TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2015    Retornar para todas postagens

14º TBEK

por Niten - blog - 14-out-2015




Fotos e Resultados na Página do Evento


GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - Niten - 09-out-2015



(...)


Continua (post completo)

PIONERO DE BAHIA BLANCA

por Joel - AR/Buenos Aires - 28-set-2015

Alumno Leandro de Bahia Blanca, viaja de tren 16hs para venir a entrenar
al Kenjutsu en Buenos Aires, provando que no hay distancia
cuando se quiere realizar sus sueños y encontrar su felicidad.





(...)


Continua (post completo)

Hapyokai: Festejamos juntos la Primavera

por Saieva-Bsas - AR/Buenos Aires - 21-set-2015

Este sábado 19 de Septiembre, adelantando el festejo del día de la primavera, invitamos a nuestros familiares y amigos a compartir con nosotros un entrenamiento muy especial. Esta fiesta, llamada Hapyokai, es una ocasión para que ellos puedan experimentar y compartir la energía y emoción que encontramos en cada clase y comprendan un poco más de nuestra pasión por el arte de la espada.

Además, es la excusa para pasarlo muy bien y disfrutar con su compañia un año más! Que se repita pronto y gracias a todos por asistir!



Virtudes nossos Estandartes

por Carbonete - RJ/Jacarepaguá - 19-set-2015

Palavras do Sempai Meriguetti, Coord. de Jacarepaguá sobre o treino do dia 16-Set-2015.

"As virtudes foram colocadas nas pilastras do Dojo. Ter os estandartes no Dojo não é meramente simbólico. Certamente não é decorativo. A energia muda. É uma lembrança contínua do que está se ensinando. É um aviso contundente do que nunca poderá ser esquecido."

Coragem

Relatos - Gashuku no Templo - Kenjutsu

por Niten - blog - 17-set-2015

"Treinar e lutar contra colegas de todo o Brasil e até com os colegas do Chile e Argentina demonstra o que é realmente lutar sem expectativas, tive muita dificuldade as vezes de entender o que eles falavam, mas depois que colocávamos o bogu(armadura), tudo mudava, a língua falada não importava mais, o sentimento de dar seu melhor durante os keikos era mútuo, e pude aprender muito durante os keikos(treinos) que tive com todas as companheiras de espada."
Natalya (Unidade Belo Horizonte)





"Houve horas que pensei que meu braço queria desistir, começou a ficar pesado, preguiçoso... alguns golpes que foram saindo errado e pegam no braço e cotovelo não ajudaram, mas vir de tão longe para ficar parado não era uma opção, então deixei para sentir a dor e cansaço depois... e que acabou vindo com juros nos dias seguintes... mas valeu a pena.
Tive a oportunidade de lutar com vários senpais bem graduados, tentei ao máximo "dar trabalho" e acertar golpes e consegui boas dicas e lições..."

Adriano (Unidade Curitiba)




"O gashuku deste final de semana mudou meus parâmetros sobre exaustão. Eu nunca tinha passado por um treino tão intenso e prolongado usando bogu. Ainda estou refletindo as experiências do gashuku e absorvendo as mudanças, mas posso garantir que a convivência nesse final de semana me preparou melhor para os próximos eventos e os treinos em Juiz de Fora."
Calzolari (Unidade Juiz de Fora)

Futebol do Hayabusa

por Niten - Hayabusa - 17-set-2015



No dia 12/09 o Hayabusa se reuniu para "bater uma bolinha" e confraternizar entre o grupo. Após o treino da manhã de sábado, o dojo deu lugar a quadra, que viveu momentos divertidos e muito alegres.
 
Entre times mistos, tanto de Hayabusa e ADM quanto de meninos e meninas, a bola rolava e interagia com todos! Mesmo que nós, os "pernas de pau" do Niten, maltratávamos a coitada ainda saíram boas jogadas que faziam a alegria da torcida (sim, teve até torcida!!!).
 
Assim, os gritos continuavam por lá, só trocados de "Men-men-men!" por "Toca! Chuta! Gooooolll!!!". 
 
Entre esses amistosos, o grande clássico ADM vs Hayabusa terminou empatado: 9 x 4 para a ADM no primeiro jogo, 7 x 3 para o Hayabusa no segundo.
 
Banzai Hayabusa! Banzai Niten!!!


 

Tags: Hayabusa,
comentários   1 de 1

Takeshi - MiamiGambate mina-san. Eu e o Kevin com certeza estaríamos ai se fosse possível.
Sayounará (Continua)

Relatos - Gashuku no Templo - Kendo x Kenjutsu

por Café com Sensei - Niten - 08-set-2015


"No vídeo do kenjutsu versus kendo, vi como a variedade de kamaes, de armas e katas do kenjutsu fazem uma grande diferença no combate, e que permitem que o combate se aproxime o máximo possível do combate real. Foi triste ver o Caminho do guerreiro ser reduzido a uma busca por títulos e medalhas, como demonstrado pelo professor de kendo no vídeo." - Vasconcelos (Unidade Juiz de Fora)


"O audio visual Kenjutsu x Kendo foi algo bem interessante de se ver. Infelizmente, os professores de Kendo não tiveram compaixão com seus alunos, pois eles vieram com a promessa de técnicas novas para confrontar e voltaram se sentindo enganados, além do mais, vários golpes foram anulados e não contados naqueles Shiais. Com toda certeza o resultado seria diferente se fosse hoje, naquela época, até mesmo o 4° dan de Kendo que lutou, a comparação de técnicas e Kiai, pelo o que pude perceber e conversar com outros Senpais, era de um 3° Kyu." - Erick (Unidade Santos)

"O vídeo do kenjutsu x kendo trouxe a prova definitiva da eficiência das técnicas que estudamos no Niten. Ficou claro que numa situação real de combate, onde o guerreiro fique livre das restrições que um esporte impõem, a versatilidade dos golpes e posturas que treinamos é infinitamente superior, ou seja, não treinamos um esporte que objetiva simplesmente marcar pontos.Treinamos técnicas de combate para permanecermos vivos a cada golpe." - Rocha (Unidade Ponta Grossa)

"Percebi ,claramente, que os praticantes de kendo ficaram muito confusos e tensos, ao se depararem com posições e golpes que eles não conheciam, e na minha opinião, teria sido uma experiência completamente edificadora para eles, pelo fato de verem e sentirem, o que talvez mais se assemelhasse com os combates dos samurais, mas acho que o sensei deles, estava mais preocupado no resultado individual de cada combate do que como o todo, além do que, acredito que estava se portando com uma certa arrogância e quis mostrar que as técnicas das duas espadas não valiam além de claramente perceber o despreparo para arbitrar corretamente os combates.- " Moron (Unidade Ana Rosa)

"Sobre o vídeo Kenjutsu vs Kendo tentei ser imparcial, minha mãe sempre me ensinou a ouvir os 2 lados, mas fico do lado do Niten por causa da postura competitiva inadequada para uma data festiva que a comitiva japonesa apresentou e sinto até pena dos alunos japoneses que viajaram, sem ter muito dinheiro, para o outro lado do mundo para passar por aquilo. No fim a visita acabou sendo desagradável.
 Sobre os combates, tive a impressão que para que os juízes dessem algum ponto para o Niten os nossos Senpai acabavam a luta lutando de um jeito parecido com o do Kendo porque não havia outra forma de ganhar um ponto, se os árbitros não estivessem atrapalhando a luta, teríamos feito muito mais ippons e terminaríamos com uma vitória esmagadora. No momento em que o arbitro parou a luta para corrigir o taiatari ou o tsubazeriai tive a impressão que foi porque por um momento a shinai do kendoka entrou em contato com o pescoço do Senpai sem que ele cortasse o contato com nenhuma de suas shinais. Isso é uma tentativa minha de tentar entender o que passava pela cabeça daquele arbitro. "
 - Kiryu (Unidade Campinas)

"Tive oportunidade de participar em Brasília dos combates na ocasião, quando percebi uma energia diferente, não parecia uma situação "natural" de se receber visitantes, bem como testemunhei alguns fatos inusitados. Confesso que, tanto à época como hoje, ao relembrar, fico realmente feliz por estar no Niten e, a despeito do respeito que se deve cultivar por outras escolas e orientações, é difícil não adotar, como brasileiro, uma postura um tanto crítica (mesmo que internamente) a determinadas atitudes que presenciei e ter questionamentos severos sobre princípios que estariam norteando outras escolas. " - Kuhn (Unidade Brasilia)


"E finalmente sobre o vídeo Kendo x Kenjutsu, eu já havia escutado uma vez o Senpai Kenzo falar sobre esse dia, e vendo o vídeo eu ia ficando incomodada com a atitude dos japoneses, eles faltavam com respeito e bom senso, mas os Senpais continuaram dando seu melhor e o Sensei Jorge Kishikawa também não interferia, e eu me perguntava :
-Porque?!
Não precisei questionar muito, ao fim do audiovisual, vi como é importante valorizar a arte e não a vitória, e infelizmente o que o Sensei dos universitários valorizava era somente a vitória daquele dia, sem se importar com seus alunos ou com a arte marcial.¨- Natalya (Unidade Belo Horizonte)
"Começamos a assistir aos shiais e passamos por momentos pouco frustrantes e um pouco cômicos em relação a arbitragem que com certeza não estava apropriada para poder apitar a uma luta de kenjutsu, mas mesmo assim Sensei nos mostra que estamos no caminho certo: recuperar as técnicas antigas para poder vencer e assim caminhar a passos largos para frente. "
- Simas (Unidade Brasilia)


"Quanto aos duelos, foi com orgulho ver nossos senpais lutando ferozmente e com respeito contra seus adversários, mantendo os princípios do Niten mesmo quando a arbitragem parecia não fazer seu trabalho. Fica um exemplo de humildade a todo os samurais do Niten." - Almeida (Unidade Sao Jose dos Campos)

"Foi interessante ver os contra pontos dos dois lados e ver como era um shiai de alguns anos atrás; apesar do Niten ter acertado a maior parte dos Ippon, a visão do Kendo desconsiderou muitos deles. Na ansiedade de acertar o adversário, não era feita a técnica correta, assim como acontece em momentos conosco. Por isso eu reafirmei minha vontade de aprender o Bushido vindo de suas origens, e não o esporte kendo."- Tiemi (Unidade Curitiba)




Kusarigama - Outro ponto de vista

por Toshi - blog - 03-set-2015



Kata de Kusarigama sob ângulo diferente! Já viram? Não?!

Confira no site www.kenjutsu.org.br/videos !
O video foi gravado pelo Senpai Otávio no Dojo de Brasilia com os Senpais Erik e Furtado.
 
Contribuam com o nosso site encaminhando fotos e videos espetaculares.
Todo o conteúdo é elaborado pelos alunos do Instituto Niten, contamos com a sua colaboração!

comentários   1 de 1

Ferreira - BrasíliaExcelente vídeo!! Omedetou pela ideia de gravar um vídeo bom assim. Omedetou também ao Erik e Furtado pelo Kata, muito bem executado!!

Ferreira - Brasília-DF (Continua)

Relatos - Gashuku no Templo - Cartas Vermelhas

por Brenda-Adm - Niten - 02-set-2015

"Como pai, é impensável ter que enviar seus filhos para o abate, em atendimento a uma decisão superior de alguém que não irá se sacrificar. Isto é, o seu melhor legado é basicamente um insumo para a guerra. E nessa situação, detalhe, pode ser que você nem concorde com essa guerra, ou não se sinta representado na figura do governante.
Como cidadão, essa é uma reflexão sempre presente, como decisões impessoais de governos afetam as pessoas na ponta de forma direta, drástica.
No caso do vídeo, em uma época de extremos ideológicos, de ambições expansionistas conduzidas por diferentes motivos pelas principais potências mundiais, o grande resultado foi um novo equilíbrio de forças, o preço foi a ocorrência de desgraças dessa magnitude. Destroem-se nações e, principalmente, indivíduos, suas vidas, suas famílias, irreversivelmente. O país, enquanto força produtiva, pode vir a se recuperar no futuro, as famílias não.
Mas às vezes penso que isso é inevitável, infelizmente, por horrível que seja, não por que alguém deseje, mas por um conjunto de fatores e interesses que levam ao cataclisma. Dentro do pensamento, talvez, de se evitar um mal maior, como ser totalmente subjugado e destruído.
Quando o problema é no seu quintal é diferente. Fora dessa situação, não dá para se avaliar bem, creio." 
- Kuhn (Unidade Brasilia)



(...)


Continua (post completo)

NITEN VIRTUDES no Pimentas

por Niten - Virtudes-Guarulhos - 27-ago-2015



Fotos da Inauguarção do Projeto Virtudes no Ceu_pimentas em Guarulhos, Abril 2014

























Tags: Social, Virtudes,

Niten no Círculo Militar

por Niten - SP/São Paulo - 17-ago-2015



No dia 08 de agosto, nossos colegas Delfino, Matias, Sano, Magalhães e Akio estiveram presentes no Clube do Círculo Militar de São Paulo para um workshop de Kenjutsu.

A convite do General Akira Obara, grande incentivador e divulgador do Instituto Niten e da Diretoria de Esportes do Clube do Círculo Militar de São Paulo, pais e filhos juntaram-se a nós para experimentar o Caminho da Espada para os pequenos Samurais. Este workshop fez parte da Homenagem aos Pais das crianças do Centro Recreativo Infantil do CMSP.

Foi uma manhã intensa e divertida com um grupo de 80 crianças e pais que puderam experimentar a prática das espadas Samurais. Podíamos sentir o Kiai das crianças, tímido no início ir aumentando conforme se envolviam nas atividades. Ao final sorrisos e um "combate inesperado", com pequenos não queriam nos devolver as espadas!

Se despertamos a curiosidade dos presentes em saber mais sobre a nossa tradição e a proposta do Instituto Niten? Certamente que sim. Como comentou a professora e responsável do evento Maiara, ficou estampada na face.

Domo arigatou gozaimashita a todos!!

Ana Tomita










Iaijutsu em detalhe

por Toshi - blog - 10-ago-2015



Vencer o inimigo com golpes certeiros e precisos.

Vocês já viram um kata de Iaijutsu em câmera lenta?
O coordenador Todesco gravou o coordenador Cavalcante em ação, está imperdível!
Confiram este novo video no site www.kenjutsu.org.br/videos/ !
 
Contribuam com o site encaminhando fotos e videos espetaculares.
Todo o conteúdo é elaborado por alunos do Instituto Niten, contamos com a sua colaboração!

comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Ohayou Gozaimassu Toshi Sama, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Estimada Toshi Muito Obrigado por divulgar este belo vídeo, para todos nós.
O vídeo é muito impressivo.
Obviamente, que os Agradecimentos são merecidamente estendidos aos Car (Continua)

Shugyo do aluno Selau de Caxias do Sul

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 07-ago-2015

Saudações Mina San!

Semana passada o aluno de Caxias do Sul esteve em shugyo em São Paulo.

Seguem palavras do Selau:


[...]

A verdade é que todo dia é uma guerra. E aqueles samurais que convivem diariamente com o Sensei sabem disso. Eu demorei praticamente uma semana convivendo com eles para compreender esse conceito que venho ouvindo desde que comecei a treinar. Naquela noite só conseguia pensar na guerra que seria o dia seguinte.

Sábado acordei mais cedo, tive pela primeira vez na semana, vontade de tirar a barba, pois queria estar impecável para a guerra.

Arigatou Gozaimashita Sensei e Senpais, por terem me recebido e ensinado neste período. Espero ve-los em breve.

E influenciar os outros a minha volta de forma positiva da mesma forma que aconteceu comigo.

Sayonara
Selau

[...]




Selau e Sensei. Impecável para a guerra.


O shugyosha sempre volta com uma energia renovada a qual contagia os colegas ao seu redor e principalmente com a percepção mais aguçada para os detalhes do Caminho.

O negócio é arrumar as malas e ir "beber  direto da fonte"!


Mendes
Niten Caxias do Sul



comentários   2 de 2

Vera Lucia Teles Paz Piccoli - Caxias do SulPassamos pelo treinamento onde o insight e o timing são momentos únicos de cada um. OMEDETOU (Continua)

Mára Núbia da Silva - Guaíba /Porto Alegre - RSKonnichiwá , yoroshiku onegai shimasu Senpai Selau. Shitsurei shimasu.
As palavras do Senpai inspiram e motivam incentivando a olhar pra frente no Caminho e desejar ir à fonte.
Arigatou gozaimashitá Senpai por dividir conosco as impressões deste aprendi (Continua)

GLOBO - Jô Soares

por Mídia - Niten - 07-ago-2015

Três participações no programa do apresentador Jô Soares

2001,2004 e 2006 - Programa do Jô, Globo



Três vezes convidado por Jô Soares para seu programa de entrevistas, num intervalo de 5 anos, o sensei Jorge Kishikawa falou sobre a sua trajetória no Caminho, Miyamoto Musashi, o Shin Hagakure, a filosofia samurai no cotidiano moderno, além de demonstrar técnicas de combate. Neste vídeo, que seleciona momentos marcantes das três entrevistas, há também uma demonstração de luta com o Tessen, leque utilizado pelos samurais em combate.

comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa Samurai-sama, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Tanto a idéia da postagem desses vídeos, quanto a edição e fusão deles, são de um mérito muito superior.
Eu gostei muito desta postagem.
Todas as vezes que vi estes vídeos, fiquei (Continua)

Há 70 Anos, 240 mil vidas

por Café com o Sensei - 06-ago-2015

Há exatamente 70 anos, um fato inédito iria mudar o rumo da história: a bomba atômica "Little Boy" foi lançada de um B-29, sobre Hiroshima. Após 3 dias, a "Fat Man", em Nagasaki. Juntas conseguiram fazer mais de 240mil vítimas instantaneamente, causando a rendição japonesa na 2ªGuerra Mundial.
Este tipo de energia, que tanto pode ser usada para o bem como para o mal, pode ter um efeito devastador. Há 3 anos, o tsunami que devastou a usina nuclear de Fukushima nos mostrou que esta é uma força que o homem não pode controlar.
E agora, o Japão acaba de aprovar um polêmico rearmamento, acabando com 70 anos de paz desarmada. Fica a pergunta: guerrear ou não guerrear?
Neste dia fatídico, não defenderei o uso ou não da bomba, a construção ou não de usinas.
Apenas trago imagens que captei quando estive lá, para que seja parte de um material para reflexão a respeito de um tema que aflige a Humanidade desde tempos remotos: a Guerra.
A outra parte deste material estará no próximo treinamento intensivo (Gashuku), em que com certeza, seus sentimentos não sairão intactos.
O estudo desse material ajudará na reflexão, sem influência de grupos armamentistas ou não, se você é contra ou a favor da guerra.
Por ora, oremos, de coração, para que as 240.000 almas descansem em paz...




Irmão maior carrega o menor (morto)




Testes nucleares feitos em diversos países 



Cavalo com sequelas da bomba




Garrafas deformadas pela radiação





Idem




Telha deformada pela Radiação



Triciclo do menino de 5 anos, morto quando brincava - Capacete do pai




Em frente à uma das bombas que caíram em Tokyo






Atividade para reflexão que estará no próximo Gashuku...

Campo Grande News

por Niten - MS/Campo Grande - 04-ago-2015

Matéria com o Instituto Niten Publicada no Lado B do Campo Grande News:



Aula que ensina a manusear espadas de samurai pode consumir mais de mil calorias


(Foto: Vanessa Tamires)

Acho que não tem uma criança, que goste de animes e de cultura japonesa em geral, que já não tenha brincado de espadas de samurai. Para quem quer levar à sério a brincadeira, as técnicas milenares do “Bushido” (caminho do guerreiro), o código de honra samurai, são ensinadas em Campo Grande.

A arte marcial, não competitiva, trata de deixar viva essa tradição, tanto para descendentes japoneses, como para quem simplesmente tem vontade de aprender. As modalidades são Iaijutsu, que ensina a sacar a espada antes que o oponente reaja, e o Kenjutsu, a técnica clássica de manusear a espada.

Para os pais mais cuidadosos, não há risco durante as aulas. Na Kenjutsu é usada a shinai, que é feita de bambu. Já o Iaijutsu é treinada com uma espada em madeira maciça.

As aulas misturam concentração, tradição com exercícios enérgicos, sempre acompanhados de kiais, os gritos que representam a exteriorização da energia corporal.


Gilson Ishikawa é o responsável pela aula. (Foto: Vanessa Tamires)

(...)


Continua (post completo)

comentários   2 de 2

Lucas Shindi Sakaguti - CuritibaOmedeto gozaimasu! Ficou muito boa a matéria, especialmente o depoimento dos alunos!
Ganbatê Campo Grande! (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaOmedetou pela materia!

Bom ver todas as unidades crescendo e sendo reconhecidas pela sociedade! (Continua)

Niten no Programa ´Encontro´ 31-Jul

por Niten - Niten - 01-ago-2015

Encontro com Fátima Bernardes

Café com o Sensei120 anos no EncontroHoje, mostrarei o programa da Fátima Bernardes, que foi ao ar anteontem, a fim de celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil - Japão.Apenas uma observação que devo fazer antes de vê-lo: O Kenjutsu é a origem do Kendo.Você entenderá o porquê:Link: http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/episodio/2015/07/31/os-gonzagas-carolina-kasting-e-felipe-titto-participam-do-encontro.html#video-4360184

Posted by Instituto Niten Kenjutsu Kendo on Segunda, 3 de agosto de 2015

Trecho do Programa "Encontro com Fátima Bernardes" veiculado em 31 de Julho de 2015, video do site Globo.com

"Hoje, mostrarei o programa da Fátima Bernardes, que foi ao ar anteontem, a fim de celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil - Japão. Apenas uma observação que devo fazer antes de vê-lo: O Kenjutsu é a origem do Kendo. Você entenderá o porquê"

Tags: Imprensa, Televisao,

Aproveitar as férias intensamente!

por Niten - Hayabusa - 27-jul-2015

Konnichiwa mina-san!

No dia 21/07, o Hayabusa e o Kir Jovem foram jogar boliche no shopping Vila Olimpia e que tarde animada! Muitos demonstraram suas habilidades no boliche com bons strikes e spares, além do omoyari com os colegas que não tinham muita experiência com boliche! Foi uma tarde muito divertida!

Arigatou a todos pela presença!


Gashuku Kaminoda Sensei - Instituto Niten

por Videos - America Latina - 25-jul-2015



"Recordar los buenos momentos es siempre un placer.
Sobre todo , si se les puede sentirse cada segundo. Es lo que se sentirá.
Nunca imaginé hasta que vea este video, que nuestro arte , que nació de la guerra, era tan hermosa."
Sensei Jorge Kishikawa



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br