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Em combate de kenjutsu, muitas vezes nos deparamos com situações imprevisíveis e uma delas é quando o oponente vem nos almejar no antebraço que segura o cabo da espada.
Nestes momentos, você tem a alternativa, além de claro, defender-se do golpe, soltar a mão para que a espada inimiga não o atinja. A isto, Musashi sensei denominou "tsuka wo hanasu to iu koto". Traduzindo: soltar o cabo da espada.
Está eternizado no kata Amashi Uti do estilo Niten Ichi Ryu em que um dos combatentes ataca e é surpreendido pelo outro, que simplesmente solta o cabo da espada e a seguir golpeia-o no contra-ataque. O treinamento correto deste kata proporciona ao praticante a vantagem de ser ousado, frio e desapegado a espada, e destarte, levá-lo a vitória no combate ### ( 13jun2007 - Kuden )
Vamos experimentar?
Estava lendo um certo trecho no Bushido em que haviam as seguintes palavras;
"Um samurai que está a serviço de algum senhor terá certamente muitos companheiros, mas é importante que se aproxime e crie amizades apenas com aqueles que são valentes, sensatos, influentes e que cumprem com seus deveres. Mas como homens deste tipo são poucos, pode ser que encontre apenas um entre vários em que possa confiar totalmente em tempos de necessidade".
Para fechar a importância da prática da espada entre as mulheres, coloco as palavras do Shin Hagakure, pág 84:
"A Mulher se beneficia mais com o Bushido e com a Espada, por treinar o controle da razão sobre a emoção.
Uma reportagem na TV mostrou que as mulheres tinham uma prevalência da emoção sobre a razão. Ou seja, que as mulheres agem mais com a voz do coração do que a da razão. No Caminho da Espada, elas treinam o controle da razão sobre a emoção. Dependendo das circunstâncias, como numa guerra, deve-se agir com a razão".
No combate de kenjutsu, tenho mostrado aos alunos que alguns dos golpes têm de ser desvencilhados com suavidade.
Um deles é o sukui.
Sukui vem do verbo sukuu, que quer dizer apanhar, tirar. Outra conotação seria o de agarrar ou prender, utilizado em frases como "passar uma rasteira", mas que nada tem a ver com o Café de hoje.
Aplica-se o golpe suavemente quando o adversário vem no ataque , e como num gesto de beber a água com as mãos , cortamos o antebraço do oponente em kiriage*.
Este golpe, por ser sauve e sem nenhuma intenção ofensiva, atinge o adversário no seu centro vital, aniquilando-o por inteiro.
Experimente.
Hoje me dei conta em virar para março um calendário que mantenho na minha sala.
Contém os quadros de um pintor pelo qual nutro uma grande admiração, o austríaco, Gustav Klimt.
Também como os samurais, Klimt sabia da efemeridade da vida, tema do mês de março deste calendário que apresento a você hoje.
O título se chama The Three Ages of Woman e nos mostra claramente que o tempo não perdoa.
Resolveram pintar a mesa.
A velha mesa. Foi nela que tudo começou.
Comprada numa loja de usados, foi amor a primeira vista. Por sorte, também era a mais barata.
Pequenina, e medindo os seus poucos 82 cm por 40cm, tem uma pequena gaveta que mal cabe um jornal.
Que eu me lembre, devia ter custado uns 30 reais, na época.
Foi nela que realizávamos as primeiras reuniões, o atendimento aos interessados no telefone, a contabilidade do dia a dia ou escrevia os artigos do Niten. Em muitas ocasiões, foi utilizada por três pessoas simultaneamente. Em outras, para momentos solos de reflexão.
Cabia tudo: papéis, livros, e até notebook. Tudo junto. Nao me pergunte como, pois lembrando agora, não sei.
Nunca reclamou, nunca chorou, nunca aborreceu.
Companheira e testemunha de todas as guerras ao longo de nossa história, já estava na hora de trocar de roupa.
Arigato, minha velha mesa!
Hoje transcrevo palavras de um aluno do Equador, que está no Rio.
Me permito escribir este mail para agradecerle a usted sempai Wenzel por darme la oportunidad de entrenar el camino de la espada y aceptarme como uno mas de los dicipulos de la academia Niten.
Le agradesco tambien por hacer el esfuerzo de entender mi portuñol, q cada ves intento vaya mejorando para ser mas proximo al portugues aun le falta mucho, y tener la paciencia para explicarme las cosas hasta q las entienda.
Le escribo tambien para q usted extienda mis agradecimientos a Sensei por el autografo y darse el tiempo para tomarme una foto con el (la cual le adjunto en el siguiente mail)
Una vez muchas gracias a usted sempai Wenzel y a Sensei
Arigato Gozaimashita
Jorge Espinosa
Sayonara