Retornar para últimas postagens
Há 20 anos, quando estive no Japão, um parente meu me perguntou o porquê de eu comprar tantos livros
Disse a ele que o meu objetivo era ser imbatível e que por isto, precisava saber de tudo.
Hoje, de olhos no passado, e com maior discernimento no Caminho, me arrependo de ter carregado tanta bagagem inútil. Afinal de contas, livros são pesados e treinos dispendem tempo.
Em resumo, gastei meu tempo e dinheiro nos livros de videos de katas ineficazes, técnicas não consistentes e conversas de pseudo-mestres.
Devorar livros inúteis e praticar katas ineficazes é insistir em ser tolo e jamais chegar a ser imbatível.
Estrategista não escolhe arma
"Gashukus sempre são únicos, diferentes, sempre ocorre algo inesperado. As certezas que podemos ter no que antecede o evento são de muito aprendizado, correções, convivência e felicidade.
Nesse último gashuku de Brasília o Sensei enfatizou para todos sobre ser um Estrategista. Analisar os katas, sejam de kendo, iai, jo, ou quaisquer outros, com uma visão crítica, tentando enxergar o que não é visto por pessoas comuns, evitando assim ilusões, técnicas falsas e se aprofundando no verdadeiro Caminho.
Mas, como um grande mestre, o Sensei fez questão de demonstrar essa aplicação. Foram correções e detalhes em todas as modalidades, além da oportunidade de todos os presentes lutarem com o Sensei.
Pessoalmente, as lutas foram o que mais me marcaram, afinal, tive o privilégio de lutar duas vezes com o Sensei, sendo a segunda contra a kusarigama.
Eram golpes de longe, em um maai completamente novo para mim, que por vezes eu nem enxergava de onde vinham, fora o constante risco de ter sua espada arrancada. De perto, o Sensei tranquilamente defendia meus golpes e me atingia com ambas as “foices”, inclusive prendendo-as em minha armadura e me derrubando. Resumindo: era inabalável.
Agora, percebo que ser um verdadeiro Estrategista consiste não só em analisar e utilizar técnicas, mas é também buscar constantemente ampliar suas possibilidades de estilos, armas e conhecimentos, para enfrentar todas as batalhas de forma inabalável.
É isso o que fazemos no Niten.
Domo arigatô gozaimashitá Sensei pela luta e por todos os ensinamentos!
Shitssurei shimassu." Erik Lopes - DF
Estrategista sabe onde é o ponto
Estrategista reconhece um kata ineficaz
Estratégia se começa cedo
Estratégia é o que todos buscam!