Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Meu caminho de volta ao Caminho

por Ronaldo Gurgel - PT/Lisboa - 09-set-2013

Por Ronaldo Gurgel – Lisboa – 08 – Setembro – 2013.

Kon-nitchi-wá mina-san!

Quem dentre nós não conhece um estudante do Niten, que pelas mais diversas razões, precisou interromper o treinamento por um determinado período de suas vidas? No meu caso, o ‘determinado período de tempo’ chegou a cerca de nove anos.

Ao longo dessa fase de afastamento, vivi muitos anos em Basel tratando de meu doutorado. Tão logo concluí meus estudos, fui convidado a mudar-me para Lisboa para realizar meu pós-doutoramento. Já estou aqui há pouco mais de dois anos.

Passei por grandes transformações pessoais durante esse período. Caseime, nasceu o meu filho, escrevi livros, conheci países, … só para listar algumas das experiências positivas. Das negativas, só recordo-me de que foram muitas, mas já não me lembro de nenhuma para citar. Enfim, estive afastado do dojo, mas estive em combate constante “lá fora”.

Felizmente, todas as batalhas que travei até agora foram vencidas. Quando há algum período de descanso – uma raridade nos dias de hoje - baixo a guarda pelo tempo suficiente para apertar a armadura de novo, porque sei que uma próxima luta estará para começar. Lição aprendida no Niten, e aplicada a cada dia desde então.

Passei esses anos com muitas saudades dos tempos em que podia treinar no Rio de Janeiro. Tempo esse em que pude conviver com os grandes guerreiros que são os meus Sempais. Não raras vezes ouvi a voz do Sempai Wenzel gritando a plenos pulmões em minha mente, nos momentos em que enfrentava alguma dificuldade: “É o Caminho Gurgel!” Arigato gozaimashitá Sempai! Muitas vezes isso alavancou-me para a frente!

Trouxe meu taoru comigo como lembrete das lições e exemplos que tive a honra de aprender com todos eles. Guardava meu taoru com reverência. Ele é um testemunho de tudo aquilo de bom que eu sou capaz de alcançar quando luto pelo que acredito. Agora, depois de uma longa e paciente espera, voltarei a usá-lo nos treinos, e com muito orgulho!

Após tantos anos, retomo o meu treinamento, graças a abertura da unidade de Lisboa. Está na hora de voltar ao Caminho! Voltar ao Niten é uma grande alegria! Treinar na unidade de Lisboa é uma grande honra! Significa ajudar a construir os alicerces de um grande castelo. Gambatte kudassai Portugal! Já treinamos como todo o nosso kiai!

Domo arigato Sempai Aretakis, por trazer-nos o Niten! Domo arigato Sensei!
Por ter tornado tudo isso possível!

Gurgel
Unidade Lisboa






Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br