Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Aniversário do NitenRio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 18-nov-2002

COMEMORAMOS OS 2 ANOS DA UNIDADE COM UM TORNEIO DE CONFRATERNIZAÇÃO E FESTA

Há dois anos Sensei Sensei Jorge Kishikawa e mais 3 de seus alunos iniciavam um treino de Kenjutsu no RIo de Janeiro. Foi uma manhã de sábado, chuvosa, entre pingos e vento frio do oceano. Eram as únicas pessoas em quase toda extensão da praia, faziam o primeiro treino do Instituto Niten no Rio de Janeiro, lutando com Bogu na areia.

Após dois anos o Niten conta agora com duas unidades no Rio e mais de sessenta alunos, e neste 9 de novembro realizou o segundo torneio Carioca de Kenjutsu-Jojutsu e Iaijutsu para comemorar a data do aniversário.

O torneio e a festa ocorreram na Unidade Botafogo do Niten, com apresentações das três modalidades, luta demonstrativa dos monitores da Unidade: Wenzel Bohm e Célio Barcellos e as competições divididas em 6 categorias, quatro das quais de Kenjutsu.

No Kenjutsu infantil um surpreendente equilíbrio entre atletas de 9 e 14 anos. Além do infantil no Kenjutsu também as categorias: masculino sem Graduação, feminino, com forte Kiai, e masculino para graduados com 7º kyu e acima.

O torneio de Iaijutsu foi disputado com 3 sequencias do Suiyo Ryu , estilo imortalizado pelos quadrinhos do Lobo Solitário, e a categoria JOJUTSU foi disputada entre duplas que realizaram sequencias do Shindo Muso Ryu.

A festa contou ainda com a presença de familiares, amigos e interessados nas artes samurais e no Instituto NIten, que utiliza o Método KIR, criado pelo Sensei Jorge Kishikawa, focado principalmente no desenvolvimento das qualidades humanas do indivíduo. Após o torneio todos confraternizaram juntos e brindaram a mais um ano de treino, eventos e aprendizado.

"No Instituto NIten treinamos a utilizar a espada do espírito para tomar decisões. Através do treino e da orientação dos mais antigos e do Sensei Jorge Kishikawa procuramos que estas decisões sejam as da espada que traz a vida (Katsu-jin-ken), ao contrário da espada que tira a vida (satsu-jin-ken). O torneio é sempre um momento importante de testar a capacidade de tomar decisões rápidas numa situação de limite, sem de fato ser real. Mas a adrenalina do momento simulam este estado de "vida ou morte", e é importante treinar esta situação para estar melhor preparado para as situações da vida. Todos ganhamos, e os alunos se divertiram muito!" conta o Monitor Wenzel Bohm, coordenador da Undiade Rio de Janeiro nestes dois anos.

Kenjutsu Sem Graduação:
1º lugar: Marcus Vinícius Menezes (15)

Jojutsu (Duplas):
1º lugar: Marcus Viicius Renault (16)/ Márcio Felisardo (24)

Iaijutsu:
1º lugar: Ricardo Silva (12)

Kenjutsu Infantil
1º lugar: Pedro Musacchio (13)

Kentutsu Feminino
1º lugar: Cristina Satchiko Hodge (29)

Kenjutsu Graduado
1º lugar: Marcus Vinícius Renault (16)



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br