiante e pulsante desejo de ajudar.
 
Eis que a batalha chega.
Os reforços chegam de todos os lugares do Brasil, para ajudar há travar essa batalha. Companheiros distantes, mas proximos do Caminho e da Verdade.
Momentos de desafio, superação, alegria, apreensão, medo, luta, garra, coragem, e vários outros sentimentos dentro desse furacão. Como um exercito, todos os participantes da batalha cumpriram seus papeis e fizeram o melhor para alcançar a Vitória.
 
O prémio dessa batalha é a comprovação de que devemos acreditar e que o Caminho é tortuoso e longo, mas que vale ser percorrido.
 
Fizemos a nossa escolha de lutar e confiar em nossos companheiros de todo o Brasil, de continuar e acreditar nos valores que estamos apredendo atraves do Instituto Niten, de esquecer e aprender com o passado, e assim formar o futuro que desejamos, e por isso cabe aqui novamente a tradução “Liberdade ainda que tardia”.
 
E por tudo que foi escrito acima só posso agradecer.
Somos uma unidade de combate dentro do Exercito chamado Niten e juntos com as demais unidades temos a responsabilidade de continuar preservando as tradições e ensinamentos dos antigos Samurais e assim promover a formação de pessoas “sin ceras” e que acreditam em valores nobres.
 
Domo Arigato à todos da unidade Belo Horizonte por acreditarem.
Domo Arigato à todos os companheiros de Caminho por lutarem ao nosso lado.
Domo Arigato aos Sempais, pois os ensinamentos são muitos.
 
Domo Arigato Gozaimashita Sensei – pela A Espada que dá a vida. Em abundância.

Treino de Inverno no Jardim Botânico

por Niten Paraná - PR/Curitiba - 31-mai-2011

No dia 21 de Maio os alunos da unidade Curitiba do Instituto Niten se reuniram no Jardim Botânico para a realização de um Kangeiko, ou seja, o treinamento de inverno. Foi uma oportunidade de treinar fora dos limites do dojo, onde controlamos nosso ambiente, e ficarmos expostos aos fatores da natureza. Sol, vento, garoa, e... frio!!!  

  
                Katas do iaijutsu kumiai



                         O shindo Muso Ryu Jojutsu



                  Niten Ichi Ryu Dai Ichi Kihon no Kata



Os Samurais de Takashi Miike no Festival de Cannes

por Krysamon - blog - 27-mai-2011

HaraKiri.jpg


O Festival de Cannes é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes e fazendo parte da Seleção Oficial deste ano tivemos uma grande supresa, um filme nipônico sobre samurais do famoso diretor Takashi Miike.

O filme "Hara Kiri - Death of a Samurai" (Ichimei no original) de Takashi Miike foi um dos mais elegantes esse ano. O nome do diretor é muito respeitado nos círculos da cinefilia e em "Hara Kiri", Miike disseca o universo samurai com seu conto afiado que resgata costumes abandonados. O filme foi apresentado em 3D em Cannes, o que sugere uma tensão do estilo de narrativa japonesa com as imagens em estéreo.

Estamos na mitologia samuraica do Japão antigo, período de paz que terminou por deixar milhares de ‘ronins’ desempregados. Alguns deles, na pobreza extrema, apelam para a seguinte trapaça: o samurai sem mestre procura um senhor de uma grande propriedade e pede para cometer seppuku neste local, visto que isto lhe asseguraria mais respeito e honra. Entretanto, ele já faz isto contando com a misericórdia deste senhor para demovê-lo da idéia da morte, e assim mandá-lo embora com algum dinheiro e ajuda. Mas informado que essa trapaça tem sido muita aplicada, o senhor decide aceitar o hara-kiri, e o pobre samurai terá de cumprir sua palavra de honra.
O rapaz de tão pobre nem uma espada de verdade tem, mas uma de bambu. São 5 minutos de uma detalhada sequência do Seppuku, feita com espada de bambu, ato radical, que irá desencadear uma tragédia que envolverá mais uma dezena de pessoas.

HaraKiri -                      cover.jpg



O filme mostra a força da tradição, e a importância do respeito e da compaixão. É um filme tão bonito quanto a honra samurai! Confira o trailer.





Com a seleção em Cannes de "Hara Kiri", voltou-se o foco para os outros trabalhos de Takashi Miike, sendo impossível deixar de comentar o seu filme do ano passado que teve grande repercussão: 13 ASSASSINS (Jûsan-nin no shikaku no original). Apresentado no Festival de Veneza, o filme foi concebido visando a educação das novas gerações segundo afirmação do diretor.

"O que realmente me assusta é que as pessoas não sabem que esta é a história do nosso passado recente", lamentou Miike, sobre o drama de ação, ambientado no Japão feudal de meados do século XIX. A história não se passa no passado remoto, mas em um passado mais recente, que nossos bisavós viveram", afirmou.

Ao perceber que o filme original foi "feito para a geração do meu pai", Miike disse ter pensado "o que nós, uma outra geração, poderíamos fazer?" Para ele, é triste que "o cinema japonês possa ter esquecido como lidar com estes filmes de época".


"13 Assassins" é a refilmagem de um filme homônimo de 1963. O original foi acusado na época, de plagiar "Os Sete Samurais" de Akira Kurosawa. Também pudera, as película tem de fato uma estrutura bem semelhante. Trata-se de um trama ambientado no Japão feudal, onde um senhor assassina e estupra inocentes protegido pela lei. Para impedi-lo surge a força secreta dos misteriosos 13 assassinos, cada um com uma habilidade singular, dispostos a uma missão suicida para acabar com o mal, este épico japonês baseia-se num incidente verdadeiro.

Desde a seleção dos guerreiros, até a personalidade dos samurais lembram muito o clássico filme de Akira Kurosawa. Só que em "Os Sete Samurais", os guerreiros foram encubidos de proteger um pobre vilarejo, sempre acometido por roubos de ladrões de baixa estirpe. A personalidade dos guerreiros das duas histórias também são bem parecidas. Shimada, protagonista de "13 Assassins", tem o mesmo sobrenome do principal personagem de "Os Sete Samurais", Kanbê Shimada (Takashi Shimura). Além da verossimilidade entre os samurais do bando que a principio são subestimados, mas que ao longo do filme se mostram bravos guerreiros. Na película de Kurosawa, Toshiro Mifune interpretava um samurai alcoólatra que em momentos de sobriedade conseguia manter a postura de bravo guerreiro. Já em "13 Assassinos", o alívio cômico fica por conta de um atrapalhado caçador, que se une ao grupo depois de ajudá-los a encontrar um caminho entre as montanhas. Por fim, ele acaba se tornando o décimo terceiro guerreiro, tal como o personagem de Mifune torna-se o último selecionado na película de Kurosawa.


Todos os anos vários filmes sobre samurais são produzidos no Japão, contudo poucos deles mostram cenas de batalhas épicas como são feitas nessa nova versão de "13 Assassins". Miike se consolida mais uma vez como um cineasta talentoso, mesclando todos os elementos de um bom filme sobre samurais. Duelos e cenas de batalhas, mas onde a violência tem seus significados implícitos, sobre honra, bravura, obediência e ética.

Confira o trailer:




Tanto "Hara Kiri" quanto seu irmão mais velho "13 Assassins" são a lembrança dos épicos do Japão Feudal, as mitologias que precisão rever,  uma nostálgica lembrança sobre honra e compromisso.

Tags: Cinema,

Campo Grande com carga máxima!

por Silvana-bsb - MS/Campo Grande - 25-mai-2011

No dia 7 de maio de 2011, os treinos com Senpai Ricardo Lopes começaram logo de manhã, com mais de duas horas de treino intenso para Coordenadores e monitores.

Após o almoço, voltamos ao Dojo para o treino com os alunos. O Dojo estava cheio e todos treinaram com muita energia!





Sou muito grato pelas vindas do Senpai a Campo Grande, pois através dele estou podendo resgatar os ensinamentos do Sensei e até mesmo me atualizar. Por isso, mesmo que minha condição física não esteja das melhores, tento treinar até exceder meu limite, e assim buscar um novo limite.

Como diz o kakejiku da unidade, “quando se caminha 100 léguas, as 10 últimas parecem ser as 90 primeiras”. Então, devemos apertar o nó do Hakama e e com muita energia seguir até o fim; e também estar preparados para as batalhas ainda por vir.

Domo arigato gozaimashitta ao Sensei e ao Senpai Wenzel por possibilitarem a vinda do Sempai Ricardo Lopes, para nos passar novos ensinamentos.

Giancarlo
Niten Campo Grande

comentários   3 de 3

Dionello - Campo Grande - MSPrimeiro treino com Bogu.
Dia 04/06 nova visita do Senpai Ricardo Lopes ao dojo de Campo Grande. Junto com a visita tive minha primeira aula com bogu ... E duas lutas de Shiai ... Uma experiência em tanto. Antes da luta começar soh me lembrei dos escrito (Continua)

Dionello - Campo Grande - MSQuando entrei no Niten buscava algo para obter condicionamento físico, e como nao gostava de academia pedi para meu primo (PC) achar algum tipo de luta para fazermos. Foi aih que ele apareceu com kendo-kenjutsu do Niten. Fomos sem avisar na primeira aula (Continua)

Paulo César (PC) - Campo GrandeGostaria de agradecer a presença do Sempai Ricardo nestes últimos treinos, ele nos tem ajudado a evoluir cada vez mais em técnica e com a ajuda do Sempai Gian nosso treinos tem sido cada vez mais motivadores.
Arigatou-gosaimasu! (Continua)

Representantes do DF no 10º TBIK em Belo Horizonte

por Silvana-bsb - DF/Brasilia - 25-mai-2011



Arigato gozaimashita Sensei, Senpai Adeval, Unidade Belo Horizonte e todos os colegas do Niten!

Omedeto gozaimassu em nome dos alunos das unidades do DF!

Tags: Torneio,
comentários   1 de 1

Otavio - BrasiliaHi Mina San! Bom ver esta foto! Pena que não pude estar junto de vocês, mas tenham certeza que nosso Ki estava com vocês!
Omedeto pela grande participação de todos da comitiva de Brasília! Sem exceção todos são importantes e contribuem para nossa unidade (Continua)

NITEN CAMPINAS NO 10ºTBIK BELO HORIZONTE

por Danilo - SP/Campinas - 23-mai-2011

Alunos de Campinas junto com Sensei no 10º Torneio Brasileiro Individua de Kobudo, realizado no dia 14 de maio em Belo Horizonte. Omedetou a todos os partipantes!!!

10º TBIK Belo Horizonte 2011

Tags: Torneio,

Treino na PUC com Raul

por Thais-Adm - RJ/Rio de Janeiro - 22-mai-2011



Raul veio de Volta Redonda nos visitar e treinou conosco pela primeira vez na PUC!
Só ficou um pouco tímido, por isso está meio escondido na foto...

comentários   1 de 1

raul vitor de jesus - volta redondameu pai (Continua)

Projeto Niten Virtudes

por Brenda-Adm - Virtudes-Guarulhos - 22-mai-2011

Juntamente com as comemorações do Dia do Samurai de 2011, o Domingo 24 de abril, o Instituto Niten, sob coordenação do Mestre Jorge Kishikawa, abriu inscrições para o projeto “Niten-Virtudes” sob coordenação Geral do professor Adeval Santana.

O projeto prevê oferecer todos os subsídios para o treinamento pleno, com todos os materiais necessários para jovens, meninos e meninas, que sejam alunos da rede pública de ensino (qualquer nível), entre 12 e 17 anos inicialmente com núcleos em 3 estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, e já com previsão para ampliação ao Distrito Federal. A inauguração do projeto de São Paulo, na cidade de Guarulhos contou com a presença do Sensei Jorge Kishikawa. A cidade também é a mais nova a ter o dia do Samurai incluído oficialmente no calendário da cidade.

Os núcleos já estão tendo desde o dia do Samurai treinos semanais. As espadas de bambu e de madeira serão emprestadas pelo projeto para a prática na aula assim como será oferecido material didático como o Shinhagakure, livro do Sensei Jorge Kishikawa sobre a aplicação da filosofia do treinamento no dia-a-dia; e demais materiais de treino como kimono, hakama e obi (vestimenta completa feita sob medida), Bokutos, espadas de madeira para a prática dos Katas e BOGUs (equipamento de luta) para o treino completo do Kenjutsu.

A prática do Kenjutsu no Instituto NIten está sempre intrinsecamente ligada à cultura do “caminho”, no qual os alunos aprendem com entusiasmo os princípios de respeito, hierarquia, compaixão, busca pelo aperfeiçoamento, percepção do próximo, iniciativa de colaborar e ajudar. Há um destaque especial para os valores de respeito para com os mais antigos e os mais velhos e o senso de responsabilidade e zelo pelos mais novatos no Dojo e mais novos na vida. Além destas características sociais o treinamento também fortalece a coragem, a disposição física, a garra para o enfrentamento dos desafios e o desenvolvimento de estratégias para superá-los.

Mais informações sobre os núcleos já em andamento, como ingressar nos e como apoiá-los: seja bem vindo e visite-nos nos treinos
veja a página no site: niten.org.br/nitenvirtudes
envie email: virtudes@niten.org.br
ou envie mensagem pelo formulário do site niten.org.br/faleconosco.php



"Guarulhos, a segunda maior cidade deste estado, instituiu o Dia do Samurai, motivo de minha ida em pleno domingo de Páscoa.
Qual não foi a minha surpresa, ao constatar que, apesar de ser num domingo, de Páscoa e num pais tão católico, encontraria tantos participantes.
Com muito treino, fechamos o evento com a alegria estampada e o dever cumprido: comemoramos o Dia do Samurai que deu o "pontapé" inicial do projeto Niten Virtudes."


Sensei Jorge Kishikawa

Tags: Social, Virtudes,

Coordenador de Taguatinga é 2º lugar geral no 10º TBIK

por Niten DF - DF/Brasilia - 22-mai-2011



Um dos primeiros discípulos do Sensei Jorge Kishikawa em Brasília, o Senpai Patrick iniciou cedo seu treinamento em 2003, ainda com a idade de 11 anos.

Desde então, esteve sempre presente aos treinos, mesmo mantendo-se focado também nos estudos, desde a época de aluno do Colégio Militar de Brasília, e seguiu em busca de seus objetivos: hoje é aluno do curso de Odontologia na Universidade Federal de Brasília.
Sempre muito discreto e atento, sem deixar de ser alegre e comunicativo, destacou-se no apoio às atividades do Instituto em Brasília, tornando-se Coordenador da Unidade Taguatinga em 2010.

No 10º Torneio Brasileiro de Kobudo, realizado em Belo Horizonte no último dia 14 de maio chegou “quietinho” como um bom mineiro (é natural de Juiz de Fora!) e conquistou medalhas em todas as categorias disputadas, ficando assim em segundo lugar no troféu Kobudo!
 
Omedetou gozaimaissu, senpai Patrick !

Tags: Torneio,
comentários   5 de 7

Silva - RecifeOmedetou gozaimassu Patrick!
Precisamos cruzar as espadas, espero ter oportunidade
Arigatou gozaimashita!
Sayounara.
(Continua)

Valberto - GamaSenpai Patrick é sempre uma fonte de bons conhecimentos. Sempre que paramos e o ouvimos no treino aprendemos alguma coisa.
Domo Arigato gozaimashita!! (Continua)

Cadu - BrasíliaIn vino veritas

Após todo momento importante, quer seja solene, envolva grande emoção ou acarrete uma sutil porém poderosa mudança em nossos rumos, o momento de reflexão surge para "arrumar a casa"; perceber-se, à distância proporcionada pelo tempo, o (Continua)

Lea - TaguatingaKonbanwá mina-san. Gostaria de compartilhar alguns fatos. Por problemas pessoais, por mais de um mês fiquei afastada dos treinos. Retornei dia 07/05, mas com a dúvida de continuar a treinar ou não. Estava fora de forma, péssima concentração e baixa energi (Continua)

Furtado - TaguatingaOhayo!
Tenho certeza que foi uma vitória não só de Taguatinga, mas do DF todo.
Um senpai firme, discreto e com uma personalidade forte.
Domo arigato gozaimashita Senpai Patrick. (Continua)

Mais comentários

ÉPOCA NEGÓCIOS

por Mídia - Niten - 21-mai-2011

EDIÇÃO NOVEMBRO 2012


 Clique para Ler




Clique para ler


Conhecendo as Unidades do Brasil

por Aguilar Guarulhos - SP/Guarulhos - 19-mai-2011

Shitsurei-shimassu.
Koninchiwá, Sempai Silva.
Gostaria de falar sobre minha alegria em encontrar você no Dojo em Recife.
 
Nem todos sabem, mas sou piloto e acaba sendo muito difícil estar treinando e mantendo um ritmo constante, então sempre que posso e meus horários permitem, tento conciliar a ida aos Dojos do Brasil para visitar e também treinar.
 
No dia 07/05/2011 tive a oportunidade de estar em Recife e encontrar e treinar com Sempai Silva, o que foi muito gratificante, pois o Sempai Silva usou muito do seu KI para que eu pudesse aprender e evoluir e chegar até aqui.
(...)

Grande abraço, espero revê-los em breve e dividirmos e trocarmos experiências, alegrias, reforçarmos amizades e treinar forte como sempre. E aqueles que puderem visitar outras Unidades não deixem de fazê-lo: experiência inestimável.
 
Sayounará, Arigato-Gozaimashitá
Aguilar (Unidade Guarulhos)


Aluno Aguilar de Guarulhos, Piloto da Gol, se preparando para lutar no 10° TBIK em Belo Horizonte, maio 2011: "Estive no torneio foi muito bom para mim, como o Sensei mesmo disse só quando nos deparamos com o adversário que podemos ter a sensação verdadeira de um combate, já vou me programar para o próximo com mais garra e afinco.  Fiquei satisfeito com minha pouca experiência em torneios, obrigado mais uma vez por poder apreender o caminho."


Continua (post completo)

Tags: Relatos,

NIten Nova Friburgo na Imprensa da Serra

por NitenRio - RJ/Nova Friburgo - 18-mai-2011

Matéria publicada 18 de Maio de 2011 no Jornal Nova Imprensa!
Omedetou Niten Nova Friburgo que já conta com 5 alunos!




Toda a beleza da arte milenar de manuseio de espadas samurais pode ser conferida de perto em Nova Friburgo. O Instituto Niten, sob coordenação do Mestre Jorge Kishikawa, abriu inscrições para o projeto “Niten-Virtudes” no ginásio do Friburguense, em Olaria, cujo instrutor designado é o Sempai Israel Carbone.

Este projeto prevê oferecer todos os subsídios para o treinamento pleno, com todos os materiais necessários para até 12 alunos. Podem se matricular jovens, meninos e meninas, que sejam alunos da rede pública de ensino (qualquer nível), entre 12 e 17 anos. Para isso estão sendo elaboradas parcerias com a rede pública de ensino.

(...)



Continua (post completo)

Tags: Imprensa, Jornal, Jihi, Virtudes, Social,
comentários   2 de 2

Saraiva - Rio de JaneiroParabéns Sensei, Senpai Wenzel e todos que contribuem com este projeto Niten-Virtudes que leva esperança e energia para todos enfrentarem os desafios da vida com muita coragem.
Sayounara Arigato Gozaimashita
Saraiva (Continua)

Guimarães - Rio de JaneiroGostaria de parabenizar o Niten por esta atitude, em especial ao Sensei e
ao Senpai Wenzel. Esta é mais uma ação que dignifica e honra o sentido do
caminho, ser samurai é ir além do combate físico, é ter compaixão e empatia
com o outro, ou seja "omoiya (Continua)

Kenjutsu: a milenar arte dos samurais em S. José

por Jornal O Vale - SP/São José dos Campos - 15-mai-2011



Matéria publicada no Jornal "O Vale" em 15 de Maio de 2011:


AARON KAWAI

Modalidade pouco divulgada tem adeptos na região e é vista como uma filosofia de vida

Em São José
As aulas acontecem uma vez por semana no clube BBC do
Jardim Maringá,
[Terças] das 19h às 21h

Mais do que um esporte: uma filosofia de vida. Esse é o ideal milenar do kenjutsu, uma das modalidades do kobudô, uma arte marcial japonesa milenar, que surgiu há cerca de 700 anos, em um Japão feudal, bem diferente do atual e que exige muita agilidade.
Naqueles tempos, o povo daquele país vivia em guerras constantes e, assim, surgiu essa arte inspirada nas técnicas de espada dos antigos samurais (guerreiros). Na modalidade, são estudadas uma grande quantidade de técnicas e posturas de luta, até mesmo com duas espadas, utilizando equipamento de proteção e espadas de bambu para segurança.
(...)


Objetivo
"Quem procura o kenjutsu busca por um condicionamento físico e desenvolvimento do potencial humano. Participamos de torneio apenas para colocar isso em prática. Nós treinamos o que os samurais treinavam", disse Alexandre Corrêa, coordenador da unidade de São José dos Campos, que é ligada ao Instituto Niten, criado em 1993 pelo sensei Jorge Kishikawa.
Apesar de ser um esporte com espadas - não existe chutes e nem socos - Corrêa garante que não tem nenhum perigo, até porque os atletas usam vários tipos de protetores, entre eles o bogu ( armadura).
"Pode parecer perigoso, mas cada um tem o seu tempo. Dentro de uma média, todos acabam aprendendo (as técnicas)", afirmou Corrêa.
O objetivo da luta é "encontrar o momento certo para dar o golpe final", segundo o coordenador em São José.

Momento de ouro
Na parte final de cada treino, os praticantes falam sobre questões filosóficas inspiradas nos samurais.

Joseense compete no Brasileiro
O físico Tiago Barbosa de Araújo, 27 anos, é o único atleta da equipe de São José dos Campos que disputa o Campeonato Brasileiro de Kobudô na modalidade kenjutsu, que começou ontem e acaba hoje, em Belo Horizonte.
"Estou bem ansioso. Treinamos muito duro nos últimos dias para tentar conquistar alguma medalha no campeonato", disse ele, que iniciou no esporte em fevereiro de 2009.
Araújo disse que sempre gostou da cultura dos samurais e estava numa fase de "desconcentração", enquanto fazia sua tese de doutorado.
"Eu busquei o kendô (uma outra arte marcial japonesa), mas aqui em São José não tinha. Então assisti uma aula de kenjutsu aqui e fiquei impressionado", afirmou o atleta que no começo teve dificuldades para aprender as técnicas da modalidade.
"Exige muita coordenação motora e é incrível como a gente não tem. Depois isso vira uma parte de você", disse Araújo.



Continua (post completo)

Tags: Imprensa, Jornal,

NitenRio no 10°TBIK Belo Horizonte

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 15-mai-2011


os Cariocas e o Sensei no 10° Torneio Brasileiro Individual de Kobudô realizado em Belo Horizonte, dia 14 de Maio de 2011.

Tags: Evento, Torneio,
comentários   1 de 1

Monedeira - Rio de JaneiroParabéns a todos pelo torneio!Escutei um pouco de como foi , e pelas fotos tenho certeza que foi ótimo, renovando o gás de todos. A oportunidade de conhecer novas pessoas e estar diante de novidades realmente não tem preço.
Arigatou gozaimashita a todos! (Continua)

Resultados do Torneio em Volta Redonda

por Niten Rio - RJ/Rio de Janeiro - 12-mai-2011



Domingo, dia 17 de Abril, aconteceu o 1° Torneio de Kenjutsu de Volta Redonda, organizado pelo Coordenador Costa. O torneio juntou alunos do Niten Rio e do Dojo Empresarial da CSN.

1° lugar: Kalawatis - Botafogo
2° lugar: Rangel - CSN-FAR
3° lugar: Natan - Volta Redonda
Honra ao mérito: Ferreira - Tijuca








Confira todas as fotos no Niten Gallery

Tags: Torneio, Evento,

Dia das Mães

por Silvana-bsb - DF/Brasilia - 10-mai-2011

No dia 08 de Maio as Unidades do DF comemoraram de forma muito especial o Dia das Mães: os alunos convidaram suas mães e familiares para treinar!

Teve jodo taiso, Iaijutsu e Kenjutsu! Os convidados se integraram rapidamente com os filhos, crianças e adultos, e surpreenderam a todos, fazendo um treino com muita energia e alegria!



 
 


Parabéns a todas as mães e aos alunos do DF!

comentários   2 de 2

Otavio - BrasiliaHi Mina San!
Infelizmente não pude comparecer no treino deste domingo, especial do dia das mães, mas deu pra ver nas fotos que o treino foi muito bom e bem diferente, principalmente para as mães dos nossos colegas de espada!
Omedeto para todas as mães! (Continua)

Furtado - TaguatingaOmedetou gozaimassu a todas as mães que estiveram presente e as que não puderam ir.
Foi muito divertido e trouxe uma energia diferente para o treino.
Omedtou gozaimassu também ao kir jovem pela homenagem ao dia das mães. (Continua)

Um mês “prá lá de especial”!

por Silvana-bsb - DF/Brasilia - 01-mai-2011

As unidades do DF tiveram,  sem dúvida, muitas  razões para comemorar no mês de  abril:

- Dia do Samurai e aniversário do Sensei



- Aniversário de 8 anos  da Unidade Brasília
Veja mais fotos na Galeria!  (clique aqui)



- Aniversário de 4  anos da Unidade Taguatinga
Veja mais fotos na Galeria!  (clique aqui)



-  E para celebrar, muito treino, com todas as modalidades

 
 
 
 

comentários   4 de 4

Valberto - Gama-DFAs fotos são bonitas, mas não fazem justiça a toda energia, animação e comprometimento que foi festejado naquele memorável dia.
Arigato gozaimashita por todos os senpais, kaikeis e amigos da espada.
Arigato gozaimashita Sensei por mais está oportunidad (Continua)

Ferreira - TaguatingaFoi realmente um dia perfeito, clima agradavel, a energia do treino intença e contagiante e a comemoração com os companheiros de treino muito boa.
Parabens paras as unidades de Brasilia e Taguatinga e que esses aniversarios se repitam ainda muitas veses. (Continua)

Igor - BrasíliaUm ótimo dia e muita energia. Me senti muito orgulhoso de comemorar o Dia do Samurai e, consequentemente, o aniversário do Sensei, além do aniversário das unidades do DF, da forma como fizemos.
Estar em um lugar tão revigorante na compania dos companheir (Continua)

Furtado - TaguatingaO evento foi muito especial, o dia estava lindo e propício as comemorações.
Uma energia muito boa em pleno Domingo de Páscoa. Não tinha melhor maneira de renovar o espiríto.

Arigato gozaimashita por todos os senpais, kaikeis e amigos da espada.
Arig (Continua)



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br