Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    26-mar-2014

    Portal do Faixa Preta

    Comparei no Café de ontem (Graduação - 25 - Mar- 2014  ), o ritual de passagem do ¨portal¨ ao da conquista da faixa preta no Kenjutsu.
    O ¨portal¨ vem de um passado distante, quando eu ainda tinha 10 anos e assistia a um seriado de David Carradine intitulado Kung Fu. Na abertura do filme, o aprendiz de um templo consegue ser um ¨faixa preta¨ e sair do portal do templo quando, após se submeter a exaustivos treinamentos e longo amadurecimento, consegue queimar seus braços para carregar um caldeirão de água fervendo. Só de assistir dava um arrepio.
    Somente ao carregar o caldeirão fervendo é que ele consegue marcar com o ferro quente o dragão em seus antebraços, conferindo lhe a originalidade de ser um guerreiro.
    O dragão é marcado, o portal se abre e agora ele está pronto para enfrentar o mundo afora.
    Aqui no Niten, obviamente que para se chegar a tal estágio (o de suportar a dor e se queimar com o caldeirão fervendo) ele deve passar por pelo menos as 10.000 horas de treinamento, os infinitos fracassos e os inúmeros puxões de orelha,  vulgos ¨sapinhos¨ para conseguir ser um faixa preta.
    Aqueles que não passam por este tipo de treinamento, nunca passam pelo ¨portal¨.
    Explico: desmaiam antes ao ver o caldeirão.





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br