Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-mar-2014

    Hidensho 44 - A patada do Leão

    "Estando eu em Shugyo (retiro espiritual), tive a oportunidade de aprender com o Sensei.
    Chegamos cedo (07:00h) ao dojo (local de treino) e já fomos colocando o bogu (protetores). Separei as minhas shinais (espada de bambu), peguei a tachi (espada maior) e fui de encontro ao Sensei.
    Depois de uma revisão de todos os Kamaes (guarda) de itto (uma espada), em que todos os golpes do Sensei pareciam passar pela minha espada como se ela não estivesse lá e quando eu entrava no maai (distância) do Sensei para atacar tomava um contragolpe certeiro, eu passei para Nitto (duas espadas) e o Sensei continuou de itto.
    Em um certo momento, o Sensei fez um movimento rápido que arremessou minha kodachi (espada menor) no chão de forma tão excepcional que a minha reação não foi outra senão ficar espantado. Ao virar para o Sensei, ele, sorrindo, se preparava pra dar o bote final aproveitando a minha guarda aberta por causa do espanto.
    Relembrando a luta não consigo deixar de pensar no Sensei como um leão.
    Sua patada foi tão certeira que derrubou a sua presa com um único golpe. O detalhe são as suas garras que, retráteis, só aparecem na hora do golpe, e não somente a força bruta.
    Assim, como o Sensei não usou somente força bruta, a técnica do Sensei foi certeira, levei alguns segundos para perceber que minha kodachi já não estava na minha mão, foi quando o Sensei aproveitou o momento para terminar a luta."
    - Ferreira (Unidade Brasília)


    Este relato é interessante por responder, de uma maneira um tanto metafórica do que o Hidensho (os segredos para ser imbatível) pode produzir.
    Não. Não se trata de nocautear 10 ou 20 vezes seguidas o oponente.
    Primeiro: ¨passar pela espada do oponente como se ela não estivesse lá¨.
    Segundo: ¨arremessar a espada de forma excepcional¨.
    Quando se chega a maestria nesta arte (9º dan de Kenjutsu combate), fenômenos estranhos e excepcionais ocorrem durante o combate: é a manifestação do Hidensho.


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br