O Grupo de Jovens do Instituto Niten desenvolve ação social.
No último dia 26, o Hayabusa-Kai, Grupo de Jovens do Instituto Niten, desenvolveu uma atividade social junto à Pastoral da Criança na Igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona Leste de São Paulo). A iniciativa, que contou com a participação de oito praticantes da arte da espada samurai, envolveu cerca de 30 crianças com idades entre 5 e 11 anos.
Segundo Beatriz da Mata Kodama, foi a primeira ação do Niten naquela paróquia. “Através das crianças, nosso objetivo é contribuir com as famílias e as comunidades onde vivemos”, explica Beatriz,lembrando que os jovens do Hayabusa-Kai já desenvolveram trabalho idêntico na Casa Hope, que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer.
Para o coordenador Victor Fugita, trata-se de uma oportunidade para colocarmos em prática o quarto voto do Hagakure, o Livro do Samurai, de Yamamoto Tsunetomo e que foi traduzido para o português pelo sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten. “O quarto voto seria exercer a compaixão por todos os seres”, explica Fugita, lembrando que os três primeiros são: “Nunca ser superado no Caminho do Samurai; Ser sempre útil ao mestre e praticar a devoção aos pais”.
O Grupo de Jovens do Niten conta atualmente com cerca de 40 alunos em suas unidades espalhadas por todo território brasileiro e até na Argentina, Chile, México, Uruguai e agora também em Portugal.
Matéria públicada no site do Jornal Nippak no dia 28/Nov/2013
Fim de semana com muito treino, muita energia e o “aperto” dado pelo Sensei em cada um de nós para que assim possamos dar mais um passo a frente rumo ao aprendizado.
Alunos de Brasília, Goiânia, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro e Argentina marcaram a sua presença.
Domo arigato gozaimashitá Sensei pelos treinos e convivência!
Domo arigato gozaimashitá á todos os presentes!
Veja mais foto do evento na Galeria! (clique aqui)
Mauricio Avelino Barros - BrasiliaMuito bom rever o Sensei, os Sempai e os demais colegas de treino. Com certeza contribuiu para minha recuperação.
Domo arigato gozaimashita. (Continua)
Igor - BrasíliaFoi um gashuku intenso, não pelo suor, mas pela quantidade de ensinamento transmitido.
Ver nossos erros e vícios pelos olhos treinados do Sensei e receber os katas direto da fonte transformou algumas horas de um dia em ensinamentos para a vida toda.
Ari (Continua)
Vinicius Sabino Camargo - BrasíliaDefinitivamente um gashuku intenso, equivalente a meses, quem sabe até anos, para serem aproveitados de técnicas, katas, convivência.
É muito a agradecer ao Sensei, aos colegas que trabalharam para que esse evento seja possível e aos colegas que treinara (Continua)
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaMina San!
Estar junto ao Sensei é sempre um grande prazer e uma grande honra! Como sempre escutamos dos Senpais, que questão sempre junto ao Sensei, é beber direto da fonte!
Tivemos a oportunidade dessa convivência aqui em Brasília, e ainda acompanh (Continua)
Amaro - BrasíliaForam realmente dias muito intensos, de muito aprendizado e convivência. Não há palavras para agradecer ao Sensei, que pela segunda vez no mesmo ano disponibilizou seu tempo e atenção ao nosso crescimento. Domo arigato gozaimashitá também aos senpais, que (Continua)
Mais comentáriosAproveito para compartilhar o texto dos Alunos Kiyoshi e Juliana, casal no qual iniciou os treinos no Niten de Caxias praticamente juntos:
(...) o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho."
Confiram o relato na íntegra:
" Konnichiwa Senpai Joé e Senpai Mendes
Yoroshiku Onegai Shimasu
Shitsurei Shimasu,
Envio nessa mensagem algumas palavras sobre o treino, nossas impressões e o início em conjunto no Caminho:
Em meados de 2010, enquanto eu e minha esposa, Juliana, almoçávamos na praça de alimentação de um shopping em Caxias do Sul, vimos um homem de hakama na fila de um dos restaurantes. Na hora, a Juliana, que já havia praticado Kendo há muitos anos, levantou-se e foi lhe perguntar se praticava Kendo. Meio surpreso, ele a indagou por que, e ela disse que havia percebido pela sua postura. Tínhamos acabado de conhecer o Senpai Joé.
A conversa foi breve, mas alegre. Ele esclareceu que praticava Kenjutsu, passou informações sobre o local do treino, assim como um telefone de contato. Os olhos da Juliana brilhavam com a vontade de praticar. Entretanto, como ela estava grávida de nosso primeiro filho, decidimos esperar.
Os anos seguintes passaram rápido. O primeiro filho nasceu. Cerca de um ano depois, veio a segunda gravidez. E víamos a vida seguindo, veloz, muitas vezes com a impressão de que estávamos sendo atropelados por ela. Foi só após seis meses do nascimento da nossa segunda filha que percebemos como havíamos passado a viver em função quase exclusiva das crianças, e de como precisávamos, entre outras coisas, voltar a praticar esportes.
Dado o fato de não termos família em Caxias, decidimos criar um sistema de “revezamento”: enquanto um cuidasse das crianças, o outro praticaria algum esporte. Ela começou a correr, mas eu não sabia o que fazer. Foi quando ela me lembrou do Kenjutsu. Fiquei um pouco receoso, pois nunca tive um espírito muito combativo, mas decidi tentar.
No primeiro dia, percebi como esse Caminho faria bem a mim. A despeito da fadiga física, e de ter chegado a passar mal depois de sair do local do treino (certamente resultado do sedentarismo), eu me sentia alegre, realizado, instigado. Como não podia deixar de ser, com o passar dos meses, a vontade da Juliana de treinar só aumentava. Entretanto, como havia prática apenas aos sábados, concluímos que não valeria à pena que cada um treinasse apenas a cada quinze dias. Mas, num certo momento, a vontade dela não podia ser mais contida. Acertamos com a babá para que ela ficasse com nossos filhos nos sábados de manhã, e enfim a Juliana pôde começar a treinar.
Ainda que nem sempre possamos participar tanto quanto gostaríamos, praticar juntos tem sido especial. Por mais atribulada que uma semana tenha sido, sempre temos a sensação de que ficamos renovados após o treino, o que nos motiva mais e mais a nos aprofundar no Caminho. Também, é evidente como nosso corpo e espírito vêm se fortalecendo, resultado dos ensinamentos que nos são passados. Entretanto, o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho.
Sayounara
Arigatou Gozaimashita
Kiyoshi e Juliana "
Kiyoshi e Juliana com seus filhos: Aprendendo os Katas do Bushido em família.
Joé Campos - Caxias do SulA sensação de reencontrar velhos amigos é uma constante. Seja ao visitar uma unidade, seja no primeiro contato com o treino, nunca nos sentimos `desconhecidos`.
Esta sensação nos primeiros treinos torna tudo um pouco mais especial.
Mas ver este sentime (Continua)
Kiyoshi Matsuda - Caxias do SulArigatou gozaimashita a todos pela acolhida.
Achei bem interessante a expressão `reencontrar velhos amigos` usada pelo Senpai Joé, pois expressa muito bem a sensação que tenho.
Fico muito feliz de estar entrando nessa família. Arigatou gozaimashita. (Continua)
Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreOmedeto Kiyoshi e Juliana, traduziram bem o sentimento da Família Niten! (Continua)
Bruno Selau - Caxias do SulArigatou Gozaimashita aos colegas Kiyoshi e Juliana pelo seu relato, que tão bem exemplifica o sentimento de participar dessa `família Niten`. Arigatou Gozaimashita os senpais que nos disponibilizaram o texto. (Continua)
Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, tivemos a aula inaugural da nova unidade Juiz de Fora. Com a visita de vários interessados, fizemos treinos de Iaijutsu e Kenjutsu com muita energia! Esperamos que esta unidade seja mais um ramo forte do nosso Instituto Niten, e que cresçamos fortes. Agradecemos a coordenação do espaço por nos acolher e a presença de todos os que participaram deste marco para nossa unidade e esperamos novos colegas! Gambatê Unidade Niten Juiz de Fora! (...) Continua (post completo) |
Pinheiro - Rio de JaneiroGambatte para a unidade JF!
Assim que for possível, em algum futuro `Niten Tour`, irei fazer uma visita, afinal JF é bem próxima ao RJ! (Continua)
Bernardo - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
estamos muito orgulhosos desse passo importante que deu. Como disse o Senpai Drawin, enquanto unidade irmâ estamos mandando muitas energias positivas. Espero poder visitá-lo em breve e poder participar dessa energia boa que parec (Continua)
Drawin - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
BH como unidade irmã está mandando a melhor das energias aí para vocês, você tem tudo para ter sucesso.
Gambate Niten Juiz de Fora!
Que se frutifique mais um ramo da grande sakura do Niten! (Continua)
fonseca - Belo HorizonteOmdetou gozaimasu Ivan!
A sua caminha em JF com certeza será muito rica. Já é possível ver que vocês possuem um ótimo espaço e está plantada a semente da qual serão colhidos muitos frutos. O pessoal aí será guiado por um ótimo samurai!
Ganbate! (Continua)
Para ver maiss fotos no gallery clique aqui.
No mês de Outubro recebemos a visita dos senpais Wenzel (coordenador geral do Niten) e do Silva (uns dos coordenadores de São Paulo).
Abaixo alguns relatos de nossos alunos, expressando com foi o treino e o convívio com os senpais:
Para mim este aprendizado tem sido muito importante, pois apesar das dificuldades de movimentação e aprendizagem advindas com a idade tenho melhorado minha forma física e principalmente a maneira como encarar a vida, agora com mais coragem, disposição e com a certeza de nunca desviar do caminho traçado ( recentemente até iniciei um negócio próprio)E por ultimo gostaria de homenagear a todos os Senpais pela dedicação e amor com que divulgam estes conhecimentos.
DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA
Roberto Caratti
Gostei muito das visitas dos sempais em SJC foi bem legal poder lutar com sempais diferentes , porque mesmo indo treinar em sp , lutar com alguém que é muito mais velho no caminho é algo difícil de acontecer ... pude aproveitar muito o treino e espero que momentos assim se repitam mais vezes ^^.
É em momentos assim , que você percebe que o niten não é um instituto , uma academia ... é assim que você percebe que ele é uma familia , todos preocupado com todos , esse é um dos motivos de querer fazer tudo certo para ter a honra de continuar nessa família.
Arigatou gozaimashita
Sayounara
Turco
Acredito que a coisa que mais me marcou com a visita foi o nível de respeito e humildade cultivado no Niten. É algo diferente. Nunca existiu o clima opressivo, que geralmente aparece quando estamos com alguém hierarquicamente acima, seja um chefe no trabalho ou um professor da faculdade/escola. Foi surpreendente encontrar pessoas que há tanto tempo no caminho, que já possuem um convívio maior com o Sensei e com o próprio caminho em si interagindo com os principiantes com a humildade de alguém que começou a treinar também a poucos dias, e a vontade de ensinar e treinar como se estivessem diante de uma tropa samurai pronta para a guerra. Por isso, só tenho a agradecer pela experiência.
Arigato Gozaimashitá!!
Almeida
omar - Rio de janeiro -Hai Sempai Vaz!
Estarei enquanto Atento, mais atento ainda, pois somente atento não basta para estar vendo alguma coisa! É preciso sentir as vibrações, como um Tubarão ou uma pessoa deficiente visual,essa percepção não se conquista rápido! Temos que est (Continua)
Domingo de manhã, acordei cedo no hotel, arrumei minhas coisas e partir para o treino na Unidade Sumaré em São Paulo.
Imaginei que seria um bom treino, pois quem vai treinar em um domingo pela manhã?
Minha surpresa foi ver um Dojo, cheio!! As duas turmas de aula, Kenjutsu e Iaijutsu, estavam repletos de alunos e o clima o melhor possível, muita energia!!!!
Todos chegam cedo e logo preparam o dojo!
Antes do treino iniciar, fui presenteado com a oportunidade de um Keiko com os mais graduados, isso já esquentou todo mundo, que estava assistindo!!
Foi um grande treino, e logo após saimos para um "birudo", aquela cervejinha com pastel, pelo que soube, tradicional!!!
Arigatogozaimashita Massao e Marques Senpai pelo treino e á todos da unidade Sumaré que estão firmes no Caminho!
Pierin
Unidade Florianópolis
Silvia S. Gomes - São PauloDomo Arigatou Gozaimashita pelo treino Senpai Pierin e por compartilhar o seu dia conosco. (Continua)
No dia 10 de Julho nos reunimos para assistirmos ao documentário "JIRO DREAMS OF SUSHI" e na sequência fazer um workshop de sushi com o nosso colega Vieira. Domingo passado foi muito proveitoso e divertido, assistimos um filme que na minha consideração foi excepcional!, realmente parece que estamos muito distante no que se refere a tudo que fazemos, conceituo isso em todas as áreas da nossa vida e principalmente no "Caminho", o quanto temos que nos dedicar e sempre, sempre..., melhorar e melhorar... até que por fim possamos realmente olhar e ver os frutos desta dedicação, o vídeo que assisti mudou algumas atitudes no meu trabalho e na minha vida pessoal, já estou sentindo fluir uma boa energia e observar que podemos sempre fazer mais e melhor. Neste mundo tão instantâneo é fácil observar que Valores, Tradição e Respeito são coisas que vão se perdendo aos poucos, a proximidade humana apesar da Tecnologia vai sendo cada vez mais distante, é dificíl nos almoços de Domingo todos sentarem à mesa para almoçar e a quem diga os mais antigos, pedir à Benção aos Pais. Foi o que vi neste domingo ali todos éramos apenas Um, senti saudades da família e de todos os amigos que não vejo a muito tempo, sim saudades! O prazer de estar ali tomando um saquê e ouvindo os ensinamentos do Senpai Wenzel (sempre) afirmando o Caminho e os ensinamentos do Sensei!foi contagiante, todos ali degustando uma delícia de Sushi e Sashimi me fez sentir parte dos Valores que ainda não se perderam e que devemos praticar. Arigatô Gozaimassu ao Senpai Vieira pelo curso, pelo evento muito bem organizado! Omedetou Gozaimassu, aula de" Chef", não esquecendo do lembrete do Pedro que deve haver "Consistência" e novamente "Consistência"!. Como disse anteriormente foi um Domingo excepcional! Arigatô Gozaimassu! Sayounará Arigatô Gozaimashitá, Edson - Unidade Tijuca (...) Brinde e conversa no final, com Meriguetti, o anfitrião. Continua (post completo) |
Omar Pereira Marques - NiteróiMajime!
Senpai Wenzel!
Quando há sentimento, tudo se torna mais natural e o que fizermos errado, se corrige naturalmente sem constrangimentos!
Arigato Gozaimashitá! pelos momentos de Ouro!
Sayounará!
Omar Pereira Marques - Rj - Niterói (Continua)
Stefam Monteiro Chaves - Rio de JaneiroKombowa
Senpai Wenzel
Mais uma vez observamos os kanjis presentes materializados nas ações do evento.
Não preciso discorrer sobre a dedicação em que o aluno Vieira junto com sua esposa abdicaram de um domingo de descanso para ficar horas explicando e (Continua)
Graças ao Sensei, aos Senpais e ao pessoal do Hayabusa, duas semanas atrás (25/Outubro) pude levar um pouco do Niten ao colégio em que estudo, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Mostrar um pouco da cultura samurai e do nosso treino no Niten ao público é muito bom, pois são coisas que ajudam todos nós a aprendermos e crescermos. Domo Arigato Gozaimashita. Continua (post completo) |
Pra complementar o Café com Sensei de hoje (CS 12-nov-2013 Globo e Gashuku) vai aqui ainda um video!
Omar Pereira Marques - NiteróiShitsureishmassu!
A escravidão tecnológica é um vírus indesejável!
Lembro bem da minha infância, subindo em árvores frutíferas, no recreio do colégio, jogando bola de gude, andando de carro de rolimã
feito com madeira de obra,..
essa evolução faz vc (Continua)
Nesta segunda-feira tivemos a oportunidade
de treinar com o senpai Danilo, de Campinas-SP.
Treinar com pessoas de outras cidades sempre trás
grande satisfação e inspiração. E treinar com o senpai
é melhor ainda!
Arigatou gozaimashita pela oportunidade!
(Senpai Danilo é a terceira pessoa em pé, da direita para a esquerda.)
Danilo Pedroso - CampinasArigatou gozaimashita Kenzo, Vaz e todos os alunos do Rio pela acolhida.
Sempre muito bem recebido por vocês, quando por aí passo, os Dojos do Rio se tornaram parada obrigatória.
E com esses 42°C que andou fazendo, `Só Casca` mesmo! (Continua)
Andrea - Rio de JaneiroArigato gozaimashita Senpai Danilo e Senpai Márcia que vieram ao nosso Dojo em semanas diferentes. Mais experiências valiosas somadas as que sempre recebemos dos nossos Senpais do Rio.
Domo arigato Niten. (Continua)
Ricardo Carvalho Saraiva Santos - Rio de JaneiroNeste dia tive orientações valiosas para o meu aprimoramento técnico. Arigatou gozaimashita Senpai Danilo! Saraiva-RJ (Continua)
Ronaldo Aragão - Rio de Janeiro!A aula de Iaijutsu é maravilhosa!. Adoro a companhia dos meus irmãos e irmãs de espada!. Estou retornando pois sinto-me bastante acolhido pela família Niten!
ARIGATO SAYONARA GOZAIMASHITA! (Continua)
Konnichiwa senpais e companheiros do budô.
Falo aqui um pouco sobre uma virtude muito importante, elaborada na última aula com Gouveia-senpai, que é o "Rei" (cortesia).
Creio que nos é passada desde pequenos a ter educação e respeito, mas constantemente dificuldades surgem e nublam nossa noção da mesma.
Após me ausentar em outubro, retorno agora e o Rei é a primeira virtude a me reafirmar no caminho. É uma virtude a ser notada não apenas em palavras, mas em gestos e atitudes. Cada conselho dos Senpais, cada incentivo dos companheiros é um forte estímulo à chegar cada vez mais longe no caminho, a fazer parte de algo grande como o Niten, e a me aprimorar cada vez mais para estar a altura. Espero um dia estar a altura de desafiar a todos!
Grato pela atenção.
Almeida
Gurgel - LisboaHai Sempai Sarkisian! Volte muitas e muitas vezes! Estaremos sempre com o coração aberto à sua espera! (Continua)
Segue o relato do Aluno Anderson, o qual treina tanto na unidade de Porto Alegre como em Caxias do Sul:
Edgar Aotagil Francisco - São PauloHai (Continua)
No último sábado (2/11) foi dia de finados.
Pensar nos que vieram antes, que nos deixaram
boas memórias, bons sentimentos e nos permitiram
estar aqui.
Para o samurai é algo a ser protegido, cultivado. O voto
de devoção filial, a gratidão para com os antepassados.
Acender o incenso, uma vela, enviar uma oração, visitar e cuidar de seus túmulos... estar com a família.
No último dia 29 de outubro, os Samurais do Niten Campo Grande fizeram apresentação no Hall de entrada da Delegacia da Receita Federal e Procuradoria da Fazenda Federal.
Numa apresentação dinâmina e inédita aos servidores, foram mostrados katas de Iaijutsu, Dai Ichi kihon e Kenjutsu Combate.