Esteve em Brasília para treinamento técnico e administrativo o coordenador de Campo Grande, Hertzog.
Foram dias de muito treino, e ao final o merecido momento de descontração!
Omar - BrasíliaGokurosama senpai Hertzog,
Espero que possa vir mais vezes a Brasília treinar com a gente e comer aquele churrasquinho.
Sayounará,
Furtado. (Continua)
Hertzog - Campo GrandeSenpai Ricardo,
Arigato gozaimashita pelas boas vindas na minha ida a Brasília. Foi muito gratificante poder novamente treinar com o Senpai, relembrei algumas técnicas e aprendi vários katas. Arigato !
Também a Senpai Silvana por me ajudar com o system (Continua)
En el dia 26 de mayo/sábado/ tuvimos la visita de Castro, nuestro conpañero de Niten,
vindo de Rio de Janeiro/Brasil, alumno de Wenzel.
Aprovechou su viajen para conpartir junto a nosotros momentos de mucho Kiai;
keiko e al final el birudo como el proprio describe abajo ...
Castro - Rio de JaneiroAvante México! Avante Niten! Saquen lo mejor de Fugita! No pierdan la oportunidad. (Continua)
Kenzo - Rio de JaneiroGambaté Fugita e alunos do México! Estamos mandando energias positivas e votos de sucesso! (Continua)
Machado - CuritibaFaço das palavras do Senpai Kenzo, minhas palavras. Gambaté Senpai fudita :). (Continua)
Konnichiwa.
No mês de novembro estive na Cidade do México acompanhando o Sensei em sua primeira visita a Unidade Niten México.
Além dos treinos e da convivência com o Sensei, pude conhecer um pouco da cidade e maravilhas mexicanas, como os tacos, as pirâmides... e para começar, coloco aqui algumas fotos dos museus que visitei.
Este é o Castilho de Chapultepec
O Castilho de Chapultepec é atualmente o Museu Nacional de História. Mas já foi Palácio Imperial, Palácio da República, Academia Militar, inclusive foi um local de forte resistência contra a invasão americana ao país no século 19, defendido pelos cadetes, jovens de 14 anos.
Pintura da Batalha contra os Americanos no Castelo
Dentro do Museu há muitas pinturas, obras de arte, armas históricas, trajes típicos de época, carruagens, móveis ... muitas histórias.
Mesa e cadeiras onde foi assinado o tratado de independência
O Castelo em si podemos dizer que é uma obra obra de arte, com seus salões, cômodos, áreas externas, decoração impecável... há até um elevador interno.
Sala de Jantar
Jardins internos
Símbolo do Castelo
Conversando com os alunos do México descobri que Chapultepec vêm de Chapul, o símbolo do Castelo, o grilo. Também é como é conhecido o monte onde o castelo fica, e também é um símbolo nacional muito forte. Lembram-se do Chapolim...
Danilo Pedroso
Coordenador
Instituto Niten
Alguns colegas de Franca, liderados pelo coordenador Morais, visitaram o dojo de RP no dia 12/11. Um dia de treino com muita energia, kiai, e companheirismo! (...) Continua (post completo) |
Ulisses - FrancaOs momentos que se vive durante a prática da arte marcial transcendem o imaginável..
Avante guerreiros! (Continua)
No dia 10 de setembro tive a oportunidade de cruzar espadas com os alunos de Campo Grande.
Treino intenso e uma energia contagiante tomaram conta do dojo!
Arigato gozaimashita aos alunos de Campo Grande pela receptividade.
Ishikawa - Campo GrandeUM TREINO EM 4 ATOS:
Momento 1: EXPECTATIVA... apesar de pouco tempo de Niten, um treino puxado por UMA senpai...
Momento 2: SEM PENSAR (é difícil pensar sem ar!)... Segundo treino com Bogu e, segundo a Senpai Silvana, um treino light (acho que o `ligh (Continua)
Cardoso - Campo GrandeFiquei contente e gostaria de agradecer novamente Domo arigato gozaimashitta a visita da Senpai Silvana para a unidade de Campo Grande em um momento que a unidade passa por crescimento e por algumas dificuldades.
Apesar de eu treinar há um certo tempo, e (Continua)
Aguiar - Campo GrandeVenho fazer um breve relato do treino de sábado (10/09/11). Sempai Silvana se dispôs a nos ensinar o Caminho neste dia. Foi uma experiência nova pois, apesar de já ter visto em vídeos foi a primeira vez que treinamos com uma mulher nos guiando. Foi muito (Continua)
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaHi mina san!
Espero que a energia da Família Lopes se perpetue no dojo de Campo Grande!! A Sempai Silvana Lopes tem um Ki muito forte, e não se enganem com esta questão dela ser mulher! Aproveitem ao máximo os treinos com a Sempai!!
Omedeto a todos de (Continua)
Ferreira - Taguatinga - DFKonbanwa minna san!
É realmente bom olhar essa foto e ver o rosto cansado mas satisfeito de todos! Que o nó do hakama de voces nao afrouxe e que voces treinem com mais afinco para que num proximo encontro com a Senpai Silvana possam mostrar o quanto voce (Continua)
No dia 26 de março, um treino de Niten Ichi Ryu ocorreu na ótima quadra de Santos. Vieram alunos de São Paulo e Campinas. Eles puderam aprender segredos ou melhorar suas técnicas a cada vez que faziam, assim podemos conferir no relato do aluno de Santos, Tengan:
"A primeira parte treino foi bem intenso, praticado em exaustão os katas de Niten Ichi Ryu, a cada salto ou ataque aprende-se o segredo, definir o golpe, bater o pé, a postura firme, braços e pernas começavam a doer de tanta repetição."
"A segunda parte já foi mais tranqüila, foi na praia, lá foi passado parte dos katas do Bushido, a etiqueta do samurai. O convívio e o respeito com os Sempais em meio às caipirinhas e batidas."
"O treino de sábado relativamente foi isso bastante proveitoso, aguardo mais visitas de São Paulo, para aprender mais.
Arigato gozaimassu colegas de São Paulo"
Danilo Pedroso de Campinas ,San Pablo-Brasil,
vino a realizar un seminario de Iai en Buenos Aires -Argentina
Después del Seminario de Iai,
Danilo ayudó a perfeccionar
a los alumnos argentinos el Niten Ichi Ryu.
Al final todos los alumnos pudieron cruzar sus espadas con Danilo
y con mucha alegría terminamos la jornada.
O desafio começou logo cedo: a viagem para Goiânia foi embaixo de muita chuva.
Mas nada que abalasse a disposição do DF!
Tivemos treino para todas as modalidades, apresentações de Iaijutsu e Jojutsu e Shiai entre alunos de Goiânia e DF.
Momentos marcantes e muito aprendizado .
Arigato gozaimashita ao Senpai Taddeo e a unidade Goiânia por nos receber com muito KI.
Luiz Otávio - Brasília - DFMina San!
Realmente o treino foi muito bom! um aprendizado, inclusive na viajem!
Para mim foi uma descoberta maior, de algo que estão nos livros, de que a espada deve ser viva e livre, e que a mudança na estratégia pode ocorrer e surtir efeito! Só q (Continua)
Furtado - Brasília - DFRealmente estava chuvendo muito, mas nada que abalasse o kiai de Goiânia ou o do DF.
Arigato Gozaimashita Senpai Taddeo por ser sempre bem receptivo com Brasília, aos colegas de Goiânia, coordenadores e kaikei pelo convite da viagem e amigos do DF pela c (Continua)
Nesse último sábado 23/Out tivemos em Santos a visita do Sensei e de uma caravana com alunos de São Paulo, Campinas, Guarulhos e de São José dos Campos, também vieram o Kir-jovem de São Paulo. Fizemos um treino intensivo com muito kiai, e depois como praxe, fomos dar um mergulho na Praia.
Essa foi a primeira descida à Santos, de muitas que virão até o termino desse verão!
No dia 24/10, o Coordenador de São Carlos e um dos alunos da unidade, estiveram presentes no Jyuugueiko (treino de combate), na unidade de Ribeirão Preto.
Gambate São Carlos! Já iniciou com muita energia!!!
Neste sábado, fomos honrados com a visita do Sempai Kimura, que veio nos brindar com um treino intensivo de Iai. Foram cerca de 3 horas, que me deixaram com dores musculares até hoje, tamanha a sua intensidade.
É impossível na minha opinião tentar descrever com palavras o sentimento após o treino. Creio que é algo muito particular para cada um. Para mim, particularmente, foi um momento de incrível resgate espiritual. Fez-me mais forte. Para quem não participou poder ter uma idéia, ficamos muito tempo apenas no "rei", o que me mostrou que o Iai é muito mais que um exercício. Parece-me mais uma meditação, onde precisamos praticar com a finalidade de, um dia, atingir a perfeição (não apenas física, mas espiritual). O mais difícil para mim, por incrível que pareça, sempre foi a situação de "imaginar o inimigo. Afinal, o kata é realizado perante um inimigo imaginário. Como, então, empregar energia e algo que não está lá? Parece impossível! No Kenjutsu, o adversário está lá. Só que isso não acontece no Iai. E aí reside a maior dificuldade. Contudo, também aí reside seu maior mérito.
Ao conseguirmos ter a compreensão de que o adversário está lá, parece que o nosso espírito muda. O coração bate mais rápido e o kata parece fluir com mais intensidade, com mais paixão. E o intensivo deste final de semana, pela sua extensão e pelo seu rigor, me fez ultrapassar alguns dos meus limites particulares - físicos, mentais e espirituais.
Arigato Gozaimashita Sempai Kimura.
Bruno Steyer - Porto Alegre - RSMuito bem observada a questão do ``imaginar o inimigo``. Nos katas quando consigo imaginar o inimigo por dois minutos, minha testa chega a doer de tamanho esforço.
Gostei por ter ressaltado o lado espiritual, realmente foi algo bem marcante durante todo (Continua)
Surpresa e muita satisfação!
No último sábado o Coordenador Patrick e os alunos da Unidade Taguatinga receberam a visita do Senpai Wenzel.
Todas as modalidades foram treinadas com bastante energia, e foram mostrados vários detalhes no Iaijutsu e Jojutsu.
No Kenjutsu, as lutas foram dinâmicas e com muito kiai!!
Arigato gozaimashita, Senpai Wenzel!
Camila - BrasíliaA visita do Senpai Wenzel foi realmente muito proveitosa e gratificante. Nosso treino foi intenso e com muito aprendizado. Arigatou Gozaimashitá ao Senpai Wenzel pela ótima surpresa!
Conseguimos engrandecer ainda mais a energia de Taguatinga!
(Continua)
Clarindo - BrasíliaKonnichiwa!
Por pouco não tive a honra de conhecer e treinar com Senpai Wenzel, mas pude sentir que a energia que o treino deixou ainda estava lá.
Sayonara! (Continua)
Dia 11 (20/09)
Fortaleza
Ultimo dia por aqui.
É dia de refletir, lembrar, estudar.
Últimas considerações a todos, a certeza de ter aprendido muito, a certeza de reencontros no futuro.
Arigatou gozaimashita Sensei!
Arigatou gozaimashita a todos do Nordeste!
Sayounara.
Foto: Por do Sol na Ponte dos Ingleses
ps: para quem gosta de casquinha de siri, em cada cidade, cada uma foi única.
Andrade - Taguatinga-DFTambém achei uma grande surpresa, já que no dia em questão iríamos ver alguns filmes e ao invés disso, podemos aproveitar a estadia do senpai Wenzel com bastante treino e ainda levar algumas broncas do senpai Patrick.
Domo arigato Senpai Wenzel, Sempai R (Continua)
Furtado - Taguatinga-DFCom certeza foi uma grande surpresa para todos e agradeço muito, assim como o Otávio disse, indescritível. Detalhes que ficaram na memória.
Domo arigato Senpai Wenzel e Niten-DF por mais está oportunidade.
(Continua)
Dia 10 (19/09)
Fortaleza
Treino na praia, ao lado do famoso Bech Park, um local paradisíaco onde estávamos.
O Jugeiko com Bogu na areia, tem que ser cedo, o sol é forte. Tive sorte, batia um ventinho leste na praia em Fortaleza também, pude estudar um pouco mais o que refleti em Recife. Foram lutas marcantes. Mesmo com a dificuldade da areia, o Cearense “pula” firme.
Encerramos o treino com Kihons do Niten Ichi Ryu, que na areia foi excepcional. Tem que experimentar. Todos pudemos aprender um pouco mais nesse dia.
Encerrado, fomos para um banho de mar! Revigorante depois de um treino difícil!
E prontos para uma boa refeição nordestina, com feijão verde, baião de dois, bolinho de macaxeira com carne de sol, manteiga da terra, arroz com carneiro...
Foto: Niten!!!
Dia 9 (18/09)
Fortaleza
Sábado de treino!!!
Começamos cedinho, aqui o sol também se levanta mais cedo, e fomos até o entardecer.
Passamos por todas a modalidades, os shiais foram marcantes. Recebi de presente ao final, o KI dos alunos. Emocionante!
Foi um dia cheio de vida!
Ao anoitecer nosso birudo, com aquele jeito Niten de se confraternizar.
Foto: intensivo de iai - Suio Ryu
Dia 8 (17/09)
Recife
A partida logo cedo. Deixei Recife com importantes descobertas no treino com os alunos de lá.
Fortaleza
Cheguei e já mergulhei na culinária Cearense. Um peixe na telha, com uma boa macaxeira... que delícia.
O treino foi algo a parte nessa cidade. Unidade cheia, todos muito atenciosos e prestativos.
Um Hai! forte ecoava pelo Dojo.
No Niten, batidas fortes. No bogu, golpes firmes e muito kiai!
Foto: intensivo de Niten Ichi Ryu
Dia 7 (16/09)
Recife.
Acordo com uma claridade no quarto enorme. Abro a cortina e acima do vasto oceano, o sol. Como se fosse 10h. A principio achei que tinha perdido a hora, olho no relógio, 05:30h. Pensei que o relógio tinha parado. Olho em outro relógio, o mesmo. É isso! Despertar cedo e aproveitar o máximo.
Fui a Olinda! Muito a se descobrir... tem muitas histórias, lugares incríveis.
O dia seguiu com mais um treino a beira mar, outras modalidades, o mesmo vento do leste. Mais para se aprender.
Os alunos pernambucanos são fortes, firmes ali no treinamento puxado que fizemos. Não cediam. Se esforçavam, e aproveitamos cada minuto de treino.
Ao final, um birudo agradável.
Foto: treino a Beira Mar até o anoitecer