Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    28-jul-2009

    KendoNippon e mestre Baba4

    "O que motivou o Sr.Jorge Kishikawa, que possui profundos conhecimentos de Kendo, a preferir Kobudo, Iaido e Jodo foi o fato de que ele encontrou o Bushido no fundamento do Kobudo. Em outras palavras, ele pode ter achado que somente com o Kendo moderno usando shinai seria difícil transmitir a espirituaridade do Bushido. A minha impressão é de que, no Niten, os alunos estavam conseguindo alcançar os valores para viver melhor através da prática do 'Budo Clássico'."
    Kendo Nippon Nº2009-08, Pg 130, Coluna do Mestre Kinji Baba, 5º parágrafo


    Da mesma forma que consideramos o Monte Fuji um dos maiores símbolos do Japão, o Bushido também o é.
    O Kendo moderno é o resultado de técnicas adaptadas para a prática como esporte com o aval do QG* americano após a 2a Guerra Mundial. Até então, toda e qualquer prática marcial de origem nipônica fora proibida em todos os cantos do Japão e do mundo. Foram quase 10 anos interrompidos. O motivo? Haveria o perigo de se exaltar o espírito japonês, o ressurgir das cinzas do espirito Samurai.
    Kenjutsu e Kobudô eram palavras proibidas na época, pois estavam ligadas intimamente ao Bushido - a filosofia e o código de ética dos samurais.

    Para obter o aval do QG americano , foi necessário a "esportização" das técnicas antigas do Kenjutsu em Kendo. E isto queria dizer, em linhas claras, longe do Bushido.
    Não que eu tenha optado pelo Kobudô por causa do Bushido, mas é possível que mestre Baba esteja correto em suas afirmações.
    É bem mais provável encontrar a filosofia do Bushido nas tradições antigas dos samurais - o Kobudô - difícil no Kendo, por se tratar de uma prática esportiva.
    E, sendo prática esportiva, não se pode impor a filosofia de um povo aos seus praticantes. Não seria justo. Querer que tal prática esportiva tenha intima relação com o Bushido denota falta de reflexão e respeito para com aquele que a pratica.
    A Coréia chega a proclamar que o Kendo não pertence ao Japão. Muito menos aceita a ideia de que na prática do Kendo deva existir a filosofia samurai.
    Se observarmos os seus keikogi (roupas de luta), nada tem a ver com os samurais.
    Lá não se fala Kendo, mas Kumdo.

    Aqui se fala Kenjutsu.

    O Bushido aqui faz parte. Não só por ser tradição, mas tomando as palavras de mestre Baba, "para que os nossos alunos consigam alcançar os valores para se viver melhor".

    *QG = Quartel General das tropas de ocupação




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br