Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    13-mai-2014

    Quem sobreviveria?

    "O Japão passou por um período de grande turbulência por volta de 1600 DC, fase da divisão do reino. A disputa pelo poder desencadeou inúmeras batalhas.
    Para sobreviver à elas era preciso disposição (ki), técnica (ken), condicionamento físico (tai), e uma pitada de sorte (un), como mencionado no livro do Sensei, o Shin Hagakure.
    Sekigahara Kassen Byōbu.
    Musashi Sensei participou nessa época da batalha de Sekigahara, uma das mais sangrentas da época. Mesmo pertencendo ao lado perdedor, Musashi Sensei sobreviveu.
    Voltando para o período presente, durante o meu Shugyo (treinamento espiritual com o Sensei), eu (31), Senpai Meloni (23) e Senpai Cavalcante(28), treinamos com o Sensei três horas e vinte minutos de Keiko constante (combate). Foram lutas intensas utilizando diversas armas. Eu nunca havia experimentado algo do gênero.
    Durante todo esse tempo o Sensei foi o único que não baixou a energia ou demonstrou sinais de cansaço. Sem dúvida nenhuma o Sensei sobreviveria às batalhas do Japão antigo.
    Gambate mina-san, vamos treinar à exaustão para quem sabe também sobreviver as batalhas do dia à dia, sem precisar da pitada de sorte, é claro.¨
    -Dangelo (Unidade Curitiba)

    Carregando player...
    Trecho do Filme - Samurai 1: Musashi Miyamoto (1955)
    Battle Of Sekigahara

    Dizem que dos 170.000 guerreiros que ali estiveram, 50.000 banharam, com o seu próprio sangue, as terras daquelas planícies.
    De tal maneira que, numa batalha de tamanha proporção, o combate teria durado ao menos 3 horas. Mas isto em qualquer lugar. Seja na Roma, Grécia ou na China antiga, se entrava para lutar, era quase certo o destino inevitável: morrer.
    Ao contrario dos dias de hoje em que as guerras e combates se resolvem em menos tempo, pois as armas e o poderio militar exterminam o seu inimigo sem um embate corpo a corpo, nos tempos antigos, o sobrevivente teria de ser realmente um ¨monstro¨...(leia o verbete Monstro, no Shin Hagakure)
    3 horas e 20 minutos. Ou melhor, 200 minutos.
    Dentro de uma armadura e a luta sem parar. Um atrás do outro me atacando desde as 07 da manha ate as 10:20h.
    Longe de me considerar um ¨monstro¨, dou a causa de eu ter suportado este tempo ao fato de no Kenjutsu treinarmos com várias armas e várias posições em um ritmo de muita adrenalina.
    Agora, me responda: posso ser um candidato? 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br