Pra complementar o Café com Sensei de hoje (CS 12-nov-2013 Globo e Gashuku) vai aqui ainda um video!
Omar Pereira Marques - NiteróiShitsureishmassu!
A escravidão tecnológica é um vírus indesejável!
Lembro bem da minha infância, subindo em árvores frutíferas, no recreio do colégio, jogando bola de gude, andando de carro de rolimã
feito com madeira de obra,..
essa evolução faz vc (Continua)
Nesta segunda-feira tivemos a oportunidade
de treinar com o senpai Danilo, de Campinas-SP.
Treinar com pessoas de outras cidades sempre trás
grande satisfação e inspiração. E treinar com o senpai
é melhor ainda!
Arigatou gozaimashita pela oportunidade!
(Senpai Danilo é a terceira pessoa em pé, da direita para a esquerda.)
Danilo Pedroso - CampinasArigatou gozaimashita Kenzo, Vaz e todos os alunos do Rio pela acolhida.
Sempre muito bem recebido por vocês, quando por aí passo, os Dojos do Rio se tornaram parada obrigatória.
E com esses 42°C que andou fazendo, `Só Casca` mesmo! (Continua)
Andrea - Rio de JaneiroArigato gozaimashita Senpai Danilo e Senpai Márcia que vieram ao nosso Dojo em semanas diferentes. Mais experiências valiosas somadas as que sempre recebemos dos nossos Senpais do Rio.
Domo arigato Niten. (Continua)
Ricardo Carvalho Saraiva Santos - Rio de JaneiroNeste dia tive orientações valiosas para o meu aprimoramento técnico. Arigatou gozaimashita Senpai Danilo! Saraiva-RJ (Continua)
Ronaldo Aragão - Rio de Janeiro!A aula de Iaijutsu é maravilhosa!. Adoro a companhia dos meus irmãos e irmãs de espada!. Estou retornando pois sinto-me bastante acolhido pela família Niten!
ARIGATO SAYONARA GOZAIMASHITA! (Continua)
Konnichiwa senpais e companheiros do budô.
Falo aqui um pouco sobre uma virtude muito importante, elaborada na última aula com Gouveia-senpai, que é o "Rei" (cortesia).
Creio que nos é passada desde pequenos a ter educação e respeito, mas constantemente dificuldades surgem e nublam nossa noção da mesma.
Após me ausentar em outubro, retorno agora e o Rei é a primeira virtude a me reafirmar no caminho. É uma virtude a ser notada não apenas em palavras, mas em gestos e atitudes. Cada conselho dos Senpais, cada incentivo dos companheiros é um forte estímulo à chegar cada vez mais longe no caminho, a fazer parte de algo grande como o Niten, e a me aprimorar cada vez mais para estar a altura. Espero um dia estar a altura de desafiar a todos!
Grato pela atenção.
Almeida
Gurgel - LisboaHai Sempai Sarkisian! Volte muitas e muitas vezes! Estaremos sempre com o coração aberto à sua espera! (Continua)
Segue o relato do Aluno Anderson, o qual treina tanto na unidade de Porto Alegre como em Caxias do Sul:
Edgar Aotagil Francisco - São PauloHai (Continua)
No último sábado (2/11) foi dia de finados.
Pensar nos que vieram antes, que nos deixaram
boas memórias, bons sentimentos e nos permitiram
estar aqui.
Para o samurai é algo a ser protegido, cultivado. O voto
de devoção filial, a gratidão para com os antepassados.
Acender o incenso, uma vela, enviar uma oração, visitar e cuidar de seus túmulos... estar com a família.
No último dia 29 de outubro, os Samurais do Niten Campo Grande fizeram apresentação no Hall de entrada da Delegacia da Receita Federal e Procuradoria da Fazenda Federal.
Numa apresentação dinâmina e inédita aos servidores, foram mostrados katas de Iaijutsu, Dai Ichi kihon e Kenjutsu Combate.
26/sabado, tuvimos la visita de dos alumnos de Adeval de Belo Horizonte,
Fabio y Eva como auntenticos Samurais ,aprovecharon su Luna de Miel para
fortaleceren sus espiritus de combate junto a los Samurais Argentinos.
Los primeros entrenamientos fueran de Niten Ichi Ryu y iaijutsu
Senpai Paula invitó a mi para participar del entrenamiento de Iai
lo que hizo que mi corazón explotara de alegria al hacer parte
desta energia emanada daquelle grand batallon.
Konbawá, Sensei!
Gostaria de lhe contar sobre a visita minha e do Fabio ao dojo de Recoleta, em Buenos Aires. Depois de quase um ano sem treinar por motivos que o próprio Sensei nos ensina que não justificam, durante a nossa lua de mel, mesmo sem termos levado nossos equipamentos, sentimos uma imensa vontade de voltar a treinar e fomos passar uma maravilhosa tarde de sábado com o Senpai Joel. Quando chegamos ao dojo, ficamos surpresos com a quantidade de alunos graduados que tem na unidade. E não parou por aí.
Assim que os alunos foram chegando, todos se juntaram e limparam todo o dojo, sem uma única palavra de comando. Depois do dojo limpo, arrumaram seu equipamento e se prepararam para iniciar o seu treinamento. Senpai Joel deu o comando e estavam todos prontos, impecáveis, para o começo do treino. A concentração e determinação mostrada na postura foram de arrepiar. Estavam preparados para a batalha.
Os primeiros treinos foram de Niten Ichi-Ryu e Iaijutsu. Fui convidada pela Senpai Paula a participar do treino de Iaijutsu e meu coração se explodiu de alegria ao fazer parte da energia emanada daquele grande batalhão. Todos os movimentos executados buscando a perfeição; eu quase pude ver cada inimigo abatido pelos golpes estudados e precisos executados pelos guerreiros.
Depois de um treino de tanta concentração e até uma certa tensão pelo seu significado (no Iaijutsu, são estudados movimentos para abater o seu oponente com um único golpe), o senpai Joel chamou o seu exército para o combate, que respondeu com um Hai uníssono parecendo um trovão. Todos os alunos se reuniram para iniciar o Kenjutsu. Senpai Joel mostrava a técnica, ensinava como fazê-la e então todos treinavam com uma garra e um kiai impressionantes. E então, o shiai começou. Em nenhum momento, a energia caiu dentro do dojo ou a tensão do campo de batalha abandonou o corpo e a mente dos guerreiros, mas tudo isso era acompanhado com uma serenidade perceptível que contrastava e, ao mesmo tempo, equilibrava.
Ao final do treino, o batalhão samurai se reuniu para ouvir os ensinamentos do Sensei e para entender a filosofia samurai no chamado “Momentos de Ouro”. A curiosidade, a notável absorção do ensinamento e a vontade de continuar no caminho, transbordavam pelos olhos dos guerreiros que se levantaram e cantaram, a plenos pulmões, o hino do Niten. Após o treino, passamos momentos muito agradáveis e tão intensos quanto o treino com o senpai Joel, senpais e kohais da unidade, que ficaram para se confraternizarem conosco. Domo arigato gozaimashita, mina-san, pela receptividade e carinho que nos receberam. Sensei, ficamos encantados com a força dos ensinamentos do Sensei e no caminho trilhado reto por todos os seus alunos. Mesmo na Argentina, longe do Sensei e com maior dificuldade de estar na presença do Mestre, o treino é o mesmo, com a mesma garra, energia e determinação. Ficamos orgulhosos e agradecidos, Sensei, de ter um mestre que se preocupa não só em difundir a arte samurai, mas também com a maneira e o caminho corretos para fazê-lo. Domo arigato gozaimashita, Sensei, por se preocupar conosco!
Banzai!
Eva e Fabio – Niten BH
Ivan - Juiz de ForaMuito bom vê-los treinando na Argentina.
Espero poder treinar novamente com os dois em breve aqui em Juiz de Fora ou BH!
Gambate! e Felicidades ao casal! (Continua)
Omar Pereira Marques - NiteróiRealmente um exemplo para todos nós!
Shitsureishmassu!
Omedetou Gozaimassu aos irmãos Argentinos!
Sayounará!
Unidade Tijuca - RJ
Omar Pereira Marques (Continua)
Neste final de semana, dia 27/10/2013, O Instituto Niten foi convidado a fazer uma apresentação para os associados do Clube Coopercotia. O clube Coopercotia é tradicionalmente conhecido pelos seus diversos departamentos de esportes, destaca-se especialmente os campos de Mallet Golf. Trata-se de um esporte muito praticado pela terceira idade no Clube. Enquanto o grupo do Niten se preparava para a apresentação, tive a honra de acompanhar o Sensei e sua família numa caminhada para conhecer o clube e os campos de Mallet Golf. Foi uma visita marcada por sorrisos e boa energia! Destaque especial para a Senhora Francisca Shizuko Kiyohara, de 91 anos, avó da aluna Ana Paula Tomita. Um exemplo de garra e energia para todos, sendo que acompanhou a longa caminhada com passos largos! Ficamos todos impressionados com o KI desta senhora, exemplo para todos nós do Niten! Arigatou Gozaimashita Sra Kiyohara! Caminhada com a família para conhecer o Coopercotia (...) Fugita X Massao Todos reunidos! Sem dúvidas um domingo inesquecível! Domo Arigatou Gozaimashita a todos envolvidos! Domo Arigatou Gozaimashita Sensei! Mendes Unidade Caxias do Sul. Continua (post completo) |
Ana Paula Tomita - São PauloShitsureishimasu. Kotirakoso, arigatou gozaimashita ao Sensei e a todos os colegas pela realização da apresentação. Olhando para a Obatian (avó) caminhando a passos largos e firmes como bem disse o Senpai Mendes, me lembro de um dos recentes ensinamentos (Continua)
Estudiantes, profesionales, madres, esposas, amigas, guerreras, samurais.
Las mujeres de Niten aportan vitalidad, calidez y garra.
Enseñando a los hombres que muchas veces la sutileza de la espada se impone a la fuerza bruta.
Huarte
Coordinador Unidad Vicente Lopez, Argentina
A Serra Gaúcha esteve em Shugyo no período de 21/10/2013 a 29/10/2013. Tive a oportunidade de passar
8 dias de treinamento intensivo ao lado do Sensei e dos Senpais das unidades de São Paulo.
Foi um grande aprendizado poder praticar os Katas do Bushido diariamente, sempre com o olhar atento do Sensei e dos Senpais da ADM!
Aprendendo os Katas do Bushido no convívio com o Sensei e Senpai Wenzel
Treinamento intensivo todos os dias
Convívio diário com o Senpai Silva.
Este Shugyo vai ficar marcado na memória!
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei!
Domo Arigatou Gozaimashita Niten!
Mendes
Unidade Caxias do Sul
demonstrações de técnica Continua (post completo) |
Os hayabusas baianos alçaram seu primeiro voo em grande estilo, com uma apresentação na Escola Mater Dei, em Lauro de Freitas. Foram realizadas demonstrações de Niten Ichi Ryu, kihons e kenjutsu combate, que fizeram sucesso entre a criançada e seus pais na plateia.
A iniciativa faz parte do Projeto Sol Nascente, realizado pelo Consulado Honorário do Japão na Bahia com o objetivo de levar a cultura japonesa às escolas. Arigato gozaimashita ao cônsul Odecil Oliveira pelo convite!
Que esta seja a primeira de muitas apresentações e programas especiais feitos pelos hayabusa da Bahia...e aguardem, que agora em novembro tem mais!
Recebemos a visita do repórter fotográfico Nilson Soares do blog Só Casca! O blog é voltado para o mundo das artes-marcias, e conta história de mestre que escreveram e escrevem a história da arte-marcial no Brasil . https://socasca.blogspot.com.br/ "Você tem que chegar no dojo e cumprir o protocolo, essa obrigação torna você uma pessoa mais sociável e respeitosa" prof. de Kenjutsu do Instituto Niten Vaz Alexandre Amigos, A arte marcial de hoje é uma modalidade pouco conhecida do grande público, confesso que eu mesmo tinha uma vaga noção do que fosse o Kenjutsu, na verdade eu confundia com o Kendo, como verão não é a mesma coisa. O Kenjutsu, a "arte da espada", talvez seja uma das mais antigas artes marciais orientais e onde a disciplina e o auto-controle são visivelmente considerados e praticados. O Kenjutsu é ensinado por professores do Instituto Niten, possuem sedes em diversos estados brasileiros e no exterior, e em todas elas pelo que pude ouvir é mantido o padrão de ensino estabelecido pelo sensei Jorge Kishikawa. Mestre Kishikawa resgatou do esquecimento o estilo do famoso Miyamoto Musashi, samurai que viveu no Japão do século XVI. Essas e outras informações obtive conversando com o professor Vaz e assistindo a um dos treinos que a galera da Niten realiza no Clube Monte Sinai na Tijuca. Fiquei bastante impressionado com a disciplina e como fazem do dojo um verdadeiro altar e acho que nesse aspecto muitas outras artes marciais têm a aprender. Sou grato aos professores Wenzel, Vaz, ao sensei Kishikawa, a secretária Patrícia e a todos os disciplinadíssimos e educados alunos do Instituo Niten que permitiram que esta edição do Só Casca! fosse realizada. 1. Só Casca ! – Professor, queria antes de tudo agradecer a senhor e ao mestre Wenzel que prontamente aceitaram o convite de conversar com o Só Casca !. Bom eu queria que o senhor me dissesse como chegou ao Kenjutsu. 2. Vaz Alexandre – Bem, pratico Kenjutsu no Instituto Niten já há 9 anos. (...) 47. Só Casca ! – o que quer dizer essa “animação” que o senhor mencionou? 48. Vaz Alexandre – Sempre motivado, disposto a ajudar o grupo e por aí vai conforme a faixa. O faixa laranja, que já é a terceira graduação, e pode usar o kimono azul ele tem que cuidar dos senpais (veteranos), auxiliá-los, por exemplo. 49. Só Casca ! – quem é a pessoa que é considerada um expoente nessa arte marcial? E por que? É o casca do Kenjutsu. 50. Vaz Alexandre – Ah eu tenho que dar o braço a torcer é pro Sensei mesmo. Passar 40 anos lutando dentro de uma armadura, aprender vários estilos antigos, vários, e se doar para ensinar o Bushido aos ocidentais é longe de ser fácil, muito longe. Sensei criou algo novo, que nem no Japão se faz. E ainda somos aceitos, bem vistos pelos grandes mestres do Japão. Outra coisa é que temos muito mais praticantes da do estilo do Niten Ichi Ryu por exemplo no Brasil que no Japão. Isso é muito gradioso. 51. Vaz Alexandre – Convido a todos que tiverem ou quiserem despertar um guerreiro dentro de si a treinar conosco. Estamos em praticamente todo o Brasil, e aqui no Rio temos Dojos na Tijuca, Botafogo, Nova Iguaçu, Niterói, Nova Friburgo, Volta Redonda... Temos muitos lugares, horários e notícias em niten.org.br - Até o treino! Continua (post completo) |
Neste mês de outubro ocorreu em Guarulhos o 12º TBEK.
Com representantes de Belém a Argentina, o torneio foi marcado por disputas acirradas entre os participantes.
As equipes de Campinas conseguiram bons resultados em todas as categorias que participaram.
Parabéns a todos os participantes.
Confira os resultados em:
Birudô Final de Setembro
Além do treino, é importante a convivência. Hora de lutar, lutar; hora de se divertir, devemos estar felizes e dividir isto com os colegas. Inclusive os de fora, como o aluno Siqueira, mais uma vez presente em nossa unidade!
Arigato gozaimashita a todos!
Ciclo da Cultura Japonesa 2013
"O Instituto Niten, a convite da Embaixada do Japão e do Comitê de Cultura Nipo Brasileiro de Brasília, participou do Ciclo da Cultura Japonesa de 2013, com uma inédita apresentação, no dia 29 de setembro último, no Shopping Casa Park.
Sob a Coordenação do Senpai Patrick Lopes foram feitas apresentações de Iaijutsu, Jojutsu, Jittejutsu e de katas de Niten Ichi Ryu, por diversos alunos do Niten. Todos os participantes estavam adequadamente vestidos para a ocasião com o quimono cerimonial e cientes da grande responsabilidade de representar o Instituto Niten.
As apresentações foram muito aplaudidas e elogiadas pelo público e muitos se declararam surpresos, pois nunca haviam tido oportunidade para assistir a demonstrações destas artes marciais. Omedeto aos colegas do Niten!!
Arigato gozaimashita ao Senpais Ricardo lopes e Patrick Lopes pela oportunidade.
Domo Arigato gozaimashita ao Sensei."
Bhering – Unidade Brasília
Kir Jovem no Dia das Crianças
"Começo este relato agradecendo a todas as crianças dor kir Jovem, pais e alunos que proporcionaram mais este “Dia da Criança”. Um dia que começou com bastante energia, com treinos, brincadeiras e até apresentações! Sim, as crianças dor kir Jovem puderam mostrar um pouco do que treinam.
Em um mundo onde é muito importante que as futuras gerações tenham valores como honra, lealdade, respeito, é muito gratificante perceber que os nosso pequenos samurais fazem isto desde cedo; claro que sem perder a simpatia e inocência de toda criança.
Novamente, deixo o meu arigato gozaimashitá aos pais, crianças do kirjovem, monitores e coordenadores e ao Sensei por resgatarem valores, não vou dizer perdidos, mas misturados a toda gama de informações de um mundo globalizado."
Furtado – Monitor do Kir Jovem
Apresentação na OnArt – “Orelhinhas”
"É comum o Niten ser chamado para eventos onde o destaque é a cultura japonesa que poderíamos chamar de moderna, onde predominam personagens da cultura Pop. Foi assim no Festival OnArt, na Unip de Brasília. Logo ao chegar ouvi a seguinte frase : "Senpai, já vi umas quatro orelhinhas por aí". Minutos depois eu mesmo vi Pikachu encarnado a poucos metros, seguido da imagem de um pai vestido de Wolverine acompanhando quatro pequenos Homens de Ferro. Nada japonês, mas perfeitos para o evento. Tudo bem! Tivemos nosso espaço e mostramos que nossa arte é tradicional, temos nosso jeito e conquistamos a admiração da maioria do público de super heróis ali presentes! Divertidíssimo!"
Cadu – Unidade Brasília
8ª Semana de Qualidade de Vida do TSE
"Atendendo a um convite do Centro de Assistência à Saúde do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, fomos convidados a fazer uma apresentação na 8ª. Semana de Qualidade de Vida.
A oportunidade não chegou a ser uma surpresa, pois o que aprendemos através do Método KIR tem inequívoca relação com o tema. Nos dias atuais, devemos estar preparados para mudar nosso estilo de vida e enfrentar as dificuldades do mundo moderno.
E foi isso que os alunos, monitores e coordenadores mostraram, em uma apresentação dinâmica que arrancou grandes aplausos do público! Todos assistiam interessados e até interagiram durante os shiais, torcendo e incentivando os lutadores, e aplaudindo os melhores golpes!"
Ricardo Lopes – Coordenador Centro-Oeste
Otávio - BrasíliaHai Mina San!
Nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, realizamos uma apresentação na 8a semana de qualidade de vida do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Não seria minha primeira apresentação, mas o nervosismo é sempre o mesmo! Achei que não teríamos mui (Continua)
Vinicius S Camargo - BrasiliaKonbanwa, mina-san!
Dois meses de acontecimentos explendidos! Infelizmente não pude estar presente em todas as ocasiões, mas tentei aproveitar ao máximo as quais estive, graças a oportunidade que os Senpais nos proporcionam.
Domo arigato gozaimashita ao (Continua)
Esse fim de semana Guarulho sediou mais um Torneio Nacional de Kobudo. O que já vem se tornando uma tradição, a ponto de termos recebido o convite do secretário municipal de esportes para que o evento seja incluído no calendário oficial da cidade. Segue a capa do Diário de Guaruhos deste sábado e a matéria: (...) Continua (post completo) |