Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    28-mai-2014

    Gashuku 3 - Solidez

    "No começo do ano, o Sensei me deu a instrução: "seja mais firme, Shindi!". Com esse caminho indicado, comecei a correr. Pensando sobre ser firme, comecei a procurar pelo significado de "solidez", e treinei bastante para entender com o corpo e o espírito este conceito.












    "Solidez"


    E então Sensei fez o convite a todos. Fomos convocados a reforçar o nosso "feijão com arroz" dos katas











    Todos convocados


    Reforçar. Dar mais consistência. Mais solidez. Embora essa associação simples de palavras seja apenas uma coisa fabricada na minha cabeça, não pude evitar de pensar que talvez essa fosse uma boa oportunidade para buscar algumas respostas.





    Em busca das respostas

    Chegando ao Templo, começamos o treinamento. Itadakimasu. Junto aos companheiros das demais unidades, reaprendemos o básico do kenjutsu, iaijutsu e jojutsu, nas respectivas graduações.











    No Templo



    Hmmm... talvez básico não seja o termo correto. Como alguns já disseram, recebemos também "caviar". Embora eu prefira o ótimo Karê que foi servido lá, receber caviar foi uma surpresa grata.





    "Caviar"



    "Ótimo Kare"



    O restante do treinamento foi complementado na APM. Para aqueles que tem fome e sede de ensinamentos, frio e chuva não são empecilhos.








    "frio e chuva nao são empecilhos"


    Mas foi na manhã do domingo que recebi a grande recompensa. Pude conhecer através do Sensei a trajetória de alguém firme e ousado, com um "profundo coração". Não cabe citar aqui o que foi dito da vida deste homem, mas sua conduta me ofereceu uma luz no horizonte, um modelo a seguir.



    Momentos de Diamante


    Gotisou sama deshita.*








    Gotisou sama deshita!



    Sensei, domo arigato gozaimashita pelos ensinamentos e tempo dedicado. Levo suas palavras pra casa para pensar um pouco mais
    Senpais e colegas, domo arigato gozaimashita pelo convívio. Estou ansioso por uma próxima oportunidade de reencontrarmos.¨ - Sakaguchi (Unidade Curitiba)


    A Próxima oportunidade

    *Gotisou sama deshita (fiquei muito satisfeito com a refeição) 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br