Postagens de 2014 / Outubro Retornar para todas postagens
Konbanwa mina-san !!! Boa noite amigos !!!
Há algum tempo pedi para que alguns alunos escrevessem sobre como foi seu primeiro ano de treino, no que os treinos ajudaram.
Mostro aqui o relato da aluna Oneti que espero que sirva de inspiração para todos, pois para ela foi de muita ajuda.
Link para a Matéria no Site do São Paulo Shimbum
Tradução da Matéria Publicada no Jornal:
"O Instituto Niten visita Ikoi no Sono
O grupo de jovens
Apresentou para os idosos o Kendo, Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
Midori Saito (26 anos, 3ªgeração de japonês) e Toshi Nagumo (32 anos, 3ª geração de japonês) visitou o jornal para comunicar sobre o evento.
Foi a primeira vez que visitaram o asilo, e o objetivo principal é praticar a compaixão pelo próximo.
Ensinamento esse que aprendem no Instituto Niten.
Todos participaram com o intuito de entreter os idosos.
Aproximadamente 20 alunos apresentaram o que aprendem em seu treinamento diariamente.
Muitos idosos ficaram com lágrima nos olhos, emocionados, lembrando de sua infância, quando praticavam Kendo.
A enfermeira do Ikoi no Sono contou "Não imaginei que a apresentação fosse causar tamanha emoção aos idosos"
Felipe Gisondi, aluno do Instituto Niten relatou "Conviver com essas pessoas que são o elo entre Japão e Brasil foi muito gratificante"
"Todos estavam felizes, então pensamos em continuar com esse projeto daqui em diante" comentaram as duas que visitaram o jornal."
Mas o que tem a ver uma escola , "academia" ou organização
Talvez nada. Pois hoje em dia, estão muito ocupadas em promover torneios, exames de graduações, olimpíadas e por aí vai. Em busca de medalhas e troféus. De títulos e "dans".
Mas no Niten, isto não importa.
Fazemos porque nos sentimos bem.
Fazemos porque o mundo se sente bem.
Fazemos porque nesta vida, medalhas ou títulos valem muito pouco (ou até nada?) diante do tempo que estivemos felizes enquanto estivemos no Niten.
Dentro deste contexto, você há de concluir que o Niten realmente NÃO é uma academia...
Aos Hayabusa, jovens guerreiros que levam a espada que dá a vida em abundância, meu arigato.
Texto do Jornal Nikkei traduzido:
"O grupo de Jovens do Niten apresenta o Kenjutsu a Casa de Repouso Ikoi no Sono e idosos ficam emocionados.
O grupo de jovens Hayabusa do Instituto Cultural Niten (Presidente Jorge Kishikawa), visitou a Casa de Repouso Ikoi no Sono em Guarulhos no dia 21 de setembro para uma apresentação e confraternização.
20 integrantes do grupo Hayabusa apresentaram o Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu alegrando aproximadamente 80 idosos com idade entre 70 a 90 anos.
O objetivo da visita, foi colocar em prática o que é ensinado no Instituto, como Exercer compaixão e tirar o sofrimento das pessoas.
O Membro do grupo Felipe Gisondi comentou "Foi uma honra conviver com os idosos. Pode passar anos, que vou recordar dessa experiência"
A Coordenadora Social, Akatsuka Teresia falou "Foi uma tarde muito proveitosa que os idosos puderam passar e, certamente, muitos voltaram a recordar com carinho a sua pátria"
E a Chefe de enfermagem, Evelyn Nascimento relatou " Percebi o olhar atento dos idosos, todos envolvidos com a apresentação, muitos deles vibravam com lagrimas nos olhos. Não imaginei que a apresentação fosse causar tamanha comoção aos idosos" superando suas expectativas.
O grupo Hayabusa conta com membro com idades que variam de 10 a 30 anos e atualmente, somente na capital conta com aproximadamente 66 membros que atual diretamente em ações sociais."
Joé no Gashuku em São Paulo “Não perder para a chuva” de Miyazawa Kenji Não perder para a chuva Não perder para o vento Não perder para a neve ou para o calor do verão Com um corpo forte e livre de desejos Nunca perder a calma, sempre com uma serena felicidade Todos os dias, quatro tigelas de arroz marrom, missô e alguns legumes para comer. Contar-se por último em todas as coisas, Observando, ouvindo , compreendendo e nunca esquecendo. À sombra dos pinheiros do campo na floresta em uma pequena cabana de palha. Se há uma criança doente no leste, ir cuidar dela, Se há uma mãe cansada no oeste, ir e carregar o seu fardo. Se há alguém prestes a morrer no sul, ir e falar-lhe que não há nada a temer. Se há uma luta ou litígio ao norte, dizer-lhes para deixarem tais inutilidades de lado. Quando há seca, derramar lágrimas de compaixão. Mesmo em um verão frio, caminhando perturbado, Mesmo sendo chamado de tolo por todos. Sem ser glorificado, Sem ser culpado. Uma pessoa assim, Eu quero me tornar. No meu retorno do gashuku deparei-me com este poema escrito por Miyazawa Kenji, falecido em 1933 aos 37 anos de idade. Encontrei, nessas palavras, sentimentos e ensinamentos muito familiares ao que aprendi e assimilei nestes anos de treino e de convivência com o Sensei, Senpais e colegas. Algo como um novo tipo de altruísmo, originado pela simples determinação em percorrer um caminho de auto-conhecimento. Onde obstáculos, outrora impossíveis, tornam-se irrelevantes. Onde máscaras, outrora invisíveis, são descartadas. Arigatou gozaimashita pela paciência e determinação que o Sensei compartilhou conosco por todos estes anos. Joé Campos Niten Caxias do Sul (...) Continua (post completo) |
Omar Pereira Marques - NiteróiOmedetou Gozaimassu'' Senpai Joé''
Determinação para o autoconhecimento vai estar sempre em nosso caminho'''
Para aqueles que buscam
Gambate
Arigatou Gozaimashitá
Unidade Tijuca = Rio De Janeiro
Marques Omar Pereira (Continua)
Mára - GuaíbaInspirador com grande identificação de Se de Kipling que me acompanha desde muito cedo.
Arigatou gozaimashita Senpai por estas palavras. (Continua)
Samuel - Belém - PAYoroshiku onegai shimassu, Senpai Joé.
Shitsurei shimassu.
Este poema de Miyazawa é para se dizer, no mínimo, inspirador. É uma reflexão que tenho lido quase todos os dias, pois além de, ao meu ver, possuir fortemente a presença dos elementos dos Hagaku (Continua)
Andréa Ferreira Montenegro Saraiva - Rio de JaneiroArigato gozaimashita por dividir seu achado conosco, Senpai. (Continua)
Ivan Mota Santos - Juiz de ForaBelo texto! Sempre bom receber palavras que nos dão orgulho de fazer parte desta família, e honrados por ter como colegas pessoas com os mesmos valores. Omedetou Joé! Arigato Gozaimashitá! (Continua)
O torneio por equipes foi uma experiência enriquecedora para todos que estão no caminho e puderam participar deste evento. O acolhimento e receptividade aos colegas de todo o Brasil se igualava ao empenho de todos, que seguindo às ordens dadas se comprometeram a duelar não somente nas categorias indicadas mas também duelar contra o atraso, a procrastinação e a desatenção...VENCEMOS! O torneio foi um evento bem sucedido em todos os aspectos, um exército de corajosos samurais que duelavam na técnica e se engrandeciam na amizade e no convívio.
O Kir Jovem e integrantes do Hayabusa de Brasília participaram do Dia das crianças no clube CASSAB.
Fizemos apresentações de Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu. Com destaque para apresentação do Kir Jovem, nossas pequenos samurais!
Em seguida tivemos experimentação para as crianças que se mostraram muito animadas e com muita energia.
Arigato Gozaimashitá pela presença de todos!
Relatos sobre nossa participação:
"A apresentação do Dia das Crianças atraiu a atenção de boa parte dos presentes no Clube Cassab, onde ocorrem os treinos de sábado do Niten em Brasilia. Muitos aparentemente foram pegos de surpresa pela oportunidade de contemplar uma amostra de nossas práticas. Após as apresentações de Iaijutsu e Jojutsu, realizamos lutas de Kenjutsu, com participação do Kir Jovem.
O público, contagiado com a energia dos Katas e lutas, ficou estimulado a participar da última parte, em que foi aberto às crianças o treino de alguns golpes de Kenjutsu em alunos de bogu. Não só as crianças, mas alguns adultos também participaram.
Agora, como explicar a alegria no olhar e no sorriso de uma criança que, pela primeira vez na vida, tem contato com o Kobudo? Só vendo. E é impossível não retribuir essa energia sorrindo dentro do bogu, uma felicidade genuína que simplesmente brota no peito. Simples como o sorriso de uma criança.
Arigatou gozaimashita a todos que colaboraram para esse momento."
Kuhn – Coordenador Kir Jovem
"Foi muito legal a gente se apresentar para que as outras pessoas possam conhecer o Kenjutsu e alguns de seus golpes, e fiquem felizes com isso, podendo também treinar um pouco para saber como é.
Arigatou gozaimashita."
Débora - Kir Jovem Brasília
Andréa Ferreira Montenegro Saraiva - Rio de JaneiroLinda iniciativa, omedetou a todos. (Continua)
Igor - BrasíliaFoi alegre e gratificante participar desse workshop.
A disposição das crianças em explorar algo novo com um sorriso no rosto, superando a inibição e gastando aquela energia que parece ser infinita, a vontade de partir pra cima, com um golpe atrás do outr (Continua)
Furtado - BrasíliaKonnichiwa,
A apresentação foi muito legal e poder ver, como o senpai Kuhn mencionou, a alegria das crianças tendo o contato com a espada pela primeira vez foi gratificante.
Omedetou gozaimassu a todos as crianças pelo seu dia e ao nosso kir jovem p (Continua)
Nova Galeria de fotos no Site do Niten Rio
- Link para Galeria
O Instituto Niten participou do Nippon Fest. Fizemos Apresentações de Kenjutsu Iaijutsu e Jojutsu. Com destaque para o Dai Ichi Kihon realizado pelas samurais do Niten. Aproveitamos para nos reunir e desfrutar do ambiente do Nippon Country Clube nesse dia agradável de sol. Arigato Gozaimashita pela presença de todos! Veja algumas fotos do Evento: (...) Continua (post completo) |