Emoção no evento Confraternização Yamato do Instituto Cultural Niten
Legenda da foto: Participantes e o Mestre Kishikawa no centro
O Instituto Cultural Niten Promoveu nos dias 5 e 6 de Agosto a Confraternização Yamato na sua 3ª Edição em Memória aos 72 anos da rendição do Japão na 2ª Guerra Mundial, no Templo Nikkyioji e no Cooper Cotia.
O Mestre Jorge Kishikawa é Menkyo Kayden (Graduação máxima do estilo de Miyamoto Musashi - Niten Ichi Ryu) e, com o objetivo de transmitir os fundamentos e a tradição dos samurais, fundou o Instituto Cultural Niten, atualmente com 800 alunos espalhados pela Argentina, Chile, México, Uruguay, Portugal, Colômbia e Estados Unidos em 50 Dojos afiliados que praticam Kenjutsu, iaijutsu e Jojutsu.
O evento contou com a participação de 120 alunos e o tema deste ano foi a rivalidade entre as facções vencedoras (Katigumi) e perdedoras (Makegumi) e suas consequências no Brasil.
Logo após o Mestre Kishikawa teceu comentários sobre suas experincias ao longo da vida relacionadas a 2ª Guerra mundial.
O Sentimento nacionalista do Japão elevado ao extremo de seus desdobramentos, arrancaram lágrimas de muitos alunos.
Suzuki Flávio de Ribeirão Preto comentou: "os nossos ancestrais passaram por uma série de dificuldades, para propiciar-nos o conforto deram muito suor e sangue. Nós nunca devemos esquecer", acrescentou: "O Instituto é um local onde podemos resgatar o espírito Nipônico Yamato"
Após o audiovisual evento deu continuidade no Cooper Cotia com o apoio do General Akira Obara, onde foram realizados treinamentos do Shindo Muso Ryu Jojutsu, Isshinryu Kusarigamajutsu, Ikakuryu Jittejutsu, Sekiguchiryu Iaijutsu e outros, supervisionados pelo Mestre Kishikawa durante pelo menos 10 horas.
Nota da Administração: A Bandeira foi encontrada nas Filipinas e entregue ao Sensei por um dos alunos Americanos - Bandeira da rendição do Japão nas Filipinas
General Akira Obara e Sensei no Evento