Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    13-fev-2015

    Melhoria no fim da vida

    Imagino que se você não é aluno nosso, pode ter ficado até pasmo quando escrevi que no Niten Ichi Ryu existem técnicas de bastão: o Boaibo Shiho Nanahon e o Tachiaibo Seiho Junihon.
    No mínimo, estranho para quem não conhece a história até o fim do nosso mestre Miyamoto Musashi. O que se conhece é o ¨Musashi¨ de Yoshikawa Eiji ou de Koyama Katsukio de tempos de outrora. Nos dias atuais, temos Inoue Masahiko com o ¨Vagabond¨.
    Musashi. Fonte de inspiração a todo aquele que sabe que a vida é uma guerra e que não resta nada a fazer a não ser lutar. Kotoshogiku, um lutador de sumô japonês é um exemplo do que estou falando. O seu discurso na cerimônia de sua graduação a Ozeki (um título que se equipara a algo como mestre no sumô), relatou que se inspirou nas palavras de nosso mestre Musashi sensei para chegar à sua conquista.
    Exemplos de lutadores que se inspiram em Musashi sensei não faltam, tamanha a fama da eficácia do nosso mestre. E aproveitadores também não. Uma das diferenças entre o verdadeiro seguidor e o falso é que existem alguns que se intitulam de soke, mestre ou qualquer nome que seja para provar a sua legitimidade, mas que nunca pegaram em um bastão...
    E então, como apareceu o bastão?
    Musashi sensei , mesmo nos seus últimos anos de vida, não teve seu momento de paz (como todo guerreiro, acredito).
    Foi desafiado por um homem habilidoso no bastão, Shioda Hamanosuke, para "demonstrar o seu conhecimento", ao que venceu com relativa facilidade. Shioda, ao reconhecer a superioridade de Musashi sensei, solicitou para ser seu discípulo.
    Por outro lado, Musashi sensei, não se sabe  o porque (apesar de que eu faço ideia), achou interessante incorporar as técnicas do bastão no já renomado estilo, o Niten Ichi Ryu.
    Desde então, os verdadeiros seguidores tem praticado com o bastão até os dias de hoje.
    Espero que com isto, alunos e não alunos compreendam que este é o destino para quem busca chegar ao topo da montanha: que haverá desafios e melhorias a serem feitas até o último dia de sua vida.




    Sensei e coordenador Wenzel Böhm sob os olhares do mestre Gosho Motoharu: Boaibo Seiho Nanahon




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br