26/sabado, tuvimos la visita de dos alumnos de Adeval de Belo Horizonte,
Fabio y Eva como auntenticos Samurais ,aprovecharon su Luna de Miel para
fortaleceren sus espiritus de combate junto a los Samurais Argentinos.
Los primeros entrenamientos fueran de Niten Ichi Ryu y iaijutsu
Senpai Paula invitó a mi para participar del entrenamiento de Iai
lo que hizo que mi corazón explotara de alegria al hacer parte
desta energia emanada daquelle grand batallon.
Konbawá, Sensei!
Gostaria de lhe contar sobre a visita minha e do Fabio ao dojo de Recoleta, em Buenos Aires. Depois de quase um ano sem treinar por motivos que o próprio Sensei nos ensina que não justificam, durante a nossa lua de mel, mesmo sem termos levado nossos equipamentos, sentimos uma imensa vontade de voltar a treinar e fomos passar uma maravilhosa tarde de sábado com o Senpai Joel. Quando chegamos ao dojo, ficamos surpresos com a quantidade de alunos graduados que tem na unidade. E não parou por aí.
Assim que os alunos foram chegando, todos se juntaram e limparam todo o dojo, sem uma única palavra de comando. Depois do dojo limpo, arrumaram seu equipamento e se prepararam para iniciar o seu treinamento. Senpai Joel deu o comando e estavam todos prontos, impecáveis, para o começo do treino. A concentração e determinação mostrada na postura foram de arrepiar. Estavam preparados para a batalha.
Os primeiros treinos foram de Niten Ichi-Ryu e Iaijutsu. Fui convidada pela Senpai Paula a participar do treino de Iaijutsu e meu coração se explodiu de alegria ao fazer parte da energia emanada daquele grande batalhão. Todos os movimentos executados buscando a perfeição; eu quase pude ver cada inimigo abatido pelos golpes estudados e precisos executados pelos guerreiros.
Depois de um treino de tanta concentração e até uma certa tensão pelo seu significado (no Iaijutsu, são estudados movimentos para abater o seu oponente com um único golpe), o senpai Joel chamou o seu exército para o combate, que respondeu com um Hai uníssono parecendo um trovão. Todos os alunos se reuniram para iniciar o Kenjutsu. Senpai Joel mostrava a técnica, ensinava como fazê-la e então todos treinavam com uma garra e um kiai impressionantes. E então, o shiai começou. Em nenhum momento, a energia caiu dentro do dojo ou a tensão do campo de batalha abandonou o corpo e a mente dos guerreiros, mas tudo isso era acompanhado com uma serenidade perceptível que contrastava e, ao mesmo tempo, equilibrava.
Ao final do treino, o batalhão samurai se reuniu para ouvir os ensinamentos do Sensei e para entender a filosofia samurai no chamado “Momentos de Ouro”. A curiosidade, a notável absorção do ensinamento e a vontade de continuar no caminho, transbordavam pelos olhos dos guerreiros que se levantaram e cantaram, a plenos pulmões, o hino do Niten. Após o treino, passamos momentos muito agradáveis e tão intensos quanto o treino com o senpai Joel, senpais e kohais da unidade, que ficaram para se confraternizarem conosco. Domo arigato gozaimashita, mina-san, pela receptividade e carinho que nos receberam. Sensei, ficamos encantados com a força dos ensinamentos do Sensei e no caminho trilhado reto por todos os seus alunos. Mesmo na Argentina, longe do Sensei e com maior dificuldade de estar na presença do Mestre, o treino é o mesmo, com a mesma garra, energia e determinação. Ficamos orgulhosos e agradecidos, Sensei, de ter um mestre que se preocupa não só em difundir a arte samurai, mas também com a maneira e o caminho corretos para fazê-lo. Domo arigato gozaimashita, Sensei, por se preocupar conosco!
Banzai!
Eva e Fabio – Niten BH
Ivan - Juiz de ForaMuito bom vê-los treinando na Argentina.
Espero poder treinar novamente com os dois em breve aqui em Juiz de Fora ou BH!
Gambate! e Felicidades ao casal! (Continua)
Omar Pereira Marques - NiteróiRealmente um exemplo para todos nós!
Shitsureishmassu!
Omedetou Gozaimassu aos irmãos Argentinos!
Sayounará!
Unidade Tijuca - RJ
Omar Pereira Marques (Continua)
Neste final de semana, dia 27/10/2013, O Instituto Niten foi convidado a fazer uma apresentação para os associados do Clube Coopercotia. O clube Coopercotia é tradicionalmente conhecido pelos seus diversos departamentos de esportes, destaca-se especialmente os campos de Mallet Golf. Trata-se de um esporte muito praticado pela terceira idade no Clube. Enquanto o grupo do Niten se preparava para a apresentação, tive a honra de acompanhar o Sensei e sua família numa caminhada para conhecer o clube e os campos de Mallet Golf. Foi uma visita marcada por sorrisos e boa energia! Destaque especial para a Senhora Francisca Shizuko Kiyohara, de 91 anos, avó da aluna Ana Paula Tomita. Um exemplo de garra e energia para todos, sendo que acompanhou a longa caminhada com passos largos! Ficamos todos impressionados com o KI desta senhora, exemplo para todos nós do Niten! Arigatou Gozaimashita Sra Kiyohara! Caminhada com a família para conhecer o Coopercotia (...) Fugita X Massao Todos reunidos! Sem dúvidas um domingo inesquecível! Domo Arigatou Gozaimashita a todos envolvidos! Domo Arigatou Gozaimashita Sensei! Mendes Unidade Caxias do Sul. Continua (post completo) |
Ana Paula Tomita - São PauloShitsureishimasu. Kotirakoso, arigatou gozaimashita ao Sensei e a todos os colegas pela realização da apresentação. Olhando para a Obatian (avó) caminhando a passos largos e firmes como bem disse o Senpai Mendes, me lembro de um dos recentes ensinamentos (Continua)
Estudiantes, profesionales, madres, esposas, amigas, guerreras, samurais.
Las mujeres de Niten aportan vitalidad, calidez y garra.
Enseñando a los hombres que muchas veces la sutileza de la espada se impone a la fuerza bruta.
Huarte
Coordinador Unidad Vicente Lopez, Argentina