Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-mar-2014

    Mil em Santos

    O meu aluno escreveu o que aconteceu lá em Santos neste final de semana:

    ¨Dizem os grandes mestres que, para começar a aprender algo, é necessário que façamos pelo menos 1000 vezes, assim começaremos a descobrir seus primeiros segredos.
    No último sábado (15/03/2014) o Sensei Jorge Kishikawa e os alunos do Instituto Cultural Niten realizaram um treino inédito em 20 anos de história do Instituto, na cidade de Santos/SP. O início deste feito, porém começou muito antes da chegada à cidade litorânea, localizada a 70 Km da capital.

    Ainda em São Paulo, no bairro Vila Mariana - zona sul da capital, o treino de Kenjutsu/Iaijutsu/KIR Jovem foi ministrado pelo Sensei como de costume. Um treino com muitos katas (sequências pré definidas de ataque/contra-ataque) e luta com shinai (espada de bambu) e bogu (armadura). Após os Momentos de Ouro (palestra sobre a cultura samurai e oriental) que ocorrem ao final dos treinos, cerca de 20 alunos, acompanhados pelo Sensei, dirigiram-se para a cidade de Santos para continuar os treinamentos.

    Mesmo após 2 horas de treino duro pela manhã, por volta das 15h os alunos já estavam pronto para mais uma carga de treinamento duro, intenso. E todos já sabiam que desta vez seria diferente, especial. A proposta do Sensei foi que seus alunos fizessem 1000 vezes o movimento da primeira lição de Myamoto Musashi (1584-1645): o Sassen, como foi batizado por seu idealizador. Este kata visa esquivar-se do golpe da espada do adversário, um corte vertical de cima para baixo, ao mesmo tempo que se contra-ataca com uma estocada em seu pescoço. Para realizar este exercício com perfeição é preciso bater os dois pés no chão, mantendo o corpo firme no momento do contra-ataque. Não a toa a unidade de Santos foi escolhida pelo Sensei, pois ela conta com uma das melhores quadras dentre todas as outras unidades espalhadas pelo Brasil, América Latina e Portugal, para se treinar a batida do pé.

    De 50 em 50 movimentos, o sempai (título dado aos alunos mais antigos do Instituto) que coordenava o treino incentivava todos os alunos com muita energia, para que ninguém desistisse, mesmo sob um forte calor, cansado e dores. Algumas pessoas que assistiam da arquibancada comentaram ao final do treino a impressionante determinação e superação de todos alí presentes. O Sensei passava por todos os alunos, corrigindo os movimentos e orientando a todos, sem esquecer de um aluno sequer. Um verdadeiro mestre, que cuida e se preocupa com a evolução de todos.

    Quando a contagem chegou a 900, Sensei deu o comando para seguir direto até o número 1000. Como em um passe de mágica, uma forte energia tomou conta do dojo (local onde se pratica artes marciais) e os alunos estavam novamente renovados, mantendo o espírito firme até a última batida de pé, a última estocada. Realmente algo impressionante.

    Um recorde que, possivelmente, nem mesmo no Japão foi realizado com tantas pessoas. Após mais 300 kihons (exercícios base) de outra sequência e da luta de confraternização, Sensei ainda presenteou seus alunos com palavras sábias e muitos ensinamentos, acompanhados de um merecido 'comes e bebes' organizado pelos anfitriões.
    Segundo o aluno Humberto da Unidade Santos:
    ¨O Sensei perguntou no treino se havíamos percebido algum detalhe que não tínhamos notado; minha impressão foi que sim. As correções sobre a posição das mãos, batida de pés (o qual ainda preciso de muito treino), e localização do "adversário" foram muito importantes para essa percepção.¨

    Os alunos que estiveram presente na unidade Santos com certeza começaram a descobrir os primeiros segredos da primeira lição, o Sassen, do maior samurai de todos os tempos.
    Segredos que não podem ser encontrados escritos em livros ou pergaminhos.
    E deixaram seu mestre orgulhoso de ter tantos alunos vencedores.¨-
    Cavalcante (Unidade Vila Mariana)

    Não se torna um¨Mozart da Espada¨(Mozart e Kenjutsu Café com Sensei de 07-Mar-2014) da noite para o dia.
    É necessário ter, além da genialidade e coragem: treinamento.
    Neste último caso, depois de exercitar por mil vezes o movimento, posso lhe dizer que os deuses fazem você merecer alguma grande descoberta que fará se sobrepujar sobre os seus adversários. É um pouco cansativo, mas o resultado é um vislumbre da técnica que imediatamente lhe traz o resultado almejado.
    É possível que apareça algum ¨Mozart¨ neste próximo duelo (Torneio Individual). Algum obstinado que, além de ser o vencedor em sua categoria, se sobressairá também na de seus colegas mais antigos.
    Deus me dê a sorte de conhecer pelo menos um neste dia... 






    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br