Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    25-abr-2012

    Dia do Samurai 2 - Ganhamos Nós!

    Retorno de Florianópolis triplamente satisfeito.
    A primeira razão, por estar participando, ao lado de meus alunos, da solenidade que insitutiu o Dia do Samurai no estado de Santa Catarina (CS 24-abr-2012 Dia do Samurai). Sem dúvida, um dia inesquecível na história do Niten Florianópolis e para todos nós.
    A segunda, e não menos importante, a presenca dos ilustríssimos representantes das associações japonesas do estado, que abrilhantaram o dia. Meus agradecimentos, Kongo kara mo yoroshiku onegaisshimasu.
    E a última, pela charutada de guerreiros, na data de meu aniversário, celebrando um grande dia, uma grande conquista. Gokurosama.
    Aproveito também para agradecer a todos os meus alunos que me enviaram os votos de aniversário durante estes últimos dias. Kokoro kara, vocês todos , sem exceção, estão em meu coração.

    Abaixo, palavras dos alunos catarinenses:
     

    "Venho agradecer ao Sensei pela visita à Florianópolis, deixando seus afazeres e o convívio familiar para passar conosco seu aniversário e o dia estadual do Samurai.
    A cerimônia na Assembléia Legislativa foi sem precedentes com o discurso do Sensei que, sem dúvidas, tocou o coração e o espírito guerreiro de todos os presentes, ficou claro a emoção transmitida pelos representantes da cultura japonesa em nosso estado que estavam presentes ao ato.
    O treino no dojo foi incrível e igualmente inesquecível, pela grande honra de poder lutar com o Sensei, por praticamente duas horas, onde o Sensei lutou incansavelmente e várias vezes com todos, que nos revezávamos, demonstrando a utilização de kamaes e técnicas nunca antes conhecidas por nós.
    O birudo, entre lições e merecidos puxões de orelha, nos deixou claro a preocupação que o Sensei tem com todos os alunos para a evolução do caráter através da prática correta dos katas dentro e fora do dojo .
    A charutada, para os que participaram, na minha percepção foi um marco. O Sensei nos explicou detalhadamente sobre o grande ritual de passagem existente no Niten, momento no qual o aluno se define entre o mero praticante e o verdadeiro guerreiro.
    Este dia do Samurai foi muito especial e está gravado para sempre em meu coração, continuarei me dedicando ao treino para aprender a ser uma pessoa melhor.
     
    Doumo arigatou gozaimasu, Sensei.

    Obs: O dia Estadual do Samurai no Estado de Santa Catarina foi instituído pela Lei Estadual n. 15.275, de 04/01/12, publicada no Diário Oficial n. 19.246, de 06/01/12, de autoria do Deputado Estadual Jorge Teixeira."
    Leandro (Unidade Florianópolis - SC)




    "Mais uma vez Sensei, gostaria de agradecer pelo Sensei ter abdicado de estar com sua família, de seus compromissos e ter viajado de longe para comemorar o dia do Samurai conosco.
    Partilhar de momentos de confraternização com o Sensei e meus colegas de treino é sempre uma alegria, a oportumidade de ouvir e de aprender, de beber da melhor água, a mais limpa a que vem direto da fonte.
    Dos diversos assuntos falados em nossa conversa um em especial tocou minha alma, saber que o Sensei durante seu treino no Japão dedicou momentos a ouvir seus mestres, filhos, netos, discípulos dos últimos samurais ... quando eu ouvi o Sensei dizer " me conte essas estórias eu quero ouvir eu quero saber como eram e como viveram estes Samurais"... nesse momento confesso que quase chorei, emocionado ao perceber que era exatamente esse o sentido que eu sempre busquei na minha vida."

    Classo (Unidade Florianápolis - SC)


    "beber da melhor água"




    "Poder ver o Sensei lutando tão próximo me fez sentir parte da luta. Consegui sentir a calma e tranqüilidade a cada golpe que aplicava, mesmo eles sendo tão rápidos que eu mal conseguia acompanhar o movimento por completo. Durante a luta suas palavras marcaram, como quando falou de humildade ao levar o golpe, as correções que passava aos mais graduados. Logo mais no jantar nos deu a oportunidade de compartilhar seus ensinamentos, teve compaixão conosco e nos corrigiu quando necessário. Participar da charutada foi como ver o dia passando novamente de uma forma calma, como se ali o tempo parasse, existia somente o grupo e as palavras do Sensei."
    Rejaine (Unidade Florianópolis - SC)


    "calma e tranqüilidade a cada golpe que aplicava"
     



    "Hai! Wakarimashita!
    Não começo meu relato desta forma apenas por formalidade, mas porque esta foi uma das diversas lições que pude aprender durante o dia de “guerra” que tivemos ontem, durante a comemoração do Dia do Samurai aqui em Santa Catarina.
    Guerra sim, porque nos coube a missão de organizar e realizar as atividades deste dia da melhor maneira possível, para valorizar ainda mais a data e todo o esforço do Sensei em nos honrar com sua presença. Acredito que não se trata de uma tarefa das mais simples, visto que é um dia de semana, onde todos tem suas tarefas a realizar, seja no trabalho, escola, família, etc. Mas também acredito que não devemos nos esconder atrás de desculpas. Que tipo de Samurai seriamos se ao primeiro sinal de dificuldade simplesmente dessemos uma desculpa qualquer para deixar o campo de batalha ou ficassemos nos lamentando? E posso dizer com orgulho que vários samurais do Niten aqui em Florianópolis se levantaram e responderam sem exitar.
    Outra lição importante aprendida durante este dia foi a compaixão. Perceber que o seu próximo precisa de sua ajuda. Não me refiro somente a ajudar quando este se encontra em dificuldades, mas também chamando a atenção quando está comentendo erros, para que este se torne um ser humano melhor e saiba viver com dignidade. O Sensei nos disse que as vezes compra antipatia de algumas pessoas por chamar a atenção e ser rígido em algumas situações. Tenha a certeza Sensei que, aqueles que realmente querem aprender e trilhar o caminho entendem e tem um único sentimento sobre tudo isso: “Gratidão”.
    Durante o discurso do Sensei na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, enquanto ouvia as palavras, eu tentava refletir sobre o que é realmente ser um Samurai. E a única coisa que me veio a mente no momento foi a palavra “Servir”. Quando era criança, diversas vezes ouvi meu pai dizer: “Quem não vive para servir, não serve para viver!”.
    Servir ao seu mestre e ao grupo sem dúvida ou interesses. É desta forma que procuro viver a cada dia e descobri que é algo extremamente gratificante. Por isso Sensei, sempre que nos chamar para a "guerra", saiba que esta será a nossa resposta: Hai! Wakarimashita!
    Otsukaresamadeshitá Sensei, pela visita a nossa unidade e pelos momentos onde nos mostrou mais uma parte do caminho."

    Camina (Unidade Florianópolis - SC)


    “Quem não vive para servir, não serve para viver!”.




    "Foi muito gratificante passar este dia tão especial com uma pessoa que tem tanto a oferecer e nos dá de bom grado.
    Então a hora chegou.
    Um dos momentos que mais esperava, o Sensei está colocando seu bogu! Foi impressionante ver o Senei lutar, exatamente como havia imaginado. Ao realizar os golpes, sempre precisos, Sensei deu uma aula de movimentos e velocidade. Sempre que um oponente dava um sinal de movimento eu pensava: “É agora! Ele vai atacar o Sensei”. Tef, Tef, Tef. Em instantes o Sensei já havia deflagrado vários golpes certeiros. Enquanto os oponentes iam revezando,
    Sensei seguia sempre firme, ágil e preciso. Não bastava tamanha energia e destreza, quando ouvimos: “Sasseeennnn!”.
    Quando me dei por conta, lá estava o Sensei aplicando os katas do Niten Ichi Ryu no combate de kenjutso, mostrando que além de serem aplicáveis na luta, os katas ainda são muito eficientes.
    Após a luta, suas palavras sábias eram tão eficazes quanto seus golpes.
    Somente após nossa conversa na charutada consegui entender o que o Sensei estava ensinando durante a luta. Tudo fez sentido.
    O aniversário foi do Sensei, mas quem ganhou o presente fomos nós!"

    Thiago (Unidade Florianópolis - SC)


    "quem ganhou o presente fomos nós!"


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br